SóProvas


ID
3350371
Banca
FADESP
Órgão
UEPA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O carnê-leão visa controlar tributações sobre as operações, as quais o governo não possui controle sobre a fonte pagadora. Nesse sentido,qual o rendimento que ao ser recebido por um contribuinte pessoa física, está sujeito ao pagamento do Imposto de renda na modalidade carnê-leão?

Alternativas
Comentários
  • Para acertar a questão tem que saber o conceito do carnê-leão e entender que a pensão alimentícia se encaixa no conceito.

    O carnê-leão foi instituído por meio do  de 23 de outubro de 1979(PR. Figueiredo), que dispôs sobre a obrigatoriedade de recolhimento antecipado pelas pessoas físicas que receberem de outra pessoa física rendimentos decorrentes do exercício, sem vínculo empregatício, de profissão legalmente regulamentada, bem como os decorrentes de locação, sublocação, arrendamento e subarrendamento de imóveis.

    O carnê-leão é uma forma de recolhimento mensal e obrigatória de operações sobre as quais o governo não possui controle sobre a fonte pagadora.

    letra a) diz respeito a distribuição de lucros e dividendos ISENTOS de tributação

    letras b e c: tributação - regras tributárias

  • As importâncias recebidas a título de pensão alimentícia, inclusive alimentos provisionais, em cumprimento de acordo ou decisão judicial, sujeitam-se à tributação mensal na forma do carnê-leão.

    Sendo assim chegamos a assertiva letra D.

  • CArne leão é para rendimentos da Pessoa física que recebeu de OUTRA pessoa física. letra E

    no caso o "alimentando" recebe de outra pessoa física, (pai, mãe ou responsável). como a pensão é mensal tem que ser feito o carne leão para apurar se terá ou não imposto a pagar de acordo com a tabela do Imposto de Renda Pessoa física. e no ano seguinte se necessário apresentar a DDA (Declaraçao de ajuste anual)

  • Excelente explicação, DIRNEY SOUZA!!!