SóProvas


ID
3351886
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considere os aspectos relacionados à mensuração da pressão arterial e do tratamento não farmacológico da hipertensão arterial e analise as afirmações a seguir.


I. A hipotensão ortostática deve ser suspeitada em pacientes idosos, diabéticos, disautonômicos e naqueles em uso de medicação anti-hipertensiva. Assim, particularmente nessas condições, deve-se medir a PA com o paciente de pé, após 3 minutos, sendo a hipotensão ortostática definida como a redução da pressão arterial sistólica (PAS) > 20 mmHg ou da pressão arterial diastólica (PAD) > 10 mmHg.

II. O aumento da gordura visceral também é considerado um fator de risco para hipertensão arterial. Reduções de peso e de circunferência abdominal correlacionam-se com reduções da pressão arterial e melhora metabólica.

III. O treinamento aeróbico reduz a pressão arterial casual de pré-hipertensos e hipertensos, a de vigília de hipertensos, e diminui a PA em situações de estresse físico, mental e psicológico. O treinamento aeróbico é recomendado como forma preferencial de exercício para a prevenção e o tratamento da hipertensão arterial.

IV. O consumo habitual de álcool eleva a pressão arterial de forma linear e o consumo excessivo associa-se com aumento na incidência de hipertensão arterial. Recomenda-se moderação no consumo de álcool.


Está correto o apresentado em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B: I, II, III e IV. (TODAS ESTÃO CORRETAS)

    Hipotensão ortostática (também conhecida como hipotensão postural , ortostase e coloquialmente como tontura) é uma forma de hipotensão em que a pressão arterial de uma pessoa cai abruptamente quando esta pessoa assume a posição de pé ou quando realiza uma alongamento (como inclinar-se para trás, esticar os braços ou levantar-se rápido). Em termos médicos, é definida como uma queda na pressão arterial associada ao ato de ficar em pé.

    Pressão arterial sistólica: queda de pelo menos 20 mmHg

    Pressão arterial diastólica: queda de pelo menos 10 mmHg

    O sintoma é causado pelo acúmulo de sangue nas extremidades inferiores do corpo, quando do evento de uma mudança na posição corporal. É bastante comum e pode ocorrer brevemente a qualquer pessoa, embora ocorra predominantemente aos idosos e àqueles que sofrem de baixa pressão sanguínea

  • Disautonomia é um transtorno provocado por alterações do sistema nervoso autônomo, quando um desequilíbrio do sistema simpático/parassimpático afeta as funções involuntárias que ajuda a coordenar. Algumas situações favorecem o aparecimento desses episódios. Por exemplo: depois de ter permanecido muito tempo em pé, caminhado muito devagar, ou levantado da cama de repente, a pessoa é tomada por uma sensação de desfalecimento, porque o retorno venoso para o coração se torna mais lento e menos oxigênio chega ao cérebro. A disautonomia é uma desordem do sistema nervoso autônomo que pode acometer pessoas de qualquer idade, mas é mais as frequente nas mulheres do que os homens.

  • Segundo a Diretriz Brasileira de Hipertensão, está correta a afirmação de que a hipotensão ortostática deve ser suspeitada em pacientes idosos, diabéticos, disautonômicos e naqueles em uso de medicação anti-hipertensiva. Assim, particularmente nessas condições, deve-se medir a PA com o paciente de pé, após 3 minutos, sendo a hipotensão ortostática definida como a redução da pressão arterial sistólica (PAS) > 20 mmHg ou da pressão arterial diastólica (PAD) > 10 mmHg. Primeira afirmativa é verdadeira, 

    O aumento de peso está diretamente relacionado ao aumento da pressão arterial. O aumento da gordura visceral também é considerado um fator de risco para hipertensão arterial. Reduções de peso e de circunferência abdominal correlacionam-se com reduções da PA e melhora metabólica. Segunda afirmativa está correta. 

    O treinamento resistido dinâmico ou isotônico (contração de segmentos corporais localizados com movimento articular) reduz a PA de pré-hipertensos, mas não tem efeito em hipertensos. O melhor treinamento é o aeróbico pois reduz a pressão arterial casual de pré-hipertensos e hipertensos, a de vigília de hipertensos, e diminui a PA em situações de estresse físico, mental e psicológico. O treinamento aeróbico é recomendado como forma preferencial de exercício para a prevenção e o tratamento da hipertensão arterial. Terceira afirmativa está correta. 

    O consumo habitual de álcool eleva a pressão arterial de forma linear, estima-se que um aumento de 10 g/dia na ingestão de álcool eleve a pressão arteial em 1 mmHg,32 sendo que a diminuição nesse consumo reduz a pressão arterial. A última afirmativa está correta. 

     

    Gabarito do Professor: Letra B 

     

     
    Bibliografia 

    Sociedade Brasileira de Cardiologia / Sociedade Brasileira de Hipertensão / Sociedade Brasileira de Nefrologia. 7º Diretriz Brasileira de Hipertensão. Arq Bras Cardiol 2016; 107(3Supl.3):1-83. 

  • CPP*