SóProvas


ID
3338026
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MPE-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As formulações teóricas de Karl Marx acerca da vida social, especialmente a análise que faz da sociedade capitalista e sua superação, provocaram desde o princípio tamanho impacto nos meios intelectuais que, para alguns, grande parte da sociologia ocidental tem sido uma tentativa incessante de corroborar ou de negar as questões por ele levantadas.
(OLIVEIRA e QUINTANEIRO, 2002, p. 27.)

Recentemente, na conjuntura política nacional, o pensamento marxista tem sido colocado por setores partidários e políticos como doutrinação, sendo chamado “marxismo ideológico”. Entretanto, o próprio Karl Marx tinha uma visão crítica sobre a concepção de ideologia. Para Karl Marx, a ideologia pode ser definida como:

Alternativas
Comentários
  • A falsa consciência é um termo usado - principalmente pelos  - para descrever maneiras pelas quais se diz que processos materiais,  e  enganam os membros do  e outros atores de  nas  , ocultando a  intrínseca às relações sociais entre as classes

  • O Marxismo parte de um pressuposto fundamental: o mundo material prevalece sobre o mundo das ideias.

    As pessoas são obrigadas a desenvolver relações sociais no âmbito da dominação de classes, gerando a denominada infraestrutura econômica, que irá se acomodar à superestrutura jurídica e política.  

    A esse ambiente se agregam as ideologias ou formas de consciência social. Então, nesse contexto histórico, a estrutura burguesa trouxe sua ideologia de classe, cujas diretrizes foram fixadas conforme os interesses dos donos dos meios de produção.

    Disso se extrai, que a ideologia não visa enganar ou iludir, uma vez que as pessoas, de fato, creem que sua visão de mundo é um ideal de todos, daí buscam reproduzi-lo, a fim de que a coletividade se submeta a esse engendramento.

    Por isso, ideologia, segundo o marxismo, traduz falsa consciência que toda classe tem a respeito de sua própria situação e da sociedade.