SóProvas



Questões de Aquecimento global


ID
516526
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto a seguir:

“Os cientistas já sabem que, na pior das hipóteses, a temperatura na América do Sul subirá entre 2º C e 6º C – limitar as emissões de gases reduz o problema para entre 1º C e 4º C. A maior complicação é calcular como esse calor vai interferir no regime de chuvas no Brasil: cada programa de computador dá um resultado diferente do outro. Mas tirando uma média entre as previsões, os cientistas conseguem ter uma idéia razoável de como ficarão o clima e os ecossistemas por aqui. A tendência é que uma vegetação substitua a outra” (...).

Extraído de “O fim está próximo” In: revista Super Interessante. Edição 218. São Paulo: Editora Moderna, 2005.

Considerando as repercussões do aquecimento global sobre a dinâmica climática brasileira e sobre os domínios vegetais brasileiros, analise as afirmativas que se seguem.

I – Uma redução significativa das chuvas de verão nas áreas de Cerrado, tornaria o seu regime de chuvas semelhante ao da Caatinga.

II – Mesmo com o aumento da temperatura nos moldes esperados, dificilmente a Caatinga assumiria feições de deserto ou semi-deserto, pois a Caatinga é pouco suscetível ao processo de desertificação.

III – Com o aquecimento, o índice de evaporação no Atlântico Sul aumentaria e, por conseguinte, na região Sul do Brasil as chuvas também aumentariam, uma vez que grande parte da umidade dessa região vem da massa tropical atlântica.

IV – Na Amazônia, a porção que ficaria com o clima mais seco seria a Ocidental, uma vez que é nessa porção que a floresta já sofreu maior devastação.

Assinale a única alternativa que lista todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • I - Pluviosidade média anual do Cerrado (800 a 1600 mm). Pluviosidade média anual da Caatinga (300 a 800 mm). Lembrando que, durante o verão, por influência da Massa Equatorial Continental é quando temos mais chuvas na região do cerrado. Então, diminuiria significativamente o regime de chuva, podendo se igualar ao da Caatinga. Verdadeiro.

    II- Desertificação é o processo de degradação dos solos pela seca excessiva e pela rápida perda de nutrientes, resultando na formação de uma paisagem correspondente à dos desertos. É importante destacar que esse fenômeno ocorre em regiões de clima árido, semiárido e subúmido, onde o processo de evaporação é superior ao de precipitação. Falso. fonte: brasilescola.com

    III - A Massa Tropical Atlântica, com características quente e úmida, é responsável por levar essa parte da umidade à região sul. Portanto, aumentando sua evaporação, consequentemente aumentará a quantidade umidade que ela carrega. Verdadeiro.

    IV - Lembrem-se do "Arco de Desmatamento" que acompanha a fronteira agrícola que se localiza ao sul e sudeste da Amazônia. Falso.


ID
522196
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Devido ao aquecimento global e à conseqüente diminuição da cobertura de gelo no Ártico, aumenta a distância que os ursos polares precisam nadar para encontrar alimentos. Apesar de exímios nadadores, eles acabam morrendo afogados devido ao cansaço.

A situação descrita acima

Alternativas
Comentários
  • A alternativa (A) está incorreta porque não se trata da mera interrupção da cadeia alimentar, mas da possibilidade de extinção de uma espécie em razão do aquecimento global.

    A alternativa (B) está correta. O caso dos ursos polares é apenas um dentre diversos outros de ameaça à biodiversidade que o aquecimento global pode gerar em um futuro próximo.

    A alternativa (C) está incorreta, pois o aquecimento global é mais propício a gerar extinção de espécies do que surgimento.

    A alternativa (D) está incorreta, pois o texto não trata da importância das regiões frias para o restante da Terra, mas, sim, das consequências negativas que essas regiões têm sofrido em virtude da ação humana principalmente em lugares distantes do polo.

    A alternativa (E) está incorreta, pois o texto trata justamente da dificuldade de adaptação das espécies às consequências causadas pelo aquecimento global, e não da facilidade de adaptação.


