SóProvas


ID
3346564
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Itatiaiuçu - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“O ponto de partida para a organização do trabalho voltado para as ações de vigilância em saúde é a territorialização do sistema local de saúde, ou seja, o reconhecimento e o esquadrinhamento do território de acordo com a lógica das relações vigentes entre os aspectos e condições de vida, ambiente e o acesso às ações e aos serviços de saúde.”
MONKEN, Mauricio; BARCELLOS, Christovam.
O Território na Promoção e Vigilância em Saúde. (Adaptado)

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A análise territorial consiste em uma coleta metódica de dados que buscam informar sobre as situações-problema naquela população e naquele território, indicando suas inter-relações espaciais, bem como a identificação das vulnerabilidades, das populações expostas e da seleção de problemas prioritários para as intervenções.

PORQUE

II. O processo de territorialização compõe uma das ferramentas básicas da vigilância em saúde, que é o planejamento estratégico situacional (PES), cujo enfoque estratégico-situacional possibilita a formulação de políticas, o planejamento e a programação dentro de um esquema teórico-metodológico de planificação situacional para o desenvolvimento dos sistemas locais de saúde.
A respeito dessas asserções, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A análise do território serve, antes de tudo, como meio operacional para avaliação objetiva das condições criadas para a produção, circulação, residência, comunicação e sua relação com as condições de vida 11. Além disso, esse território é um meio percebido, subordinado a uma avaliação subjetiva de acordo com representações sociais específicas

    Vigilância em saúde e território utilizado: possibilidades teóricas e metodológicas

    O processo de territorialização compõe uma das ferramentas básicas da vigilância em saúde, que é o planejamento estratégico situacional (PES).12 O enfoque estratégico-situacional foi proposto originalmente pelo chileno Carlos Matus (Matus; Rivera & Javier, 1989) como possibilidade de subsidiar uma prática concreta em qualquer dimensão da realidade social e histórica, contemplando simultaneamente a formulação de políticas, o planejamento e a programação dentro de um esquema teóricometodológico de planificação situacional para o desenvolvimento dos sistemas locais de saúde.

    O Território na erritório na Promoção e romoção e Vigilância em Saúde