SóProvas


ID
3353089
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Simonésia - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Na evolução da geografia, observamos a participação de geógrafos germânicos como Alexander Von Humboldt, autor da Descrição Física do Mundo, e Friedrich Ratzel, considerado o pai da geografia humana. Foi a principal figura da escola ‘determinista’. Na segunda metade do século XIX, começaram a destacar-se os geógrafos franceses. Entre eles, ocupou um lugar especial Paul Vidal de La Blache, como o chefe da escola possibilista. Graças à colaboração desses importantes mestres, a geografia deixou de ser meramente descritiva e passou a ter um caráter explicativo. A geografia baseia-se em cinco princípios metodológicos, a saber: princípio da extensão, princípio da analogia (ou da geografia geral), princípio da causalidade, princípio da conexidade ou interação e princípio da atividade.”

(ANTUNES, Vera Lúcia da. Geografia do Brasil: Quadro Natural e Humano. Objetivo – Sistema de Métodos de Aprendizagem 2010, p. 1-2.)


De acordo com o exposto, relacione adequadamente os princípios metodológicos às suas respectivas características e autor(es).

1. Princípio da extensão.

2. Princípio da analogia (ou da geografia geral).

3. Princípio da causalidade.

4. Princípio da conexidade ou interação.

5. Princípio da atividade.


( ) Permite a generalização dos fatos semelhantes. (Ritter e Vidal de La Blache.)

( ) Deve-se localizar os fatos estudados, determinando-lhes a área geográfica. (Ratzel.)

( ) O fato tem caráter dinâmico, daí a necessidade do conhecimento do passado, para a exploração do presente e previsão de sua evolução futura. (Brunhes.)

( ) Deve-se buscar as causas e examinar as possíveis consequências dos fatos examinados. (Humboldt.)

( ) É preciso identificar as relações locais e interlocais, pois os fatos nunca estão isolados, e sim ligados entre si. (Brunhes.)


A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Ratzel - extensão tem haver com regional.

  • Princípios

    2. Princípio da analogia (ou da geografia geral): Permite a generalização dos fatos semelhantes. (Ritter e Vidal de La Blache.)

    1. Princípio da extensão: Deve-se localizar os fatos estudados, determinando-lhes a área geográfica. (Ratzel.)

    5. Princípio da atividade: O fato tem caráter dinâmico, daí a necessidade do conhecimento do passado, para a exploração do presente e previsão de sua evolução futura. (Brunhes.)

    3. Princípio da causalidade:Deve-se buscar as causas e examinar as possíveis consequências dos fatos examinados. (Humboldt.)

    4. Princípio da conexidade ou interação: É preciso identificar as relações locais e interlocais, pois os fatos nunca estão isolados, e sim ligados entre si. (Brunhes.)