  • Ajudou muito essa explicação, gostei.  

  • Ao meu ver esse "rapidamente" na letra E  deixa ela mais errada ainda. Pois qualquer ser vivo pode se adaptar mas, leva tempo.

  • E o que falar da letra C? Questão sem nexo...

  • Da para confundir a A e a B pois se for parar para analisar a A é consequencia da B porque o AQUECIMENTO GLOBAL está relacionada com a VARIAÇÃO CLIMÁTICA logo essa VARIAÇÃO CLIMÁTICA acarreta PREJUÍZOS para a BIODIVERSIDADE no ártico e quais são esses prejuízos?? A INTERRUPÇÃO DA CADEIA ALIMENTAR NO ÁRTICO com o exemplo do urso que o texto deu!! 

  • Como o ENEM em 2007 era too easy

  • Gabarito letra B

    Aqueles que assim como eu ficou em dúvida entre as letras A e B ... a questão não dá enfoque ao problema da cadeia alimentar ... ela aborda a situação do Ártico. Foi a lógica que usei para responder a questão.


ID
555466
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PETROQUÍMICA SUAPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os gases de efeito estufa estão entre os principais veículos de impactos ambientais causados na geração de energia, particularmente, na geração de energia elétrica. A carbonização da energia global é uma forma de se verificar o quanto de emissões de carbono uma tecnologia emite ao meio ambiente por unidade de energia. A esse respeito, considere as afirmativas a seguir.
I - O uso da energia proveniente das florestas replantadas possui um balanço líquido de emissões de carbono em torno de zero.
II - O uso da energia proveniente das florestas nativas possui um balanço líquido das emissões de carbono desfavorável.
III - A participação cada vez maior do gás natural na matriz energética não tem reduzido o índice de carbonização global da energia.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • C

    I - O uso da energia proveniente das florestas replantadas possui um balanço líquido de emissões de carbono em torno III - A participação cada vez maior do gás natural na matriz energética não tem reduzido o índice de carbonização global da energia.e zero.

  • I.  ITEM CORRETO.

    II. O uso da energia proveniente das florestas nativas possui um balanço líquido das emissões de carbono FAVORÁVEL. ITEM INCORRETO.

    III. ITEM CORRETO.

    Resposta: C


ID
655225
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais prevêem aumento da temperatura na Região Norte e deslocamento de chuvas para o Centro-Oeste, em função do aquecimento global, que acarretariam, respectivamente,

Alternativas

ID
673996
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O aquecimento global é o maior, mas não é o único responsável pelas mudanças climáticas pelas quais o planeta tem passado. Entre esses fenômenos, podemos destacar:

Alternativas

ID
716512
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Tratando-se de assuntos pertinentes às mudanças climáticas, aquecimento global e desenvolvimento sustentável e outros temas relacionados ao equilíbrio global, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • O desenvolvimento sustentável pressupõe, além da preservação da natureza, a possibilidade de desemvolvimento econômico e social, ou seja, o objetivo é permitir que as pessoas possam usufruir dos recursos ambientais sem comprometer as demandas para o futuro.
    O desenvolvimento sustentável não prevê exclusivamente o desenvolvimento econômico, ou a intocabilidade da natureza, mesmo porque não existe impacto zero no uso de recursos naturais.

ID
865237
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa que identifica a Conferência da ONU que pretendeu aprofundar as discussões e propostas favoráveis ao novo mercado verde, com uso de energia limpa, e gerar soluções para a diminuição da poluição. Paralelo a essa Conferência ocorreu a Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental, evento da sociedade civil para debater temas relacionados às causas estruturais da crise ambiental e ecológica.

Alternativas
Comentários
  • A Conferência Rio 92 visava mais a lançar discussões sobre o desenvolvimento sustentável do que aprofundá-las. Em 1992, o tema ainda era relativamente novo no âmbito intergovernamental, embora cientistas e sociedade civil já discutissem a questão ambiental há mais tempo. A alternativa (A) está incorreta.

