SóProvas


ID
3354280
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Pará de Minas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando os conceitos básicos sobre referência, resumo e recensão, bem como suas diferenças e apresentações, relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando esses termos às suas respectivas definições.

COLUNA I
1. Referência
2. Resumo
3. Recensão

COLUNA II
( ) É a representação concisa e seletiva de um texto, ressaltando de forma clara e sintética a natureza do trabalho, seus resultados e conclusões mais importantes e auxilia na seleção de leituras.
( ) Conjunto de elementos que permite a identificação de publicações, no todo ou em parte, os quais são extraídos do documentos e podem ser essenciais ou complementares.
( ) Trabalho de síntese, publicado logo após a edição de uma obra, seu objetivo é servir como veículo de crítica e avaliação.
( ) Podem ser apresentadas em notas de rodapé, ao final do texto ou de capítulo.
( ) Não se confunde com a revisão de literatura, uma vez que se concentra em uma ou em pequeno conjunto de obras, enquanto a revisão de literatura busca fazer uma análise ampla da literatura de uma área ou problema especifico de pesquisa.
( ) Quando não integrar o texto original, deve ser precedido da referência completa do documento; pode ser indicativo, informativo ou crítico.
( ) Deve ser elaborada por especialistas no assunto, obedecer às normas próprias das revistas especializadas em que será publicada e apresentar características de apreciação justa, clareza de exposição, precisão e concisão, para cumprir sua finalidade de auxiliar na seleção de leituras; introduz um quadro de referência mais amplo, comparando, avaliando e criticando a obra.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Conforme França (2009, p. 92 - 94; 152):

    (2) Resumo é a apresentação concisa e seletiva de um texto, ressaltando de forma clara e sintética a natureza do trabalho, seus resultados e conclusões mais importantes, seu valor e originalidade. É importante para os pesquisadores, sobretudo por auxiliar na seleção de leituras.

    (1) Referência é um conjunto de elementos que permite a identificação de publicações, no todo ou em parte. Esses elementos podem ser essenciais ou complementares e são extraídos do documento que estiver sendo referenciado.

    (3) Recensão: Trabalho de síntese, publicado logo após a edição de uma obra, tendo por objetivo servir como veículo de crítica e avaliação.

    (1) As referências também podem ser apresentadas em notas de rodapé (excepcionalmente), ao fim do texto ou de capítulo, antecedendo resumos, resenhas e recensões.

    (3) Não se confunde também com a revisão de literatura, uma vez que a recensão se concentra em uma ou em pequeno conjunto de obras, enquanto a revisão de literatura busca fazer uma análise ampla da literatura de uma área ou problema específico de pesquisa.

    (2) Quando não integrar o texto original, o resumo deverá ser precedido da referência completa do documento resumido. Caracterizam-se como: indicativo, informativo ou crítico.

    (3) A recensão deve ser elaborada por especialistas no assunto, obedecer às normas próprias das revistas especializadas em que será publicada e apresentar características de apreciação justa, clareza de exposição, precisão e concisão, para cumprir sua finalidade de auxiliar na seleção de leituras. [...].  introduz um quadro de referência mais amplo, comparando, avaliando e criticando a obra — sob o ponto de vista pessoal do autor da recensão [...].

    Gab. B

    FRANÇA, Júnia Lessa. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 8.ed. rev. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009. Disponível em: https://lucianabicalho.files.wordpress.com/2014/04/394272junia-lessa-46-2009-manual-normas-8-edicao-revista-miolo1.pdf