SóProvas


ID
3351904
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após convocação, C.S., 42 anos, sexo masculino, compareceu à unidade básica de saúde, pois os resultados de seus exames confirmavam o diagnóstico de tuberculose pleural. Durante a consulta de enfermagem, após esclarecer as dúvidas do usuário, o enfermeiro o orientou sobre o esquema terapêutico adotado, devendo informar, entre outros itens, sobre as reações adversas mais frequentes dos medicamentos prescritos, entre eles a rifampicina, que pode ocasionar

Alternativas
Comentários
  • Os efeitos colaterais mais frequentes são os relacionados à:

    dapsona, como anemia hemolítica, hepatite medicamentosa, meta-hemoglobinemia, gastrite, agranulocitose, síndrome da dapsona, eritrodermia, dermatite esfoliativa e distúrbios renais.

    Em relação à rifampicina, destacam-se a alteração da cor da urina, distúrbios gastrointestinais, diminuição da eficácia dos anticoncepcionais orais, hepatotoxicidade (rara quando tomada de forma isolada), síndrome pseudogripal e plaquetopenia.

    Em relação à clofazimina, esta pode desencadear pigmentação cutânea, ictiose e distúrbios gastrointestinais. Os efeitos mais graves estão relacionados à dapsona e, em geral, ocorrem nas primeiras seis semanas de tratamento.

    FONTE: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2016/fevereiro/04/diretrizes-eliminacao-hanseniase-4fev16-web.pdf - PÁGINA 30

  • GABARITO LETRA A: suor e/ou urina de cor avermelhada.

    Em relação à rifampicina, destacam-se a alteração da cor da urina, distúrbios gastrointestinais, diminuição da eficácia dos anticoncepcionais orais, hepatotoxicidade (rara quando tomada de forma isolada), síndrome pseudogripal e plaquetopenia.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre atenção básica e saúde da família.

    As reações adversas mais frequentes dos medicamentos prescritos para tuberculose, entre eles a rifampicina, que pode ocasionar suor e/ou urina de cor avermelhada (letra A), intolerância gástrica, alterações cutâneas, icterícia, e does articulares.

    B) Incorreto. Não causa diarreia. Pode causar intolerância gástrica que não é caracterizada apenas por diarréia.


    C) Incorreto.  Pode causar intolerância gástrica que não é caracterizada apenas por constipação.


    D) Incorreto. Não causa sensação de formigamento e perda de sensibilidade nos pés.


    E) Incorreto. Não causa cefaleia e mudanças de comportamento como euforia e insônia.


    Resposta do Professor:  A.

  • os que mais caem em prova:

    efeitos adversos menores:

    rifampicina- suor/urina de cor avermelhada = orientar

    pirazinamida- hiperurecemia (gota) sem sintomas = orientar dieta hipopurínica

    isonizaida- cefaleia, ansiedade, euforia, insônia= orientar

    As reações adversas mais frequentes ao Esquema Básico são: mudança da coloração da urina (ocorre universalmente), intolerância gástrica (40%), alterações cutâneas (20%), icterícia (15%) e dores articulares (4%)

    Obs: Não acho que esse gabarito comentado pela professora ajuda muito, parece até que faz com preguiça.

    =/ inclusive ela aponta a icterícia como reação da rifampicina e olhe em todas as págs sobre reações adversas dos medicamentos para TB e não vi isso.

    FONTE:

    MANUAL DE RECOMENDAÇÕES PARA O CONTROLE DA TUBERCULOSE. MS (Págs 127-146)