SóProvas


ID
3351862
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao realizar a consulta de enfermagem de pré-natal, o enfermeiro deve estar atento à presença de fatores de risco que indicam o encaminhamento da gestante ao pré-natal de alto risco, tais como:

Alternativas
Comentários
  • não entendi das questão?
  • A. gravidez na adolescência, ocupação que exige esforço físico intenso, e história de recém-nascido pré-termo.

    B. idade menor do que 15 e maior do que 35 anos; situação conjugal insegura e escolaridade menor do que cinco anos de estudo regular.

    C. dependência de drogas lícitas ou ilícitas, gemelaridade e hipotireoidismo.

    D. altura menor do que 145 cm; três ou mais cesarianas, e epilepsia.

    E. hipertensão arterial crônica; multiparidade (cinco ou mais partos); e não aceitação da gravidez.

    LEGENDA:

    De vermelho os fatores de risco que permitem a realização do pré-natal pela equipe de atenção básica

    de Azul os fatores de risco para encaminhar a gestante ao pré-natal de alto risco

    Gabarito C

    Fonte: Cadernos de Atenção Básica n. 32 - Pré-natal de baixo risco, (2012)

  • GABARITO LETRA C : dependência de drogas lícitas ou ilícitas, gemelaridade e hipotireoidismo.

  • Dalva, essa questão apresenta situações desfavoraveis que demandam uma atenção maior, mas que ainda assim podem ser acompanhandas na unidade básica de saúde. Mas a questão pede que você encontre as situações que exigem atendimento no pré-natal de alto risco. A única alternativa que apresenta 3 condições que requerem atenção especializada é a "c"

    c) dependência de drogas lícitas ou ilícitas, gemelaridade e hipotireoidismo. (ESSAS EXIGEM UMA VIGILÂNCIA MAIOR E POR ISTO NECESSITAM DE ACOMPANHAMENTO NO ALTO RISCO

  • Adolescentes são encaminhadas para pré-natal de alto risco se tiverem fatores de risco psicossocial. Alternativa A está errada. 



    Menor do que 15 e maior do que 35 anos, situação conjugal insegura e escolaridade menor do que cinco anos de estudo regular. podem fazer acompanhamento pelo pré-natal pela atenção básica. Alternativa B está errada.  



    Dependência de drogas lícitas ou ilícitas, gemelaridade e endocrinopatias (especialmente diabetes mellitus, hipotireoidismo e hipertireoidismo) são fatores de risco que indicam o encaminhamento da gestante ao pré-natal de alto risco. Alternativa C está correta. 



    A epilepsia é um fator de risco para o encaminhamento para o pré-natal de alto risco, mas altura menor do que 145 cm e três ou mais cesarianas podem fazer seguimento na atenção básica. Alternativa D está errada. 



    A hipertensão arterial crônica é um fator de risco para o encaminhamento para o pré-natal de alto risco, mas multiparidade (cinco ou mais partos) e não aceitação da gravidez podem fazer seguimento na atenção básica. Alternativa E está errada. 



     



    Gabarito do Professor: letra C 



     



    Bibliografia 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – 1. ed. rev. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013.