SóProvas


ID
3346234
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Tenente Ananias - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O currículo, mais do que uma simples enumeração de conteúdos e diretrizes a serem trabalhados em sala de aula pelos professores ao longo das diferentes fases da vida escolar dos estudantes, é uma construção histórica e também cultural que sofre, ao longo do tempo, transformação em suas definições. Considerando as teorias curriculares, analise os pressupostos a seguir.

I. As teorias pós-críticas têm como objetivo principal preparar para aquisição de habilidades intelectuais através de práticas de memorização.

II. As teorias críticas argumentam que não existe uma teoria neutra, já que toda teoria está baseada nas relações de poder. Isso está implícito nas disciplinas e conteúdos que reproduzem a desigualdade social que fazem com que muitos alunos saem da escola antes mesmo de aprender as habilidades das classes dominantes.

III. As teorias tradicionais apresentam o currículo como algo que produz uma relação de gêneros, pois predomina a cultura patriarcal. Essa teoria critica a desvalorização do desenvolvimento cultural e histórico de alguns grupos étnicos e os conceitos da modernidade, como razão e ciência.

Está(ão) correto(s) o(s) pressuposto(s)

Alternativas
Comentários
  • acredito que o I é sobre a teoria tradicional e o III sobre teoria pós crítica.
  • Letra: B. a I trata-se da definição da teoria Tradicional, enquanto a opção trata-se da definição da teoria pós-crítica

  • As teorias pós-críticas têm como objetivo principal preparar para aquisição de habilidades intelectuais através de práticas de memorização. (teorias tradicionais)

    As teorias críticas argumentam que não existe uma teoria neutra, já que toda teoria está baseada nas relações de poder. Isso está implícito nas disciplinas e conteúdos que reproduzem a desigualdade social que fazem com que muitos alunos saem da escola antes mesmo de aprender as habilidades das classes dominantes. (Certíssima)

    As teorias tradicionais apresentam o currículo como algo que produz uma relação de gêneros, pois predomina a cultura patriarcal. Essa teoria critica a desvalorização do desenvolvimento cultural e histórico de alguns grupos étnicos e os conceitos da modernidade, como razão e ciência (teorias pós-críticas).

  • Tradicional: memorização, neutralidade dos saberes, descontextualização.

    Crítico: ideologia, currículo oculto, escola promove mudanças e transformações sociais.

    Pós crítico: novas temática (gênero, raça e etnia), identidade, subjetividade.

    Gabarito: B