SóProvas


ID
334381
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A criação de diversos cenários no processo de planejamento estratégico é fundamental para que a organização possa

Alternativas
Comentários
  • Cenários são todos os eventos externos que influenciam as condições de gerenciamento das empresas. O planejamento de cenários representa um entendimento adotado pela empresa sobre algumas variáveis externas, sejam elas com desdobramentos trágicos e dramáticos ou não, que constituem o seu cenário de negócios. Nesta etapa, a organização precisa coletar materiais, efetuar análises e promover entendimentos sobre os elementos externos que, futuramente, podem afetar o desenvolvimento de suas atividades. De fato, trata-se de um planejamento de cenários de longo prazo, relacionando variáveis de análise externa e entendendo seus efeitos combinados, ao invés de, simplesmente, fazer previsões sobre o futuro. A criação de cenário de trabalho constitui-se em ferramental essencial para uma adequada análise de ambientes incertos e acontecimento futuro possível.
  • Segundo PALUDO,
     "O futuro é incerto e imprevisível, mas com certeza diferente do presente. Para amenizar essas incertezas utiliza-se a técnica de cenários. Cenários são projeções de ambiente futuros, são futuros potenciais. Trabalha-se com mais de um cenário, haja vista as incertezas que o permeiam"
  • LETRA D

    Criando vários cenários, a organização lhe dar melhor com as incerteza ambientais, forças externas.
  • Gabarito letra D

     

     

    Segundo Rennó, o "Planejamento por Cenários é uma ferramenta que usamos no processo de planejamento para podermos ter uma visão mais abrangente em um contexto de muita incerteza. (...) Cenários são situações futuras que podem nos ajudar a compreender nossos desafios potenciais".

     

     

    Fonte: Administração Geral para concursos, Rodrigo Rennó p.76.

     

     

     

    Bons estudos!!!^^

  •  o cenário é definido como um conjunto de hipóteses quantitativas e qualitativas relacionadas às características, condições e fatores predominantes no ambiente externo que podem afetar as estratégias de uma organização