SóProvas


ID
3340384
Banca
Gestão Concurso
Órgão
Câmara de Itabirito - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A Câmara Municipal de Itabirito implantou o processo de Avaliação de Desempenho (AD) de seus servidores. O resultado auferido na AD garante ao servidor a movimentação na carreira, conforme determinado no Plano de Cargos e Vencimentos dos Servidores Públicos do órgão.

De acordo com Chiavenato (2008), analise as afirmativas a seguir.

I. A avaliação de desempenho deve enfatizar o colaborador no cargo, bem como seus hábitos pessoais observados no desenvolvimento de seu trabalho.
II. A avaliação de desempenho pode justificar aumentos salariais ou a demissão em muitos casos.
III. O processo de aplicar pessoas proporciona a constituição de uma base de dados que vai subsidiar a construção de um banco de talentos a ser utilizado no recrutamento e na seleção de novos funcionários.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • O processo de aplicar pessoas até fornece informações para subsidiar o banco de dados, mas é o processo de monitorar que fornece o banco de dados em si.
  • I- Diante dessas razões, a avaliação do desempenho precisa atender a algumas linhas básicas, quais sejam :

    • a avaliação deve abarcar não somente o desempenho dentro do cargo ocupado, como também o alcance de metas e objetivos. Desempenho e objetivos devem ser tópicos inseparáveis da avaliação do desempenho;

    • a avaliação deve enfatizar o indivíduo no cargo, e não a impressão a respeito dos hábitos pessoais observados no trabalho. A avaliação deve concentrar-se em uma análise objetiva do desempenho, e não em uma avaliação subjetiva de hábitos pessoais. Empenho e desempenho são coisas distintas;

    • a avaliação dever ser aceita por ambas as partes: avaliador e avaliado. Ambos devem estar de acordo de que a avaliação deve trazer algum benefício para a organização e para o funcionário;

    • a avaliação do desempenho deve ser utilizada para melhorar a produtividade do indivíduo dentro da organização, tornando-o mais bem equipado para produzir com eficácia e eficiência.

    III-

    Processo monitorar pessoas:auditoria, banco de dados, SIG.

    Processo de aplicas pessoas: avaliação de desempenho, desenho do cargo, análise e descrição do cargo.

    CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o Novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizações. 4ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.