SóProvas


ID
3338068
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MPE-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha, e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, ligadas e transmitidas pelo passado.
(MARX, Karl. O Dezoito Brumário de Louis Bonaparte. São Paulo: Centauro, 2006. )

O trecho de autoria de Karl Marx expressa as características principais do método de análise da sociedade intitulado por ele de materialismo histórico dialético. Sobre esse método, analise as afirmativas a seguir.

I. Busca compreender a sociedade a partir da relação pela qual os bens de produção são distribuídos entre seus integrantes.
II. As condições socioeconômicas (infraestrutura) acabavam determinando como a cultura, o regime político, a moral e os costumes (superestrutura) se configurariam.
III. Seria uma das molas propulsoras fundamentais que alimentariam as transformações históricas.
IV. A análise materialista histórica parte da questão de que a história e a dominação são os pilares de toda a ordem social.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

  • O Item IV está errado.

    Segundo Junges e Stival (2011):

    "A análise materialista histórica parte da questão de que a produção e a troca dos produtos são pilares da ordem social existente em todas as sociedades que desfilam pela história. Sendo assim, a repartição destes produtos, aliada à divisão dos homens em classes ou camadas, é determinada por o que e como a sociedade produz e pelo modo de trocar suas mercadorias." (p.08)

  • Karl Marx, fundador do materialismo histórico contribuiu para o desenvolvimento da sociologia, salientando que as relações de trabalho decorrem dos modos de produção,(fator de transformação da sociedade)

  • A IV está, sim, correta. No prefácio do Manifesto Comunista é dito que toda época histórica é marcada pela relação entre dominados e dominantes:

    "O pensamento fundamental que atravessa o "Manifesto": que a produção econômica e a estruturação social de toda época histórica, necessariamente decorrente daquela, constituem a base da história política e intelectual dessa época; que, em consonância com isso, toda a história (desde a dissolução da primitiva propriedade comum da terra e do solo) tem sido uma história de lutas de classes, lutas entre classes exploradas e exploradoras, classes dominadas e dominantes (...)"