GAB-D
da diluição dos componentes químicos de sabão e detergentes lançados na água em cidades da região metropolitana de São Paulo.
a espuma é resultado dos produtos químicos, especialmente detergentes e sabão em pó, que são despejados junto com o esgoto, em municípios da Grande São Paulo cortados pelo Tietê. O produto emana um gás que é tóxico e causa irritação na garganta.
Essa espuma é o resultado do aumento do volume do rio depois de um longo período de estiagem. Com a chuva dos últimos dias na capital paulista, a água que segue em direção ao interior do estado e traz os resíduos de detergentes e materiais despejados no rio sem tratamento.
CONFIA NO PAI.
CHEGUEI PARA RESOLVER TUDO, PARA DESCOMPLICAR A GEOGRAFIA.
GAB-D
A questão acima tem como tema o problema ambiental que ocorreu no Rio Tietê, onde ocorreu uma grande concentração de espuma branca no leito e nas margens do rio, após um grande volume de chuvas na cidade citada - Salto (SP) -.
Trata-se de um processo de alteração química que ocorreu no leito do rio, e nesse sentido, o candidato considerar isso para indicar a alternativa que justifica a presença dessa espuma nesse trecho do Tietê
Feita a explicação prévia do que é pedido na questão, vamos analisar as alternativas abaixo:
Letra A - Incorreta, pois a impermeabilização das áreas verdes da Região Metropolitana de São Paulo por onde passa o rio, pode causar a aceleração de seu fluxo de água e pode intensificar o processo de inundação das margens do Tietê. Como não é o problema apontado na notícia contida no enunciado, a Letra A não é o gabarito da questão.
Letra B - Incorreta, pois a retirada de cobertura vegetal pode causar também a inundação das margens do Rio Tietê e a aceleração do assoreamento do rio, causado pelo acúmulo de sedimentos no leito do curso hídrico que pode levar à diminuição de seu volume de água.
Letra C - Incorreta, pois o manejo inadequado de manejos, efluentes e resíduos das atividades de postos de combustíveis, podem causar o aumento da concentração de dióxido de enxofre e levar a uma mudança da coloração do rio, que não foi o que aconteceu no Tietê.
Letra D - Correta, pois a espuma presente no leito do rio foi causado pelo despejo e acúmulo de componentes químicos e detergentes lançados na água em cidades da região metropolitana de São Paulo. Com o aumento das chuvas, houve uma mistura entre esses elementos químicos e o acúmulo de água no Tietê, levando a formação de grandes camadas de espumas no rio.
Letra E - Incorreta, pois atividades de limpeza e lavagem de ruas e avenidas não utilizam um volume de água tão grande capaz de causar esse impacto no Rio Tietê.
Gabarito da questão: Letra D.