SóProvas


ID
334960
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A crise mundial de 2008 atingiu a economia brasileira no último trimestre do mesmo ano, causando uma queda de produto de 2,7% em relação ao trimestre anterior. Nessa situação, qual combinação de política monetária e fiscal deve ser adotada?

Alternativas
Comentários
  • Para que ocorra um aumento no produto devemos utilizar políticas expansionistas e, portanto, teríamos apenas as letras B e C como respostas.

    Entretanto, analisando a alternativa B percebemos que a elevação das reservas compulsórias não representa uma política monetária expansionista, mas sim contracionista.

    Deste modo, a resposta correta é a letra C.
  • essa questão pode ser anulada, visto que as opções "A" e "E" possuem exatamente a mesma resposta... 
  • A política expansionista é utilizada em períodos de recessão, busca estimular a demanad agregada e via multiplicador keynesiano induz ao crescimento econômico e à geração de empregos.

    Na política monetária o expansionismo consiste em aumentar a oferta de moeda via redução da taxa de juros básica da economia (Selic), estimulando investimentos no setor privado. 

    Na política fiscal a expansão é feita via gastos do governo em consumo e investimentos.
  • Se fosse fácil assim como a banca pensa, nunca teríamos crise nenhuma

  • matei a questão com o raciocinio que nao existe politica fiscal contracionista com REDUçÃO de imposto.

  • Bom, a questão nos informa que houve queda no PIB. Pela equação básica da economia, temos que PIB = produto; e produto = demanda = renda. Dessa forma, para compensar a queda do PIB, o governo pode intervir com políticas econômicas visando o aumento de renda. (Modelo IS/LM)

    Através da PM expansionista, o governo injeta dinheiro na economia (seja reduzindo compulsórios, comprando títulos ou emitindo moeda mesmo) e consequentemente isso aumenta juros. É a lei da oferta e da demanda. Lembre-se: juros é o "preço da moeda". Se nós temos aumento de oferta de determinado bem (money), esse preço (juros) aumenta.

    Através da PF expansionista, o governo pode aumentar gastos ou diminuir tributos. A política de aumento de gastos é mais eficiente do ponto de vista econômico porque "mexe" diretamente na variável da equação econômica fundamental. Veja: D = C+ I + G + (X-M). Então aumentando gastos, a curva IS se desloca pra cima, ocasionando aumento de renda.

    Partindo desse pressuposto, a única alternativa correta é a letra C: Política monetária expansionista com redução da Selic (que é a taxa básica de juros) e fiscal expansionista com elevação dos gastos do governo.

    (Gente se falei bobagem, por favor, me corrijam). Grata!