SóProvas


ID
3356374
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Sapucaia do Sul - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Protocolo de Kyoto é um compromisso internacional entre os países que complementam a Organização das Nações Unidas (ONU), consolidando o objetivo de se diminuir a emissão de gases impactantes do efeito estufa e o consequente aquecimento global. Escrito e ratificado em Kyoto (Japão), em 1997, o Protocolo criou diretrizes para mitigar o impacto dos problemas ambientais causados pelos arquétipos desenvolvimentistas industriais e de consumo vigentes no planeta. A partir disso, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra D, eua não participou do protocolo

  • Letra D, eua não participou do protocolo

  • ESTADOS UNIDOS = É EXTREMAMENTE CAPITALISTA.

    GABARITO= D

  • Crítica em relação alternativa D.

    Mas China é um pais em desenvolvimento? Pois segundo estes dizeres, não: "

    O país, atualmente, possui a segunda maior economia e é o mais populoso do planeta."

    https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/china

  • Quem fez essa questão tirou desse site aqui:

     constitui um tratado complementar à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, definindo metas de redução de emissões para os países desenvolvidos e os que, à época, apresentavam economia em transição para o capitalismo, considerados os responsáveis históricos pela mudança atual do clima.

    Criado em 1997, o Protocolo entrou em vigor no dia 16 de fevereiro de 2005, logo após o atendimento às condições que exigiam a ratificação por, no mínimo, 55% do total de países-membros da Convenção e que fossem responsáveis por, pelo menos, 55% do total das emissões de 1990.

    Durante o primeiro período de compromisso, entre 2008-2012, 37 países industrializados e a Comunidade Europeia comprometeram-se a reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) para uma média de 5% em relação aos níveis de 1990.

    Mecanismo de Desenvolvimento Limpo

    De forma a auxiliar os países desenvolvidos e os de economia em transição para o capitalismo – conhecidos tecnicamente como Países Anexo I - a cumprirem suas metas de redução ou limitação de emissões, o Protocolo de Quioto contemplou três mecanismos de flexibilização:  e  Esse último é o único a permitir a participação dos países em desenvolvimento – chamados tecnicamente de Partes não-Anexo I.

    outro site:

    As assinaturas começaram a ser colhidas em 1998, mas o Protocolo só entrou em vigor em 2004, após a aceitação e ratificação da Rússia. Isso ocorreu porque, para entrar em vigor, o Protocolo precisava ser ratificado por pelo menos 55 países que, juntos, representassem, no mínimo, 55% das emissões de gases feitas em 1990... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/protocolo-de-kyoto-paises-se-comprometeram-a-reduzir-emissao-de-gases.htm?cmpid=copiaecola

    Atualmente, 175 países já assinaram e ratificaram o documento, mas os Estados Unidos, maior emissor de dióxido de carbono do mundo (36,1%), se opuseram ao Protocolo de Kyoto, afirmando que a implantação das metas prejudicaria a economia do país.... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/protocolo-de-kyoto-paises-se-comprometeram-a-reduzir-emissao-de-gases.htm?cmpid=copiaecola

  • Nunca que os EUA, maior potência econômica e capitalista do mundo, vão está preocupados com o clima.

  • Não é atoa que EUA saiu do Acordo de Paris

  • a) ITEM CORRETO.

    b) ITEM CORRETO.

    c) ITEM CORRETO.

    d) Os Estados Unidos, por causa de suas atividades econômicas, não foram grandes entusiastas de primeira hora do Protocolo de Kyoto. ITEM INCORRETO.

    e) ITEM CORRETO.

    Resposta: D

  • Segue artigo atualizado:

    Art. 116 - Antes de passar em julgado a sentença final, a prescrição não corre:     

        I - enquanto não resolvida, em outro processo, questão de que dependa o reconhecimento da existência do crime;

    II - enquanto o agente cumpre pena no exterior;             

    III - na pendência de embargos de declaração ou de recursos aos Tribunais Superiores, quando inadmissíveis; e            

    IV - enquanto não cumprido ou não rescindido o acordo de não persecução penal.            

           Parágrafo único - Depois de passada em julgado a sentença condenatória, a prescrição não corre durante o tempo em que o condenado está preso por outro motivo.