SóProvas


ID
3349162
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considere que uma paciente, sexo feminino, 30 anos de idade, admitida após atropelamento foi submetida à cirurgia para drenagem de hematoma cerebral e encaminhada a unidade de terapia intensiva (UTI). Encontra-se em ventilação mecânica, abdômen normotenso, sem relato de estase gástrica, em uso de aminas em doses baixas e decrescentes. Considerando recomendação das Diretrizes Brasileiras de Terapia Nutricional (Diten), analise as afirmativas a seguir.


I. A meta de glicemia para essa paciente deve ser de 140 a 180 mg/dL.

II. A paciente é candidata à nutrição enteral e seu início deve ser precoce, ocorrendo em 24–48 horas.

III. A oferta proteica para essa paciente deve ser de 1,0 a 1,5 g/kg/dia.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I e II, apenas.

  • A manutenção da glicemia de até 140 a 150 mg% parece manter grande parte das vantagens observadas pelo controle em valores fisiológicos, com menor risco de complicações associadas à hipoglicemia. Recomenda-se a manutenção da glicemia abaixo de 180 mg%.

  • A TNE deve ser iniciada precocemente no paciente grave (entre 24 e 48 horas após a admissão), desde que o doente esteja hemodinamicamente estável.

  • O aporte proteico é de 1,2 a 1,5 g/kg/dia quando o catabolismo é moderado; e 1,5 a 2,0 g/kg/dia nos pacientes hipercatabólicos, podendo ser >2 g/kg/dia em alguns casos (métodos dialíticos, queimados, fístulas).

  • Krause e Cuppari indicam 1,2 a 2 g de proteína por kg de peso corpóreo

  • A manutenção da glicemia de até 140 a 150 mg% parece manter grande parte das vantagens observadas pelo controle em valores fisiológicos, com menor risco de complicações associadas à hipoglicemia

    O aporte proteico é de 1,2 a 1,5 g/kg/dia quando o catabolismo é moderado; e 1,5 a 2,0 g/kg/dia nos pacientes hipercatabólicos, podendo ser >2 g/kg/dia em alguns casos (métodos dialíticos, queimados, fístulas).