SóProvas


ID
3351868
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em 10/09/2019, F.S., 26 anos, primigesta, compareceu à unidade básica de saúde para consulta de enfermagem de pré-natal. Informou que já não sentia enjoos e estava mais disposta. Referiu que seus ciclos menstruais eram regulares, com duração de 28 dias, não fazia uso de anticoncepcionais hormonais e que sua última menstruação ocorrera em 24/06/2019. Ao analisar os resultados de exames solicitados na consulta anterior, o enfermeiro constatou: sorologia para hepatite B: HBsAg = não reagente; VDRL = não reagente. Ao exame físico e obstétrico, o enfermeiro não constatou anormalidades. Ao solicitar a carteira de vacinação, a gestante informou que não possuía esse documento e não sabia se havia tomado vacinas na infância.

Em relação à sorologia para hepatite B, é correto afirmar que, de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde, o enfermeiro deve, entre outros cuidados,

Alternativas
Comentários
  • HBsAg = não reagente (ausência de infecção atual)

    Por considerar os riscos da gestante não vacinada de contrair a doença e de haver transmissão vertical, o PNI reforça a importância de que a gestante receba a vacina contra a hepatite B após o primeiro trimestre de gestação, independentemente da faixa etária. O esquema desta vacina deve ser seguido conforme os calendários de vacinação do adolescente e do adulto.

    A seguir, destaca-se a recomendação de acordo com a situação apresentada:

    Gestantes com esquema incompleto (1 ou 2 doses): deve-se completar o esquema.

    Gestantes com esquema completo: não vaciná-las. 

    Gestantes sem comprovação vacinal e sem Anti-HBs: iniciar esquema vacinal

    FONTE: Cadernos de Atenção Básica n. 32. Pré-natal de baixo risco (2012)

    Outra referência... (Protocolos da Atenção Básica - Saúde das Mulheres (2016))

    Gestantes com o esquema vacinal desconhecido, não vacinadas e/ou com HBsAg não reagentes e anti-HBs < 10UI, devem receber as três doses da vacina hepatite B após a 14ª semana de gestação, no esquema 0, 1 e 6 meses.

  • GABARITO LETRA A : orientar a gestante a comparecer à sala de vacinas para tomar a 1ª dose da vacina hepatite B ao completar 12 semanas de gestação.

  • Atualização!

    INSTRUÇÃO NORMATIVA REFERENTE AO CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO 2020

    Para gestantes em qualquer faixa etária e idade gestacional: administrar 3 (três) doses da vacina hepatite B, considerando o histórico de vacinação anterior e os intervalos preconizados entre as doses. Caso não seja possível completar o esquema durante a gestação, deverá concluir após o parto.

    Bons estudos :)

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre hepatites e pré natal.

    HBsAg = não reagente = significa que a gestante não tem a doença.

    carteira de vacinação = gestante não possuía e não sabia se havia tomado vacinas na infância.

    Toda gestante HBsAg não reagente deve receber a vacina para hepatite B.

    Pensando no risco de contrair a doença durante a gestação e a possibilidade de transmissão vertical, a orientação de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde, o enfermeiro deve, entre outros cuidados, orientar a gestante a comparecer à sala de vacinas para tomar a 1ª dose da vacina hepatite B ao completar 12 semanas de gestação (letra A). 

    Devemos coletar o anti-HbsAg em gestantes que não sabem se tomaram a vacina. A sorologia para hepatite B, para verificar se a pessoa tem imunidade ou não é verificada pelo Anti Hbs. Se negativo mostra que a pessoa precisa de vacinação.   

    B) Incorreto. A orientação é tomar a 1ª dose da vacina hepatite B ao completar 12 semanas de gestação e não 24.


    C) Incorreto. Esclarecer que o resultado do exame está normal, deverá ser repetido no 2 e 3 trimestre. A aplicação da vacina hepatite B é a indicada para sua faixa etária. 

    D) Incorreto. Não há necessidade de solicitar os exames HBeAg e transaminases para avaliar a possibilidade de a gestante estar apresentando um quadro de hepatite crônica, pois o resultado já mostrou que ela não tem a doença.



    E) Incorreto. Encaminhar a gestante ao pré-natal de alto risco não é necessário pois ela não tem nenhuma indicação para essa conduta.


    Resposta do Professor:  A.