SóProvas


ID
3352600
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Leopoldina - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Nos termos da Constituição, aos membros do Ministério Público é permitido:

Alternativas
Comentários
  • Resolvemos a questão com a lei seca da Constituição!

    Art. 128 (...) § 5º Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros:

    II - as seguintes vedações:

    a) receber, a qualquer título e sob qualquer pretexto, honorários, percentagens ou custas processuais;

    b) exercer a advocacia;

    c) participar de sociedade comercial, na forma da lei;

    d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério;

    e) exercer atividade político-partidária;    

    f) receber, a qualquer título ou pretexto, auxílios ou contribuições de pessoas físicas, entidades públicas ou privadas, ressalvadas as exceções previstas em lei.  

  • GAB: C

    Os membros do MPU e dos Estados só poderão exercer o magistério se houver compatibilidade de horário com os de exercício das funções institucionais. É o que determina a resolução aprovada pelo plenário do CNMP 

  • GABARITO C

    COMPLEMENTANDO:

    Membros do Ministério Público não podem ocupar cargos públicos fora do âmbito da Instituição, salvo cargo de professor e funções de magistério. A Resolução 72/2011 do CNMP, ao permitir que membro do Parquet exerça cargos fora do MP, é flagrantemente contrária ao art. 128, § 5º, II, "d", da CF/88. Consequentemente, a nomeação de membro do MP para o cargo de Ministro da Justiça viola o texto constitucional. STF. Plenário. ADPF 388, Rel. Min. Gilmar Mendes, julgado em 09/03/2016 (Info 817).

    Caros colegas, caso precisem de alguém para ajudá-los na preparação para concursos, faço Planejamento completo de estudos, com metas detalhadas, simulados, revisões e acompanhamento individualizado. Atualmente sou Auditor Fiscal de Tributos do Município de Sobral-Ce (aprovado em 1º lugar na prova objetiva) e fui Auditor de Controle Externo do TCE-PA (aprovado em 1º lugar nas provas objetivas e discursivas). Para mais informações, chama no g-mail (franciscojoseaud@gmail...) ou manda mensagem aqui pelo QC. Forte abraço e fiquem com Deus.

  • Não acredito que na empolgação da resolução troquei magistério por magistratura...

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre o Ministério Público.

    Análise das alternativas:

    Alternativa A – Incorreta. Trata-se de atividade vedada pela Constituição. Art. 128, § 5º, CRFB/88: "Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros: (...) II - as seguintes vedações: (...) b) exercer a advocacia; (...)".

    Alternativa B – Incorreta. Trata-se de atividade vedada pela Constituição. Art. 128, § 5º, CRFB/88: "Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros: (...) II - as seguintes vedações: (...) e) exercer atividade político-partidária; (...)".

    Alternativa C - Correta! É o que dispõe o art. 128, § 5º, CRFB/88: "Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros: (...)II - as seguintes vedações: (...)d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério;(...)".

    Alternativa D - Incorreta. Trata-se de atividade vedada pela Constituição. Art. 128, § 5º, CRFB/88: "Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros: (...) II - as seguintes vedações: (...) c) participar de sociedade comercial, na forma da lei; (...)".

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C.

  • Art. 128 § 5º Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros:

    Garantias

    I - as seguintes garantias:

    a) vitaliciedade, após 2 anos de exercício, não podendo perder o cargo senão por sentença judicial transitada em julgado;

    b) inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão do órgão colegiado competente do Ministério Público, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa;   

    c) irredutibilidade de subsídio, fixado na forma do art. 39, § 4º, e ressalvado o disposto nos arts. 37, X e XI, 150, II, 153, III, 153, § 2º, I;       

    Vedações

    II - as seguintes vedações:

    a) receber, a qualquer título e sob qualquer pretexto, honorários, percentagens ou custas processuais;

    b) exercer a advocacia;

    c) participar de sociedade comercial, na forma da lei;

    d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério

    e) exercer atividade político-partidária; 

    f) receber, a qualquer título ou pretexto, auxílios ou contribuições de pessoas físicas, entidades públicas ou privadas, ressalvadas as exceções previstas em lei. 

  • Nosso gabarito encontra-se na alternativa ‘c’, pois o exercício de função pública de magistério não encontra vedação constitucional. Por outro lado, as demais alternativas são vedadas conforme art. 128, §5º, II, CF/88: “O Ministério Público abrange as seguintes vedações:”

    - Letra ‘a’: art. 128, §5º, II, ‘b’, CF/88;

    - Letra ‘b’: art. 128, §5º, II, ‘e’, CF/88;

    - Letra ‘d’: art. 128, §5º, II, ‘c’, CF/88.

  • Ministério Público (Art. 127): instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

    Importante lembrar que, conforme a doutrina majoritária, o MP não faz parte de nenhum dos três poderes*, sendo considerada uma instituição autônoma e independente.

    Princípios institucionais do Ministério Público (Art. 127, §1º):

    • Unidade: Cada MP (ex. MPF, MPF) é um órgão único com chefia única. 
    • Indivisibilidade: Os integrantes do MP podem ser substituídos, ou seja, os membros não estão vinculados a um processo; e
    • Independência funcional: os membros não estão vinculados aos processos antigos, apenas ao ordenamento jurídico.
    • Procurador Geral da República (Art. 128, §1º e §2º)

    Nomeação: pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira

    Aprovação: maioria absoluta dos membros do Senado Federal

    Idade: 35 anos

    Mandato: 2 anos, permitida a recondução

    Destituição: iniciativa do Presidente e deverá ser precedida de autorização da maioria absoluta do Senado Federal

    • Procurador Geral dos Estados (Art. 128, §3º e §4º)

    Nomeação: nomeado pelo Chefe do Poder Executivo dentro da lista tríplice de integrantes da carreira

    Mandato: 2 anos, permitida uma recondução

    Destituição: deliberação da maioria absoluta do Poder Legislativo, na forma da lei complementar respectiva.

    Não confunda – Recondução no mandato:

    • PGR -> Permitida várias
    • PGRE -> Permitida apenas uma’

    Vejamos as garantias funcionais.

    Garantias (Art. 128, §5º, I):

    • Vitaliciedadeapós 2 anos de exercício, não podendo perder o cargo senão por sentença judicial transitada em julgado;
    • Inamovibilidade, impede que o membro seja removido de ofício, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão do órgão colegiado do MP, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa;  
    • Irredutibilidade de subsídio

    Agora as vedações funcionais.

    Vedações (Art. 128, §5º, II):

    • receber, a qualquer título e sob qualquer pretexto, honorários, percentagens ou custas processuais;
    • exercer a advocacia; -> Atente-se a necessidade da “quarentena de saída” de 3 após o afastamento do cargo (Art. 128, §6º).
    • participar de sociedade comercial, na forma da lei;
    • exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério;
    • exercer atividade político-partidária;     
    • receber, a qualquer título ou pretexto, auxílios ou contribuições de pessoas físicas, entidades públicas ou privadas, ressalvadas as exceções previstas em lei.