A) A tendência pedagógica libertadora propõe a transformação da personalidade do sujeito considerando a vivência do educando, fazendo a relação do saber sistematizado e o seu uso prático.
Errada! A pedagogia libertadora propõe uma conscientização crítica da realidade social, libertando o educando da alienação e tornando-o sujeito ativo de transformação. Essa tendência pedagógica trabalha com “temas geradores” extraídos da realidade social e política dos educandos. Portanto, não há relação do saber sistematizados e o seu uso prático, conforme informado na questão.
B) Na tendência pedagógica libertadora, o professor é o detentor do saber e deposita os seus conhecimentos nos estudantes, por ser o especialista naquele conhecimento. Errada! Essa descrição feita na alternativa caracteriza a educação bancária (tradicional), que é combatida pela pedagogia libertadora.
C) Na tendência pedagógica libertadora, há repetição de conteúdos e uma rígida exigência de memorização e de aula expositiva.
Errada! Essas características são da pedagogia tradicional.
D) A tendência pedagógica libertadora relaciona a educação à conscientização de classe do oprimido, conhecendo a realidade em que está inserido. Trabalha com temas sociais e políticos e é também conhecida como a Pedagogia de Paulo Freire.
Certa! A pedagogia libertadora (também conhecida como pedagogia de Paulo Freire) defende a libertação do educando frente à opressão e à alienação impostas pela classe dominante. Além disso, trabalha com “temas geradores” extraídos da realidade social e política dos educandos.
E) Na tendência pedagógica libertadora, a escola preocupa-se essencialmente com a formação psicológica do estudante, sendo, portanto, centrada no estudante.
Errada! As características da centralização do trabalho pedagógico e da formação psicológica do estudante geralmente são atribuídas à pedagogia liberal renovada (Escola Nova).
GABARITO: alternativa “D”
A) A tendência pedagógica libertadora propõe a transformação da personalidade do sujeito considerando a vivência do educando, fazendo a relação do saber sistematizado e o seu uso prático. (CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS)
B) Na tendência pedagógica libertadora, o professor é o detentor do saber e deposita os seus conhecimentos nos estudantes, por ser o especialista naquele conhecimento. (TECNICISTA)
C) Na tendência pedagógica libertadora, há repetição de conteúdos e uma rígida exigência de memorização e de aula expositiva. (TRADICIONAL)
D) A tendência pedagógica libertadora relaciona a educação à conscientização de classe do oprimido, conhecendo a realidade em que está inserido. Trabalha com temas sociais e políticos e é também conhecida como a Pedagogia de Paulo Freire.
E) Na tendência pedagógica libertadora, a escola preocupa-se essencialmente com a formação psicológica do estudante, sendo, portanto, centrada no estudante. (RENOVADA NÃO-DIRETIVA)