SóProvas


ID
3345997
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Simonésia - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Trecho I

“No século XVIII, filósofos iluministas e enciclopedistas se levantaram através de escritos contra as ideias da época, principalmente contra o absolutismo. O Estado, tão presente durante o Mercantilismo, deveria se afastar. Sua função seria: defender a propriedade privada e vigiar o cumprimento de contratos. A natureza seria o melhor guia do homem. Alguns deles defendiam, entre outras coisas, que Deus (a Providência) dispôs as coisas de tal forma que, se as pessoas forem deixadas livres para alcançar seus sonhos, eles vão naturalmente agir favorecendo o melhor para a sociedade. Independente de terem ou não a intenção, as pessoas ajudam umas às outras, no intuito de auxiliar a si mesmas. Segundo esse pensamento, até mesmo os mais gananciosos levam, frequentemente, aos mais favoráveis resultados para todos. Considera-se este o trabalho da ‘mão invisível’ da Providência.”

(Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/37072/adam-smith.)


Trecho II

“Esse processo remonta a dois momentos diversos: 1) à virada do século XIX para o século XX e 2) ao período dos anos 1980 e 1990. Nele acentuam duas grandes exigências gerais e complementares: privatizar empresas estatais e serviços públicos, por um lado; por outro, ‘desregulamentar’, ou antes, criar novas regulamentações, um novo quadro legal que diminua a interferência dos poderes públicos sobre os empreendimentos privados. O Estado deveria transferir ao setor privado as atividades produtivas em que indevidamente se metera e deixar a cargo da disciplina do mercado as atividades regulatórias que em vão tentara estabelecer.”

(Disponível em: https://reginaldomoraes.files.wordpress.com/2016/01.)


Os trechos anteriormente citados tematizam dois processos econômicos distintos, mas ao mesmo tempo complementares. Referem-se respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • O Iluminismo,certamente,é o caminho para o Liberalismo para a Era das Revoluções Norte Americana e Francesa e depois para os demais países.

    Quanto ao segundo,certamente,vemos a mudança dentro do Neoliberalismo com a ideia de livre mercado e que independente da política adquirida,é possível utilizar do mecanismo da Economia.

    Letra C.

  • LIBERALISMO

    De maneira muito simples e rápida, podemos responder: o sistema liberal é pautado pela ideia da propriedade privada, ou seja, todo cidadão e/ou indivíduo tem o direito de adquirir propriedade para utilizar como quiser e acumular riquezas.

    >Os principais pensadores do liberalismo são: Adam Smith, John Maynard Keynes e John Stuart Mill.

    NEOLIBERALISMO

    O neoliberalismo pode ser entendido como uma nova etapa do liberalismo, por isso o nome “novo liberalismo” ou neoliberalismo, e sua marca é: privatização, Estado mínimo, auto regulação da economia e fim do Bem-estar social.

    > Os principais pensadores do neoliberalismo são: Ludwig von Mises, Friedrich Hayek, Margaret Thatcher, Fernando Henrique Cardoso e Milton Friedman.

    FONTE: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/o-que-sao-o-liberalismo-e-o-neoliberalismo/