SóProvas


ID
3352843
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Piracicaba - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Piaget (in De La Taille, Oliveira e Dantas, 1992) dividiu a evolução da prática e da consciência da regra em três etapas. Em uma delas, afirma o teórico da educação, as crianças de até cinco, seis anos de idade não seguem regras coletivas, interessam-se pelos jogos de regras para satisfazerem seus interesses motores ou suas fantasias simbólicas e não tanto para participarem de uma atividade coletiva. Nesse caso, está se referindo à etapa da

Alternativas
Comentários
  • A questão trata das fases do desenvolvimento segundo Piaget.
    Vejamos as alternativas: 
    A) autonomia.
    ERRADA- Legitimação das regras. O respeito a regras é gerado por meio de acordos mútuos. É a última fase do desenvolvimento da moral.
    B) heteronomia.
    ERRADA - Quando o indivíduo obedece às normas por meio da punição. Na ausência da autoridade ocorre a desordem, a indisciplina. 
    C) anomia.
    CORRETA - É a fase da ausência total de regras, geralmente a moral não se coloca, com as normas de conduta sendo determinadas pelas necessidades básicas. Porém, quando as regras são obedecidas, são seguidas pelo hábito e não por uma consciência do que se é certo ou errado. Isto é, nesse estágio a criança faz a regra conforme seus hábitos motores e ela não é obrigatória. Um bebê que chora até que seja alimentado é um exemplo dessa fase. 
    D) egocentrismo.
    ERRADA- O termo egocentrismo deverá exprimir um estado de espírito típico do processo evolutivo do conhecimento da criança, uma vez que a criança não concebe uma realidade da qual não faça parte, devido à ausência de esquemas conceituais e da lógica. 
    E) sincretismo.
    ERRADA - Sincretismo é uma qualidade do pensamento infantil, que imprime à linguagem características únicas, bem próximas da estrutura poética. 
    Portanto, a alternativa que responde a questão é a letra c. 
    Gabarito do professor: C
  • Assim sendo, Piaget argumenta que o desenvolvimento da moral abrange 3 fases: (a) anomia (crianças até 5 anos), em que a moral não se coloca, ou seja, as regras são seguidas, porém o indivíduo ainda não está mobilizado pelas relações bem x mal e sim pelo sentido de hábito, de dever; (b) heteronomia (crianças até 9, 10 anos de idade), em que a moral é = a autoridade, ou seja, as regras não correpondem a um acordo mútuo firmado entre os jogadores, mas sim como algo imposto pela tradição e, portanto, imutável; (c) autonomia, corresponde ao último estágio do desenvolvimento da moral, em que há a legitimação das regras e a criança pensa a moral pela reciprocidade, quer seja o respeito a regras é entendido como decorrente de acordos mútuos entre os jogadores, sendo que cada um deles consegue conceber a si próprio como possível 'legislador' em regime de cooperação entre todos os membros do grupo.

  • Anomia: ausência de regras e normas;

    Heteronomia: regras impostas coercitivamente;

    Autonomia: relaciona com as regras e consegue criá-las.