SóProvas


ID
3355381
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

    A maioria dos estudos científicos são financiados porque alguém acredita que eles podem ajudar a alcançar algum objetivo político, econômico ou religioso. Considere o seguinte dilema: dois biólogos do mesmo departamento, tendo as mesmas habilidades profissionais, candidataram-se a uma bolsa de 1 milhão de dólares para financiar seus projetos de pesquisa atuais. O professor Slughorn quer estudar uma doença que infecta os úberes de vacas, causando uma redução de 10% em sua produção de leite. A professora Sprout quer estudar se as vacas sofrem mentalmente quando são separadas dos bezerros. Presumindo que a quantidade de dinheiro é limitada e que é impossível financiar ambos os projetos de pesquisa, qual dos dois deve ser financiado?
    Não há uma resposta científica para essa pergunta. Há apenas respostas políticas, econômicas e religiosas. No mundo de hoje, é óbvio que Slughorn tem maior chance de obter o dinheiro. Não porque as doenças do úbere sejam cientificamente mais interessantes do que a mentalidade bovina, mas porque a indústria leiteira, que está em posição de se beneficiar da pesquisa, tem mais influência política e econômica do que os defensores dos direitos dos animais.
(Yuval Noah Harari. Sapiensuma breve história da humanidade.
Trad. Janaína Marcoantonio. Porto Alegre, L&PM, 2015. Adaptado)

O autor sustenta a tese de que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Segundo o texto: Não há uma resposta científica para essa pergunta. Há apenas respostas políticas, econômicas e religiosas. No mundo de hoje, é óbvio que Slughorn tem maior chance de obter o dinheiro.

    ? Ou seja, a sustentação é através da política, economia e religião, sem qualquer parâmetro científico.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva b

    a ciência não estabelece os critérios para determinar quais pesquisas devem ser priorizadas.

     Não há uma resposta científica para essa pergunta.

  • Esta questão requer interpretação textual, questão que exige habilidade de deduzir, inferir as ideias que compõem o texto.

    Alternativa (A) incorreta - O autor até menciona que há um interesse por parte de quem financia os projetos científicos porque ajuda nas metas políticas, econômicas ou religiosas; porém, o autor defende não defende essa tese.

    Alternativa (B) correta - O autor sustenta a tese de que a ciência não estabelece critérios para determinar quais pesquisas devem ser priorizadas, tanto que ele afirma no início do 2º parágrafo que não há resposta científica para a pergunta feita no parágrafo anterior.

    Alternativa (C) incorreta - Segundo as ideias do texto, os projetos científicos não são formulados a partir dos interesses pessoais dos pesquisadores, mas de um interesse científico.

    Alternativa (D) incorreta - O autor não defende essa tese, ele apenas expõe sobre a pertinência desses critérios numa avaliação do projeto científico.

    Alternativa (E) incorreta - O autor não sustenta essa afirmação; ao contrário, ele se baseia na questão de que não há um critério no que tange à avaliação dos projetos científicos.

    Gabarito da professora: Letra B.

  • (GABARITO DO PROFESSOR)

    Esta questão requer interpretação textual, questão que exige habilidade de deduzir, inferir as ideias que compõem o texto.

    Alternativa (A) incorreta - O autor até menciona que há um interesse por parte de quem financia os projetos científicos porque ajuda nas metas políticas, econômicas ou religiosas; porém, o autor defende não defende essa tese.

    Alternativa (B) correta - O autor sustenta a tese de que a ciência não estabelece critérios para determinar quais pesquisas devem ser priorizadas, tanto que ele afirma no início do 2º parágrafo que não há resposta científica para a pergunta feita no parágrafo anterior.

    Alternativa (C) incorreta - Segundo as ideias do texto, os projetos científicos não são formulados a partir dos interesses pessoais dos pesquisadores, mas de um interesse científico.

    Alternativa (D) incorreta - O autor não defende essa tese, ele apenas expõe sobre a pertinência desses critérios numa avaliação do projeto científico.

    Alternativa (E) incorreta - O autor não sustenta essa afirmação; ao contrário, ele se baseia na questão de que não há um critério no que tange à avaliação dos projetos científicos.

    Gabarito da professora: Letra B.

  • Que texto bom em, questão melhor ainda