SóProvas


ID
3353269
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Roque - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na escola municipal em que trabalha Sueli, secretária de escola, matrículas são admitidas mediante existência de vaga e cumprimento das seguintes etapas: 1. requerimento assinado pelo aluno (quando maior de 18 anos) e/ ou por seu responsável legal e 2. mediante a entrega da documentação, que deverá ser arquivada em prontuário próprio: Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento, conforme o caso; Cópia do RG do aluno, caso o possua; Cópia de comprovante de endereço ou declaração. A mãe de uma criança de 07 anos, que nunca frequentou escola, solicitou vaga na 1a série do ensino fundamental e não apresentou cópia da certidão de nascimento ou do RG da criança, alegando que sua filha nunca teve esses documentos. Em uma situação como essa, a secretária escolar deverá

Alternativas
Comentários
  • Efetuar a matricula notificando o conselho tutelar, o juiz da comarca e o representante do Ministério Público.

    Responder

  • Mesmo que sem o documento, deve-se matricular o aluno, e nada de provisoriamente. Contudo, há a obrigatoriedade de comunicar o conselho tutelar, o juiz da comarca e o representante do Ministério Público.

    Engraçado. São tantas órgãos que se deve avisar, mas esses, não se preocupam em cobrar dos pais e donos de estabelecimentos, o dever de evitar que crianças e adolescentes fiquem, até de madrugada, vendo seus pais beberem, fumar, bem como terceiros, usarem drogas, quando não, ver, explicitamente, pessoas armadas e brigas em alguns lugares. Mas, a Secretaria precisar informar ao CONSELHO TUTELAR/ JUIZ e ao MP. Quanto hipocrisia.

  • A questão aborda sobre as condições necessárias para a matrícula escolar e quais medidas devem ser adotadas na situação específica apontada pelo enunciado da questão.
    Em uma situação em que a criança não possui o documento de identificação a escola deverá:
    Garantir a matrícula independentemente da Certidão de Nascimento, mas deve se certificar que o aluno seja registrado. Se a família não tiver a certidão, a escola pode solicitar uma segunda via diretamente ou com apoio do Conselho Tutelar. Se não houver registro, a família precisa de ajuda e deverá ser encaminhada ao Conselho Tutelar. Se a criança não tiver documento porque o pai não a reconhece, a escola deve orientar a mãe a ir ao cartório. Ele efetuará o registro e encaminhará a situação à Defensoria Pública ou à Assistência Judiciária. 
    Portanto, a escola deverá efetuar a matrícula notificando o conselho tutelar, o juiz da comarca e o representante do Ministério Público. A alternativa que responde a questão é a letra E. 
    Gabarito do professor: E