A) Reconhecer a diversidade e pensar alternativas curriculares que acolham a multiculturalidade significa entender que a escola já não tem mais a missão de educar e ensinar. Errada. Reconhecer a diversidade e trabalhar a multiculturalidade significa entender que a escola é um espaço onde há diversas concepções sociais, políticas, culturais e étnicas. Reconhecer essa complexida só agrega na missão de educar e ensinar.
B) O que se pretende nas propostas de currículos alternativos é exatamente “ensinar”, colocando em interlocução os significados culturais e as diferentes leituras de mundo numa perspectiva instrutiva.
C) Na perspectiva em que se entende o currículo como um dispositivo de política cultural, cuja dinâmica produz identidades, as opções que se fazem não serão jamais isentas de interesses políticos e relações de poder.
D) Uma escola que pretenda ser inclusiva e oferecer a todos as condições para aprender há de tomar a cultura como ponto de partida para a organização curricular e o mundo simbólico dos saberes produzidos pelas experiências como base para os conteúdos curriculares.
#vousernomeado