    A alternativa (B) está correta. A Rio + 20 tinha o objetivo de aprofundar as discussões sobre desenvolvimento sustentável iniciadas 20 anos antes durante a Eco 92.

    A alternativa (C) está incorreta. Os objetivos do Milênio da ONU foram lançados em 2000 e não se limitam à questão ambiental, incluindo, também, os seguintes temas: miséria; educação; mortalidade infantil; igualdade de gênero; saúde da gestante; combate à AIDS, malária e outra doenças; e desenvolvimento. 

    A alternativa (D) está incorreta, pois o Protocolo de Quioto se refere a um tratado por meio do qual os Estados se comprometeram a tomar atitudes para amenizar as mudanças climáticas no planeta, prevendo compromissos para a redução de emissão de gases de efeito estufa.

    A alternativa (E) está incorreta, pois a Conferência de Estocolmo, embora tenha sido o primeiro passo no sentido de se estabelecer um regime internacional do meio ambiente, não teve muitos resultados práticos nem aprofundou discussões sobre o tema. 



ID
1190755
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A questão ambiental vem dominando o noticiário, tendo em vista a divulgação de dados sobre o aquecimento global. Sobre essa temática e sua influência no território brasileiro, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a C seria plausivel..pq devido ao aquecimento muitas calotas de gelos estão derretendo. Isto ja se pode ver em mapas geograficos a diminuição das geleiras polares

  • Acredito que a letra C esteja errada pois a pergunta fala em "território brasileiro"... geleira polar não é em território brasileiro

  • O erro da questão está no território Brasileiro.

  • Gostaria de saber qual bioma brasileiro é atingido pelo aquecimento global. Questao confusa.

  • a) O aquecimento global pode ser considerado um fenômeno natural. ITEM INCORRETO.

    b) A Amazônia sofre bastante com o aquecimento global, pois este fenômeno pode acarretar na diminuição da biodiversidade, por exemplo. ITEM INCORRETO.

    c) Como o próprio nome diz, o aquecimento global tem alcance em todo o planeta. As calotas polares que derretem, por exemplo, influenciam o nível do mar em todo o mundo. ITEM INCORRETO.

    d) ITEM CORRETO.

    Resposta: D

  • Questão com vários gabaritos ...


ID
1441234
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O aquecimento do ar atmosférico, entre outros fatores, é feito por meio da reflexão dos raios solares pela superfície.

A análise do albedo é importante para mensurar esse aquecimento, que varia de superfície para superfície. A relação correta entre albedo, absorção dos raios solares, aquecimento e irradiação solar é:

Alternativas
Comentários
  • Albedo, ou coeficiente de reflexão, derivado do termo latino albedo(brancura ou luz solar refletida, a partir de albus, branco), é a refletividade difusa ou poder de reflexão de uma superfície. Ela é a razão entre a radiação refletida pela superfície e a radiação incidente sobre ela.

    Albedo – Wikipédia, a enciclopédia livre

  • Gabarito : E

  • D. Quanto maior o albedo, menor a absorção dos raios solares, menor o aquecimento e, consequentemente, maior a irradiação de calor (para que o calor seja irradiado, primeiramente ele deve ser absorvido)

    E. Quanto menor o albedo, maior a absorção dos raios solares, maior o aquecimento e, consequentemente, maior a irradiação de calor.


ID
1694074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito de tempo e clima, julgue os itens a seguir.

A afirmação “o aquecimento global deverá elevar a temperatura média da superfície da Terra em até cinco graus Celsius nos próximos anos" está relacionada ao conceito de clima.


Alternativas
Comentários
  • O que é Clima:

    Clima é a sucessão de diferentes estados do tempo que se repetem e se sucedem na atmosfera ao longo do ano em determinada região.  Para saber qual o clima de um lugar, é necessário fazer observações do tempo atmosférico diariamente, durante muitos anos, para verificar a regularidade das combinações dos seus elementos.

