- ID
- 3351088
- Banca
- IDECAN
- Órgão
- Prefeitura de Cariacica - ES
- Ano
- 2016
- Provas
- Disciplina
- Pedagogia
- Assuntos
Segundo a professora Regina Haydt (2011), em termos gerais, a avaliação é um processo de coleta e análise de dados, tendo em vista verificar se os objetivos propostos foram atingidos. No âmbito escolar, a avaliação se realiza em vários níveis: no processo ensino-aprendizagem, no currículo, no funcionamento da escola como um todo. A avaliação da aprendizagem do aluno está diretamente ligada à avaliação do próprio trabalho docente. Sobre os pressupostos e princípios da avaliação, analise as afirmativas a seguir.
I. A avaliação é um processo assistemático com fim em si mesmo, pode ser esporádica ou improvisada, planejada ou não e ocorrendo, normalmente, ao longo de todo o processo de aprendizagem.
II. A avaliação é funcional porque se realiza em função dos objetivos previstos, que são o elemento norteador da avaliação. Por isso, avaliar o aproveitamento do aluno consiste em verificar se ele está alcançando os objetivos estabelecidos.
III. A avaliação é orientadora porque possibilita ao professor verificar os avanços e as dificuldades do aluno, ajudando-o a classificá-lo na turma onde está inserido. Assim, numa perspectiva orientadora, a avaliação ajuda o professor a remanejar alunos com dificuldades e possibilitar salas de aulas homogêneas.
IV. A avaliação é integral, mas deve considerar o aluno como um ser de forma compartimentada, pois necessita medi-lo em todas as dimensões do comportamento, incidindo sobre os elementos cognitivos e intelectuais; entretanto, separado dos aspectos afetivos.
Está(ão) correto(s) o(s) pressuposto(s)