SóProvas


ID
3337870
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MPE-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que diz respeito à avaliação, os Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs (2001:81) informam que a avaliação deve subsidiar o professor com elementos para uma reflexão constante da sua prática, sobre a criação de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que devem ser revistos, favorecendo, assim a tomada de consciência do aluno e de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para a reorganização de seu investimento no interesse de aprender. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. A palavra avaliação nos remete diretamente ao processo de ensino e de aprendizagem porque se constituem em articulações dissociáveis na práxis pedagógica dos docentes.
II. As concepções contemporâneas priorizam a avaliação do processo de construção do conhecimento confirmando que esta avaliação se dá através de três momentos: síncrese, análise e síntese.
III. A concepção pedagógica tradicional valoriza uma metodologia mais participativa, cuja avaliação é concebida como experiência de vivência; em que o erro no processo ensino-aprendizagem assume o caráter mediador.
IV. O momento de avaliar a aprendizagem do aluno não deve ser o ponto de chegada, mas uma oportunidade de parar e observar se a caminhada está ocorrendo com a qualidade previamente estabelecida para esse processo de ensino e aprendizagem, a fim de retomar a prática pedagógica de forma mais adequada.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Estão corretas apenas as alternativas II e IV.

    Segundo Libaneo, síncrese, análise e síntese:

    A síncrese corresponde à visão global indeterminada, confusa, fragmentada da realidade; a análise consiste no desdobramento da realidade em seus elementos, a parte como parte do todo; a síntese é o resultado da integração de todos os conhecimentos parciais num todo orgânico e lógico, resultando em novas formas de ação.

    Fonte:

  • I. A palavra avaliação nos remete diretamente ao processo de ensino e de aprendizagem porque se constituem em articulações dissociáveis na práxis pedagógica dos docentes. Indissociáveis, ou seja, caminham juntas não se separam.

     II. As concepções contemporâneas priorizam a avaliação do processo de construção do conhecimento confirmando que esta avaliação se dá através de três momentos: síncrese, análise e síntese. 

    III. A concepção pedagógica tradicional valoriza uma metodologia mais participativa, cuja avaliação é concebida como experiência de vivência; em que o erro no processo ensino-aprendizagem assume o caráter mediador. Não há participação, o professor é o centro do poder, detentor do conhecimento o aluno é passivo, relação professor-aluno vertical.

     IV. O momento de avaliar a aprendizagem do aluno não deve ser o ponto de chegada, mas uma oportunidade de parar e observar se a caminhada está ocorrendo com a qualidade previamente estabelecida para esse processo de ensino e aprendizagem, a fim de retomar a prática pedagógica de forma mais adequada.

    Gabarito letra ''d''.