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ID
3339004
Banca
IDECAN
Órgão
UNIVASF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir sobre o sistema de memória de computadores e as suas características:

I. O princípio da localidade diz que os acessos à memória realizados em um programa tendem a usar uma parte relativamente pequena do seu espaço de endereçamento.
II. No projeto de um computador utilizamos apenas um tipo de memória com grande capacidade de armazenamento e com uma grande velocidade de acesso.
III. À medida que se desce na hierarquia de memória, o tempo de acesso aumenta e o custo da memória diminui.
IV. Discos magnéticos são exemplos de memória primária.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Arquitetura e Organização de Computadores

    Pipeline II

    Na continuação de Pipeline, vou explicar o que são e como tratar os Hazards de Pipeline.

    Hazards

    Hazards são, como vimos no fim do post Pipeline I, situações que impedem o pipeline de continuar sua execução natural ou o fazem perder performance por computar incorretamnete. Existem três tipos de Hazards, são eles:

    1. Estruturais

    Hazards Estruturais acontecem quando duas ou mais instruções sobrepostas no pipeline tentam usar o mesmo recurso de hardware ao mesmo tempo. Por exemplo se um processador possui memória compartilhada entre dados e instruções, em um momento em que o estágio MEM (referência à memória) e o estágio IF (busca uma instrução) ficam sobrepostos no pipeline, ocorre um hazard estrutural.

    2. De Dados

    Hazards de Dados acontecem quando uma instrução depende no resultado de uma instrução anterior de modo que a primeira instrução ainda não computou esse resultado. 

    3. De Controle

    Como vimos no último post de AOC (Pipeline I), um dos mais comuns problemas de pipeline são os de desvio de fluxo. Esses problemas são os Hazards de Controle e são causados por desvios e outras instruções que alteram o PC (Program Counter).

  • GABARITO: I e III corretas.

    A abordagem alternativa é baseada na observação de que grande parte dos programas não referencia seu espaço de endereços de modo uniforme, mas as referências tendem a se aglomerar em um número pequeno de páginas. Esse conceito é denominado princípio da localidade.

    I) O princípio da localidade diz que os acessos à memória realizados em um programa tendem a usar uma parte relativamente pequena do seu espaço de endereçamento. CORRETO

    II. No projeto de um computador utilizamos apenas um tipo de memória com grande capacidade de armazenamento e com uma grande velocidade de acesso. ERRADO : No projeto de um computador não há uma memória de alta velocidade com grande capacidade de armazenamento. De acordo com a Hierarquia de Memória, a quantidade de espaço de armazenamento é inversamente proporcional a velocidade.

    III. À medida que se desce na hierarquia de memória, o tempo de acesso aumenta e o custo da memória diminui. CORRETO.

    IV. Discos magnéticos são exemplos de memória primária. (secundária)