-
De acordo com a versão mais atual do CPC00 (novembro de 2011):
QC31. Certos fenômenos são inerentemente complexos e não podem ser facilmente compreendidos. A exclusão de informações sobre esses fenômenos dos relatórios contábil-financeiros pode tornar a informação constante em referidos relatórios mais facilmente compreendida. Contudo, referidos relatórios seriam considerados incompletos e potencialmente distorcidos (misleading).
QC32. Relatórios contábil-financeiros são elaborados para usuários que têm conhecimento razoável de negócios e de atividades econômicas e que revisem e analisem a informação diligentemente. Por vezes, mesmo os usuários bem informados e diligentes podem sentir a necessidade de procurar ajuda de consultor para compreensão da informação sobre um fenômeno econômico complexo.
-
De acordo com o CPC 00, item 21, "Compreensibilidade significa que a classificação, a caracterização e a apresentação da informação
são feitas com clareza e concisão, tornando-a compreensível. Mas não é admissível a exclusão de
informação complexa e não facilmente compreensível se isso tornar o relatório incompleto e distorcido.
Os relatórios contábil-financeiros são elaborados na presunção de que o usuário tem conhecimento razoável
de negócios e que age diligentemente, mas isso não exclui a necessidade de ajuda de consultor
para fenômenos complexos."
-
CPC 00
Características Qualitativas das Demonstrações Contábeis
25. compreensibilidade
...informações sobre assuntos complexos que devam ser incluídas nas demonstrações contábeis por causa da sua relevância para as necessidades de tomada de decisão pelos usuários não devem ser excluídas em nenhuma hipótese, inclusive sob o pretexto de que seria difícil para certos usuários as entenderem.
-
Compreensibilidade - CPC 00
Uma qualidade essencial das informações apresentadas nas demonstrações contábeis é que elas sejam prontamente entendidas pelos usuários. Para esse fim, presume-se que os usuários tenham um conhecimento razoável dos negócios, atividades econômicas e contabilidade e a disposição de estudar as informações com razoável diligência. Todavia, informações sobre assuntos complexos que devam ser incluídas nas demonstrações contábeis por causa da sua relevância para as necessidades de tomada de decisão pelos usuários não devem ser excluídas em nenhuma hipótese, inclusive sob o pretexto de que seria difícil para certos usuários as entenderem.
-
CPC00 - Informações sobre assuntos complexos que devam ser incluídas nas demonstrações contábeis por causa da sua relevância para as necessidades de tomada de decisão pelo usuário não devem ser excluídas em nenhuma hipótese, inclusive sob o pretexto de que seria difícil para certos usuários as entenderem.
-
Se não devem ser excluídas, não entendi porque o gabarito é ERRADO.
Pra mim o gabarito é CERTO.
-
acho que o erro está na palavra "deve-se".
deveria ser "pode-se":
"QC31. Certos fenômenos são inerentemente complexos e não podem ser facilmente compreendidos. A exclusão de informações sobre esses fenômenos dos relatórios contábil-financeiros PODE tornar a informação constante em referidos relatórios mais facilmente compreendida. Contudo, referidos relatórios seriam considerados incompletos e potencialmente distorcidos (misleading).".
-
A exclusão de informações de elevada complexidade torna os relatórios incompletos e potencialmente distorcidos. Além disso os relatórios contábil-financeiros são elaborados para usuários que tenham conhecimento razoável de negócios e de atividades econômicas e que revisem e analisem a informação diligentemente.
G: E
-
Errado.
Não se deve excluir informações das demonstrações por serem complexas, por isso que a característica qualitativa de melhoria (Compreensibilidade) diz que o usuário precisa ter noção das informações contidas nas demonstrações.
-
E!
2.35 Alguns fenômenos são inerentemente complexos e pode não ser possível tornar a sua compreensão fácil. Excluir informações sobre esses fenômenos dos relatórios financeiros pode tornar mais fácil a compreensão das informações contidas nesses relatórios financeiros. Contudo, esses relatórios seriam incompletos e, portanto, possivelmente distorcidos.
-
O nível de detalhamento da escrituração contábil deve estar alinhado às necessidades de informação de seus usuários. Nesse sentido, esta Interpretação não estabelece o nível de detalhe ou mesmo sugere um plano de contas a ser observado. O detalhamento dos registros contábeis é diretamente proporcional à complexidade das operações da entidade e dos requisitos de informação a ela aplicáveis e, exceto nos casos em que uma autoridade reguladora assim o requeira, não devem necessariamente observar um padrão pré-definido.
