SóProvas


ID
3353938
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Pará de Minas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em um contexto de relações interativas entre os interlocutores de uma carta pessoal, o remetente está engajado no papel de produzir o texto, de cuja elaboração possui o controle, e o destinatário completa, pela prática de leitura, o circuito comunicativo, projetado pela situação comunicativa.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Org.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012, p. 107 (Adaptação).


Pode-se afirmar, corretamente, de acordo com o texto, que há:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito da questão é letra:D

    A questão buscou a assertiva mais coerente com o texto.

  • d) possibilidade de ocorrerem oscilações individuais, decorrentes do próprio estilo do remetente e do destinatário, devidas possivelmente ao conteúdo temático.

    O gênero textual da carta está inserido em várias tipologias textuais — expositiva, descritiva, narrativa, etc. Tendo em vista que o trecho fala especificamente de uma carta pessoal, a exposição de fatos é o mais comum. Se você escreve uma carta para alguém, provavelmente não redigirá um texto longo, mas um texto conciso expondo algo, como, por exemplo, como anda a vida onde você vive e, provavelmente, perguntando como anda a vida da pessoa para quem se escreve.

    Dentro dessa realidade, podem ocorrer oscilações individuais. Você pode não conseguir se expressar claramente, criando frases ambíguas. Por outro lado, você pode se expressar muito bem, mas o destinatário pode, por não ter costume de ler, entender algo errado, ou mesmo de ignorar uma parte importante da sua carta.

    Ou seja, a forma como a carta foi escrita e o fato do conteúdo temático abordado ser de entendimento do remetente e do destinatário podem causar oscilações.