SóProvas


ID
3351916
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em uma área sob responsabilidade de uma equipe de saúde da família estão instaladas diversas indústrias cerâmicas de pequeno porte, onde são fabricadas peças decorativas de porcelana. Ao realizar visitas a essas empresas, a equipe constatou a presença de grande quantidade de poeira e que, entre outros itens, eram utilizados, como matérias primas, produtos contendo sílica livre cristalina. Frente a essa situação, a equipe decidiu desenvolver ações de educação em saúde envolvendo a orientação sobre as medidas de prevenção e controle da exposição à poeira contendo sílica, pois devido a essa exposição, os trabalhadores apresentam risco aumentado para desenvolver

Alternativas
Comentários
  • A sílica ou dióxido de silício é um composto natural formado pelos dois elementos químicos mais abundantes na crosta terrestre, o oxigênio e o silício. É encontrada na natureza nas formas amorfa e cristalina, que quando combinadas com metais e óxidos dão origem a silicatos como o talco, feldspato, caulim e mica. A forma amorfa, embora não seja inerte, é menos tóxica do que a cristalina, sendo encontrada em rochas vulcânicas vitrificadas, terras diatomáceas não aquecidas, sílica gel, no vidro sintético e na lã de vidro.

    A inalação de poeira com sílica está associada à ocorrência de silicose, doença pulmonar obstrutiva crônica, câncer de pulmão, insuficiência renal e aumento do risco de tuberculose pulmonar e de doenças do colágeno.

    Conhecidos desde a Antiguidade, no Egito, Grécia e Roma, em atividades de mineração, de construção e na produção de peças decorativas, o emprego e o risco de exposição à sílica cresceram com o processo de industrialização.

    SILICOSE

    É o nome dado à fibrose pulmonar causada pela inalação de poeira contendo sílica cristalina, sendo a mais frequente das pneumoconioses.

    Uma vez inaladas, as partículas de sílica depositam-se principalmente nos bronquíolos respiratórios e alvéolos. Se o clearance mucociliar ascendente e linfático não for capaz de remover as partículas, elas acabam por induzir um processo inflamatório, caracterizado inicialmente como uma alveolite, podendo evoluir para a fase de fibrose.

    FONTE: FONTE: TERRA FILHO, M.; SANTOS, U. B. Sílica. J. bras. pneumol. vol.32 suppl.2. São Paulo, May, 2006.

  • GABRITO LETRA B: silicose e tuberculose pulmonar.

    A inalação de poeira com sílica está associada à ocorrência de silicose, doença pulmonar obstrutiva crônica, câncer de pulmão, insuficiência renal e aumento do risco de tuberculose pulmonar e de doenças do colágeno.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre atenção básica e saúde da família.

    A exposição à poeira contendo sílica os trabalhadores apresentam risco aumentado para desenvolver silicose e tuberculose pulmonar (LETRA B).

    A silicose é a fibrose pulmonar nodular causada pela inalação de sílica livre cristalina. Pessoas que foram expostas à sílica, apresentam risco 2,8 a 39 vezes maior de desenvolver tuberculose e infecções de micobacterioses não-tuberculosas. 

    Não há risco de leucemia aguda (letra A), asbestose (letra C), mesotelioma da pleura e asma (letra D) e bronquite crônica e anemia (letra E).


    Resposta do Professor: B.