-
GABARITO: LETRA E
? O switch (comutador) é um importante equipamento que possibilita a conexão de computadores em redes. Bem, a melhor maneira de entender o funcionamento do Switch é considerá-lo como uma evolução do HUB. Isso porque ocupa também a função central da rede, realizando a conexão entre várias máquinas numa LAN (Local Area Network). No entanto, apresenta uma diferença fundamental ? os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
-
tão de sacanagem né! Uma questão dessa para esse cargo e outras bem mais difíceis para cargo que nem tem muito haver com a informática.
-
Os switches realizam a conexão de hosts de uma rede local de forma otimizada, estabelecendo a relação entre hosts e as respectivas portas a eles conectadas. Assim, um quadro endereçado a um determinado host será enviado apenas a ele, excluindo o domínio de colisão presente em redes formadas por hubs.
E como ele faz isso?
Cada placa de rede possui uma identificação física denominada Endereço MAC.
Um switch é capaz de identificar o endereço MAC de cada dispositivo com o qual se
conecta diretamente.
Assim, ele cria uma tabela que relaciona o número da porta do switch com o número MAC do computador a ela conectado.
Pronto! Agora o switch sabe a localização de cada destino de rede e pode entregar um
quadro diretamente ao seu destinatário.
JÁ O HUB
Um hub conecta computadores em uma rede local através de várias linhas de entrada conectadas eletricamente. Os quadros que chegam a quaisquer dessas linhas são enviados a todas as outras. Esse é o cerne das características do hub. Ele não conhece ninguém, não sabe qual computador está conectado a qual de suas portas. Então, quando o computador A envia um quadro para o computador B o hub replica esse quadro para todas os computadores. É tarefa do computador verificar se o quadro é para ele ou não. Se for, aceita. Se não for, descarta. Isso traz 2 problemas:
- Falta de Segurança: um computador pode aceitar quadros de outro.
- Impacto no Desempenho: as colisões ocorrem com maior frequência, uma vez que o tráfego que deveria sair de uma porta a ir para outra, vai para todas. Esses foram os principais motivos para que não se utilizasse mais hubs.
O equipamento para o mesmo fim utilizado atualmente é o switch.
FONTE: Professor César Vianna, Curso APROVADORES, TJ-RS
-
Em suma: um switch (comutador) é um equipamento de rede semelhante a uma ponte com múltiplas portas, capaz de analisar dados que chegam em suas portas de entrada e filtrá-los para repassar apenas às portas específicas de destino. Além disso, ele é capaz de funcionar em full duplex.
Hub é um amigo fofoqueiro: se ele recebe uma mensagem, ele conta para todo mundo. Switch é um amigo leal: se ele recebe uma mensagem, ele conta apenas para o destinatário daquela informação. Além disso, o Hub funciona apenas em uma via por vez (half-duplex) e o Switch funciona – em geral – em duas vias (full duplex). Dessa forma, a rede fica menos congestionada com o fluxo de informações e é possível estabelecer uma série de conexões paralelas.
Gab - E
-
Para analista de TI uma questão moleza dessa...
Ai vem um prova para merendeira na prefeitura de piraporinha, perguntam linguagem python em "noções de informática"
-
meu deus quanta questão repetida!!!
-
Switch (comutador)
-> Camada 2 do modelo OSI (enlace)
-> Tipologia de rede estrela - evitar/reduzir colisões
-> Armazena (verificação de erro) e encaminha pacotes somente ao destinatário utilizando o endereço físico (MAC)
"envia flood"