SóProvas


ID
334747
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O protocolo DHCP verifica a tabela de associação entre o endereço MAC do cliente e o endereço IP a fornecer, garantindo dessa forma, que apenas os clientes cujo MAC consta nesta lista poderão receber configurações desse servidor. Trata-se de uma alocação de endereços IP do tipo

Alternativas
Comentários
  • O DHCP oferece três tipos de alocação de endereços IP:

    • Atribuição manual - Onde existe uma tabela de associação entre o Endereço MAC do cliente (que será comparado através do pacote broadcast recebido) e o endereço IP (e dados restantes) a fornecer. Esta associação é feita manualmente pelo administrador de rede; por conseguinte, apenas os clientes cujo MAC consta nesta lista poderão receber configurações desse servidor;
    • Atribuição automática - Onde o cliente obtém um endereço de um espaço de endereços possíveis, especificado pelo administrador. Geralmente não existe vínculo entre os vários MAC habilitados a esse espaço de endereços;
    • Atribuição dinâmica - O único método que dispõe a reutilização dinâmica dos endereços. O administrador disponibiliza um espaço de endereços possíveis, e cada cliente terá o software TCP/IP da sua interface de rede configurados para requisitar um endereço por DHCP assim que a máquina arranque. A alocação utiliza um mecanismo de aluguel do endereço, caracterizado por um tempo de vida. Após a máquina se desligar, o tempo de vida naturalmente irá expirar, e da próxima vez que o cliente se conectar, o endereço provavelmente será outro.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dynamic_Host_Configuration_Protocol
  • O DHCP suporta três mecanismos para alocação de endereço IP: Alocação Dinâmica, Alocação Automática e Alocação Manual.

    Alocação Dinâmica: o DHCP associa um endereço IP para um cliente por um período limitado de tempo. Nesse tipo de alocação, o cliente durante o boot requisita ao servidor DHCP um endereço e o servidor responde concedendo um determinado endereço IP disponível dentro de uma faixa de IPs. Ao expirar o prazo, o cliente "perde" este endereço e pode requisitar novamente outro IP.

    Alocação Automática: o DHCP associa um endereço IP permanente para um cliente, dentro de uma faixa de endereços possíveis, especificada pelo administrador. Normalmente este endereço não é vinculado ao endereço MAC do cliente.

    Alocação Manual: Um endereço IP é associado ao endereço MAC da placa de rede do cliente. Esta associação é feita manualmente pelo administrador de rede. Nesse caso o DHCP é usado simplesmente para transportar os endereços associados aos clientes.

    Obs: Dos três mecanismos, a Alocação Dinâmica é a única que permite reutilizar automaticamente um endereço que não está sendo mais usado.


    fonte:
    http://www.rc.unesp.br/polo/dhcp/teoriaDHCP.html
    http://www.clubedohacker.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=96:dhcp&catid=25:rede-local&Itemid=31
  • O problema dessa questão é que existem duas respostas, a alocação estática é a mesma que a manual pelo visto:
    Alocação de endereço estática

    Nessa função, o DHCP possui um banco de dados que vincula endereços físicos (MAC) a endereços IP de maneira estática. Este é o tipo de alocação adequada para aqueles computadores ou dispositivos que executam software servidor. Isto porque, como esta amarração do endereço físico com o endereço IP é estática, não muda, o dispositivo sempre terá o mesmo endereço IP mesmo que ele seja desligado e ligado diversas vezes.
    http://www.metropoledigital.ufrn.br/aulas_avancado/web/disciplinas/rede_comp/aula_07.html

  • questão idiota que não testa nada !!

  • Galera, vamos prestar bastante atenção nos enunciados!!!

    A questão fala que o protocolo DHCP "VERIFICA" a tabela, isso significa que a tabela já está criada e se está criada, trata-se de alocação do tipo manual. A questão não fala que o DHCP criará a tabela, nesse caso seria automática.

    Estático é quando você vai até o computador, por exemplo, e digita o IP, DNS, GATEWAY, Mascara de Sub-Rede e dá um OK em Propriedades no sistema operacional. Não confundir com tipo "Manual".