SóProvas


ID
3350461
Banca
FADESP
Órgão
UEPA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O conhecimento das lesões traumáticas é de fundamental importância para a prática clínica do fisioterapeuta. O traumatismo crânioencefálico (TCE) é um dos tipos destas lesões que apresenta alta prevalência e incidência, gerando alto custo ao sistema de saúde nacional. As lesões intracranianas provenientes do TCE podem ser focais e difusas. Com relação às lesões intracranianas difusas é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) Lesão devastadora do cérebro que ocorre em cerca de 50% das pessoas com traumas graves na cabeça, afetando o corpo dos axônios na substância branca dos hemisférios, o corpo caloso e região periventricular.

    b) Ingurgitamento Cerebral - aumento do volume sanguíneo intracraniano, resulta em passagem do liquido do capilar para o espaço intersticial, causando edema cerebral, diminuição dos vestriculos e aumento da PIC.

    c) O aparecimento do edema cerebral é diretamente relacionado ao acumulo de liquido no parênquima cerebral.

    d) A concussão cerebral, também conhecida como lesão cerebral traumática leve, é definida como um trauma (forte abalo) na cabeça, sem fratura óssea, que afeta temporariamente o funcionamento do cérebro, com repercussões físicas e emocionais.

    RESPOSTA: C