SóProvas


ID
3347383
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Pará de Minas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Urbanístico
Assuntos

“É preciso então que se entenda que o plano diretor, muito mais do que instrumento técnico e / ou método de organização territorial, é o processo sociopolítico pelo qual se determina e se preenche o conteúdo para o exercício dos direitos individuais de propriedade imobiliária urbana. O plano diretor, portanto, não se reduz à mera lei reguladora do uso, parcelamento e ocupação do solo urbano, mas também, e sobretudo, deve ser uma lei fundiária essencial, responsável pela garantia das funções sociais da cidade para a totalidade do território municipal.”

FERNANDES, Edésio. Estatuto da Cidade: razão de descrença ou otimismo? Adicionando complexidades à reflexão sobre a efetividade da lei. FDUA – Fórum de Direito Urbano e Ambiental 47, set.-out./2009. p. 22.


Considerando esse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gaba: B - "O plano diretor é obrigatório para cidades com até 20.000 habitantes, integrantes de aglomerações urbanas e de áreas de interesse turístico."

    Estatuto da cidade,

    "Art. 41. O plano diretor é obrigatório para cidades:,

    [...]

    IV – integrantes de áreas de especial interesse turístico;"

  • Um outro erro na questão é que o plano diretor é obrigatório para cidades com MAIS de 20 mil habitantes e não para cidades com ATÉ 20 mi.

    Art. 41. O plano diretor é obrigatório para cidades:

    I – com mais de vinte mil habitantes;

  • Letra D:

    § 2  No caso de cidades com mais de quinhentos mil habitantes, deverá ser elaborado um plano de transporte urbano integrado, compatível com o plano diretor ou nele inserido.