SóProvas


ID
3355591
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma comparação que ajuda a entender o ponto de vista de quem critica a meritocracia como sistema de seleção e também por que ela tem relação com a desigualdade é que o mercado de trabalho funciona como uma competição para a qual o participante começa a se preparar desde a infância. As pessoas acumulam capital humano, termo usado por economistas para denominar o conjunto de capacidades, competências e atributos de personalidade que favorecem a produção de trabalho. Para isso, contam com três recursos: os privados, os públicos e seus próprios talentos – daí a importância da educação. Como os recursos públicos e, principalmente, os privados não são os mesmos para todos, ao observar somente o final da corrida, vê-se que o sistema privilegia poucos.

(Marília Marasciulo, “Como a meritocracia contribui para a desigualdade”. Galileu. https://revistagalileu.globo.com. Adaptado)

De acordo com o texto, a meritocracia tem relação com a desigualdade porque

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Segundo as três últimas linhas do texto: Para isso, contam com três recursos: os privados, os públicos e seus próprios talentos ? daí a importância da educação. Como os recursos públicos e, principalmente, os privados não são os mesmos para todos, ao observar somente o final da corrida, vê-se que o sistema privilegia poucos.

    ? a distribuição dos recursos não é equânime (=igual) na sociedade, de tal forma que o acúmulo de capital humano ocorre de forma distinta entre os indivíduos.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva C

    a distribuição dos recursos não é equânime na sociedade, de tal forma que o acúmulo de capital humano ocorre de forma distinta entre os indivíduos.

  • A meritocracia começou a ser desenvolvida nos textos de John Locke. Logo em seguida, Rousseau já criticava as proposições de John Locke, indicando que os homens partem de pontos de partida diferentes, não possuem o mesmo tipo de recursos a sua disposição, etc.

    Ao fim e ao cabo, a meritocracia é uma ideologia que serva para justificar a manutenção de acumulação de riquezas, privilégios, etc.

    Não é de todo errado que ocorra competição dentro da sociedade, mas isso não pode justificar níveis de desigualdade que são desproprocionais, aviltantes a dignidade das pessoas.

  • Expliquem "fuck".

  • Alguém sabe pq não pode ser a 'b'?