Excluir informações sobre esses fenômenos dos relatórios financeiros pode tornar mais fácil a compreensão das informações contidas nesses relatórios financeiros. Contudo, esses relatórios seriam incompletos e, portanto, possivelmente distorcidos.
-
Atenção nessas palavras "deve-se evitar ou" a banca fazendo confusão. Geralmente esse tipo de questão está ERRADO.
-
isso não é redação oficial para andar reduzindo, cortando passagem substanciais desnecessárias
e não usar termos técnicos
enfim... deus é pai
-
A questão se torna ERRADA ao afirmar que deve ser evitado incluir informações complexas.
Não desistam!!!
-
"A fim de viabilizar a compreensão das demonstrações pelo gestor e demais usuários da informação contábil, deve-se evitar ou mesmo excluir, das demonstrações contábeis, as informações de elevada complexidade"
"Deve-se" deixou errada. Posso excluir ou evitar colocar, desde que não gere incompletude ou distorção nas informações constantes na demonstração contábil. O que seria uma completa contradição, pois, só pelo fato de excluir alguma informação, gerará incompletude de alguma maneira.
-
A Estrutura Conceitual informa que a exclusão de informações de elevada complexidade torna os relatórios incompletos e potencialmente distorcidos.
O CPC 00 informa que as características qualitativas de melhoria devem ser maximizadas tanto
quanto possível. Contudo, as características qualitativas de melhoria, seja individualmente ou
como grupo, não podem tornar informações úteis se essas informações forem irrelevantes ou não
fornecerem representação fidedigna do que pretendem representar.
gabarito: errado
-
CPC 00
Compreensibilidade
2.35 Alguns fenômenos são inerentemente complexos e pode não ser possível tornar a sua compreensão fácil. Excluir informações sobre esses fenômenos dos relatórios financeiros pode tornar mais fácil a compreensão das informações contidas nesses relatórios financeiros. Contudo, esses relatórios seriam incompletos e, portanto, possivelmente distorcidos.
Gabarito: E
-
Deve-se evitá-las, mas não excluí-las. Simples, sem textão.
-
Relevância
Informação financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos
usuários. Devem possuir valor preditivo ou valor confirmatório, ou ambos.
Representação Fidedigna
Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro (isenta de erros).
Comparabilidade
Permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles.
Verificação
Significa que diferentes observadores bem informados e independentes podem chegar ao consenso, embora não a
acordo necessariamente completo, de que a representação específica é representação fidedigna.
Tempestividade
Significa disponibilizar informações aos tomadores de decisões a tempo para que sejam capazes de influenciar suas decisões.
Quanto mais antiga a informação, menos útil ela é.
Compreensibilidade
Classificar, caracterizar e apresentar informações de modo claro e conciso as torna compreensíveis
Alguns fenômenos são inerentemente complexos e pode não ser possível tornar a sua
compreensão fácil. Excluir informações sobre esses fenômenos dos relatórios financeiros pode
tornar mais fácil a compreensão das informações contidas nesses relatórios financeiros. Contudo,
esses relatórios seriam incompletos e, portanto, possivelmente distorcidos.
Relatórios financeiros são elaborados para usuários que têm conhecimento razoável das atividades
comerciais e econômicas e que revisam e analisam as informações de modo diligente. Algumas
vezes, mesmo usuários bem informados e diligentes podem precisar buscar o auxílio de consultor
para compreender informações sobre fenômenos econômicos complexos. Classificar, caracterizar
e apresentar a informação com clareza e concisão torna-a compreensível.
gabarito errado
-
Minha contribuição.
A Estrutura Conceitual informa que a exclusão de informações de elevada complexidade torna os relatórios incompletos e potencialmente distorcidos.
Gabarito: Errado
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
-
Errado.
Todos os esforços devem ser realizados para representar os fenômenos econômicos e de outra natureza incluídos nos RCPGs de maneira que seja compreensível para a grande quantidade de usuários. Contudo, a informação não deve ser excluída dos RCPGs somente pelo fato de ser muito complexa ou ser difícil para alguns usuários compreenderem sem a devida assistência
Direção.