SóProvas


ID
3351898
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Há cerca de 10 dias, E.S., 19 anos, trouxe seu filho de dois anos para fazer curativo em um ferimento na perna. Ao realizar o procedimento, o enfermeiro observou que a criança estava muito assustada e arredia e apresentava equimoses, em estágios diferentes, nas pernas, braços e tronco. Suspeitando tratar-se de um caso de maus tratos contra a criança, realizou visitas domiciliárias de acompanhamento constatando que o pai e a mãe da criança faziam abuso do álcool, tornando-se agressivos. A presença de novas lesões no corpo da criança, seu comportamento e o relato de vizinhos confirmaram as suspeitas iniciais do enfermeiro.


Frente a essa situação, de acordo com o estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o enfermeiro deve, obrigatoriamente, entre outras ações,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Segundo o ECA (8069/90):

    ? Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais. (Redação dada pela Lei nº 13.010, de 2014).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • GABARITO: LETRA B

    comunicar o Conselho Tutelar da localidade.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre saúde da criança e do adolescente, atendimento aos casos de maus tratos contra a criança e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

    A) Incorreto. Encaminhar os pais a atendimento ao centro de apoio a fim de avaliação e tratamento para o abuso do álcool, não tirará a criança do risco. É importante tratar os pais, mas posteriormente.  


    B) Correto. Comunicar o Conselho Tutelar da localidade o mais breve possível para evitar maiores problemas e lesões à criança.


    C) Incorreto. Não é papel do enfermeiro providenciar a remoção da criança para casa de parente próximo ou verificar a disponibilidade de vaga em família substituta cadastrada na região para recebê-la. Quem tomará essa decisão será o Conselho Tutelar se for a indicação.


    D) Incorreto. Será necessário solicitar o acompanhamento da família por assistente social após a proteção da criança.

    E) Incorreto. Encaminhar o caso ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, poderá causar exposição da criança a novas agressões. Assim como os anteriores, é necessário encaminhar essa criança imediatamente para proteção.




    Resposta do Professor: B.