SóProvas


ID
3354922
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Pará de Minas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Maus hábitos de higiene e o convívio com solo e água contaminados por agentes causadores de doenças são responsáveis por morbidades comuns em nosso meio.
Analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A higienização de ferimentos com água corrente tratada e sabão é a única forma de prevenção do tétano, inexistindo vacina para essa doença.
( ) A prevenção da leptospirose inclui evitar o contato com água de enxurradas e enchentes e o uso de roupas e calçados impermeáveis em caso de exposição à água possivelmente contaminada.
( ) São medidas de prevenção da ascaridíase: desinfetar alimentos consumidos crus e lavar as mãos com frequência, especialmente após o uso do banheiro e antes das refeições.
( ) A coleta e o destino adequado do lixo podem prevenir a dengue e a chikingunya.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • "A bacteria causadora do tétano, o Clostridium tetani, está presente no ambiente (solo, esterco, superfície de objetos) sob a forma de esporos (formas de resistência). Como não é possível eliminar os esporos da bactéria causadora do tétano do ambiente, para evitar a doença é essencial que todas as pessoas sejam adequadamente vacinadas.

    As vacinas mais comumente utilizadas são:

    Em crianças

    . DTP e DTPa (proteção contra difteria, tétano e coqueluche)

    . DT (proteção contra difteria e tétano)

    Em adultos

    . dT (proteção contra difteria e tétano)

    . ATT (proteção contra o tétano)

    O esquema básico de vacinação na infância começa no primeiro ano de vida. É feito com três doses de DTP (vacina contra tétano, difteria e coqueluche, adequada para crianças), aos dois, quatro e seis meses, seguindo-se de um reforço aos 15 meses e outro entre quatro e seis anos de idade. A partir daí, a cada dez anos, deve ser feito um reforço com dT (vacina contra tétano e difteria, adequada para adultos), para assegurar proteção adequada."

    Fonte: http://www.cva.ufrj.br/informacao/vacinas/dT-pr.html