SóProvas


ID
3351028
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Cariacica - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O termo primavera vem do latim, com a união das palavras primo evere, que significam “antes do verão”. É uma época de extrema beleza, cheia de flores coloridas e perfumadas, que marcam o início da reprodução de muitos vegetais. Em história, em mais de uma ocasião, o termo primavera ganhou uma conotação política e social, relacionada à mudança. Tendo em vista o contexto dessas “primaveras históricas”, analise as afirmativas a seguir.

I.É o nome dado à onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos que eclodiu em 2011.
II.
Movimentos revolucionários de cunho nacionalista e popular que eclodiram em diversos pontos da Europa por volta de 1840.
III.
Tentativa de criar na Tchecoslováquia um projeto de renovação do socialismo: o socialismo humanista.

A alternativa que traz
os nomes desses movimentos, na ordem crescente, é:

Alternativas
Comentários
  • Primavera Árabe foi uma série de revoltas populares que eclodiram em mais de 10 países no Oriente Médio e na região norte da África. A Tunísia foi o berço de revoluções que se espalharam pelas nações vizinhas em oposição às altas taxas de desemprego, precárias condições de vida, corrupção e governos autoritários.

    Primavera dos Povos foi uma série de conflitos ocorridos em alguns países da Europa, em 1848. De cunho liberal, nacional e socialista, a também chamada Revolução de 1848 teve início na França

    Primavera de Praga foi um período de oito meses durante o ano de 1968 em que a população da Checoslováquia (ou Tchecoslováquia) passou a pressionar por mudanças no sentido de reformar os moldes do governo comunista que estava instalado naquele país. A mobilização popular e a abertura do governo pelas reformas levaram a União Soviética a intervir, invadindo a Checoslováquia em agosto de 1968..