SóProvas


ID
3340813
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Cariacica - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um aspecto fundamental quando se fala do currículo e sua organização nos tempos e espaços escolares é a forma como se avalia as aprendizagens que os alunos efetivam durante seu desenvolvimento. Ou seja, currículo e avaliação da aprendizagem escolar são faces indissociáveis de uma mesma moeda e que, portanto, ocorrem simultaneamente. Sobre estes aspectos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Li e reli a questão, achei um pouco confusa. E acabei errando. Affs

  • QUESTÃO CONFUSA....A RESPOTA CORRETA É A D.NÃO ME PERGUNTE PORQUE....KKKK

  • muito confusa!

  • Esse é o estilo IDECÃO de ser!

  • Errei a questão, porém, depois lendo e analisando novamente, percebi que na letra D a expressão "processo DISSOCIADO do desenvolvimento curricular" nos trás a ideia de uma avaliação somente de aplicação, períodos regulares, quantidade de informações, classificação em escalas de notas.

    De fato, o processo DISSOCIADO/ SEPARADO do desenvolvimento curricular, gera o que chamamos de Avaliação Somativa.

    Questão correta!

  • a) Quando a concepção de avaliação vai além da classificação, preocupando-se com o processo de aprendizagem ao longo do desenvolvimento curricular e ocorrendo por meio de um acompanhamento do aluno com o objetivo de reorientá-lo a cada dificuldade encontrada, situa-se na perspectiva somativa. Errada, pois esse conceito diz respeito à avaliação formativa

    A avaliação formativa é utilizada para monitorar a aprendizagem do aluno para fornecer feedback contínuo, o que ajuda tanto os professores a alinharem melhor sua estratégia de ensino quanto os alunos a obterem auxílio para melhorar sua aprendizagem.

    Por sua vez, a avaliação somativa é usada para avaliar a aprendizagem do aluno no final de um ciclo, com a aferição de notas e conceitos pelo desempenho na prova, teste, etc. Por isso, esse tipo de avaliação tornou-se sinônimo de prova para os alunos.

    fonte: https://www.fazeducacao.com.br/post/diferenca-entre-avaliacao-diagnostica-formativa-e-somativa

  • A -Quando a concepção de avaliação vai além da classificação, preocupando-se com o processo de aprendizagem ao longo do desenvolvimento curricular e ocorrendo por meio de um acompanhamento do aluno com o objetivo de reorientá-lo a cada dificuldade encontrada, situa-se na perspectiva somativa. (Perspectiva Formativa)

    B- Quando a concepção de conhecimento ainda se apresenta fragmentada, a proposta curricular da escola costuma ser organizada na forma de disciplinas organizadas em regime seriado que, ao serem desenvolvidas, não dialogam e não buscam pontos de articulação. Além disso, e por consequência, a prática avaliativa, costuma ser regulatória. (somativa/ classificatoria)

    C -Sempre a organização curricular em regime seriado vem acompanhada de uma avaliação classificatória. Esse avanço ocorre quando a concepção de conhecimento e sua respectiva proposta curricular estão fundamentadas numa epistemologia que considera o conhecimento como uma construção sociointerativa que ocorre na escola e em outras instituições e espaços sociais. (Avaliação classificatória considera nota, exames, etc, os elementos descrito parecem na avaliação diagnostica, formativa, mediadora)

    D- Quando a ideia de que a avaliação da aprendizagem dos alunos é um processo dissociado do desenvolvimento curricular prevalece, a avaliação da aprendizagem consiste somente na aplicação de instrumentos avaliativos, em períodos regulares e com o objetivo de verificar a quantidade de informações que os alunos assimilaram naquele período e classificá-los em escalas de notas ou de conceitos tratados como se fossem notas. (Correto)