SóProvas


ID
3342052
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Piracicaba - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sempre acreditei que um texto, para ser “bem escrito”, deveria ser conciso, claro e verdadeiro. O problema é quando a concisão compromete a clareza. As siglas, por exemplo. Nada mais conciso do que elas. Mas serão claras? Só se você souber previamente o que significam. Um absurdo de siglas circula hoje alegremente pela língua – nem sempre identificadas entre parênteses –, o que nos obriga a piruetas mentais para saber qual é o quê. Como é impossível saber todas, a sigla é a língua estrangulada.

        (Ruy Castro. A língua estrangulada. Folha de S.Paulo, 22.03.2019. Adaptado)

Para o autor,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Segundo o texto: [...] um absurdo de siglas circula hoje alegremente pela língua ? nem sempre identificadas entre parênteses ?, o que nos obriga a piruetas mentais para saber qual é o quê. Como é impossível saber todas, a sigla é a língua estrangulada [...].

    ? Isto é, há muitas siglas que são desconhecidas e essas acabam por prejudicar e dificultar a compreensão textual.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva C

    a atual profusão de siglas desconhecidas tem comprometido a clareza dos textos, dificultando a compreensão deles pelo leitor.

    . Um absurdo de siglas circula hoje alegremente pela língua – nem sempre identificadas entre parênteses –, o que nos obriga a piruetas mentais para saber qual é o quê

  • significado de profusão: grande quantidade; abundância, exuberância.

  • Dá para retornar pelo seguinte trecho:

    O problema é quando a concisão compromete a clareza. As siglas, por exemplo. Nada mais conciso do que elas. Mas serão claras? 

    Uma linguagem concisa  é aquela que transmite a informação desejada com clareza em poucas palavras. 

    Sucesso, bons estudos não desista!

  • Sempre acreditei que um texto, para ser “bem escrito”, deveria ser conciso, claro e verdadeiro. O problema é quando a concisão compromete a clareza. As siglas, por exemplo. Nada mais conciso do que elas. Mas serão claras? Só se você souber previamente o que significam. Um absurdo de siglas circula hoje alegremente pela língua – nem sempre identificadas entre parênteses –, o que nos obriga a piruetas mentais para saber qual é o quê. Como é impossível saber todas, a sigla é a língua estrangulada.

    conciso = preciso.

    GABARITO -> [C]