    Os elementos que formam o clima são: a temperatura, a pressão atmosférica (corresponde à força provocada pela força do ar), as precipitações (chuva, neve, e granizo) e os ventos.


    Tempo atmosférico

    As condições atmosféricas de um dia determina o tempo atmosférico e não o clima, ou seja, o tempo atmosférico é uma condição passageira dos elementos do clima. Ele varia de um dia para outro ou mesmo de uma hora para outra.  Em dado momento do dia, a temperatura pode se apresentar alta, com o sol brilhando, e em outro pode ocorrer chuva e queda de temperatura.

    As previsões meteorológicas dão ideia da combinação dos elementos do clima em dado momento. Em geral são usadas as expressões: tempo bom, tempo nublado, parcialmente nublado ou tempo chuvoso.

    http://www.significados.com.br/clima/

  • Irá modificar por tempo constante e não momentaneo, ou seja é clima.

  • Gab. Certo

    Os colegas explicaram bem

  • Correto

    Inclusive o acordo de paris visa deixar a temperatura em 2°c

    que tem se elevado em virtude do aquecimento global.


ID
1694110
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação às características de resiliência, equilíbrio e estabilidade, proteção e manejo de ecossistemas, julgue o item que se segue.

As emissões de carbono e a biodiversidade são indicadores não econômicos da resiliência dos ecossistemas. 


Alternativas
Comentários
  • Resiliência é a Capacidade de autorrecuperação após uma perturbação (estresse).

    O Ecossistema tem uma baixa resiliência em neutralizar as emissões de carbono e de recuperar a biodiversidade. Sendo assim são indicadores não econômicos de resiliência dos ecossistemas

  • Aos não assinantes, 

    GABARITO: CERTO

  • ATÉ AGR TENTANDO ENTENDER...

  • tbm

  • As emissões de carbono e a biodiversidade são indicadores não econômicos da resiliência dos ecossistemas. 

    A questão afirma que as emissões de carbono e a biodiversidade são um termômetro para medir se há ou, não equilíbrio (resiliência) ambiental. Pois altos índices de carbono e baixo de biodiversidade, indicaria perturbação ambiental. Sendo assim, uma degradação ambiental e necessitando da intervenção dos órgãos competentes para recuperação.


ID
1742890
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Ártico está na mídia

    Notícias da região do Ártico levantam dados sobre a corrida ao petróleo em suas águas. Nações reclamam parte das riquezas sob o fundo do Oceano Glacial Ártico, enquanto o aquecimento global expõe áreas antes cobertas por gelo, pois a extensão do gelo marítimo no Ártico diminuiu por volta de 14% desde os anos 1970. A mídia destacou que os russos instalaram sua bandeira em turfa submarina e que a guarda costeira americana mapeou o mar de Bering.
(Jessa Gamble. Scientific American Brasil. ed. N.° 4, 2009. Kirstin Dow e
Thomas E. Downing. O Atlas da Mudança Climática, 2007. Adaptados.)

Sobre o assunto tratado no texto, pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
1762579
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Além de ser um recurso renovável, a água é uma das poucas fontes utilizadas para a produção de energia que não contribui para aquecimento global - um dos problemas ambientais mais discutidos na atualidade (ALMEIDA; RIGOLIN, 2013, p. 711). Contudo as hidrelétricas, inclusive as brasileiras, apresentam uma série de desvantagens, entre elas:

Alternativas
Comentários
  • De forma resumida as vantagens e desvantagens da construção de uma usina hidrelétrica são:

    5.1) Vantagens:

    - Baixo custo do megawatt;
    - Forma de energia limpa, sem poluentes;
    - Geração de empregos;
    - Desenvolvimento Econômico;
    - Regulação do curso do rio;
    - Controle de enchentes e secas na região.

    5.2) Desvantagens

    - Desapropriação de terras produtivas pela inundação;
    - Impactos ambientais ( fauna e flora ), perda da vegetação e da fauna terrestres;
    - Impactos sociais ( relocação e desapropriação de moradores );
    - Interferência na migração dos peixes;
    - Alterações na fauna do rio;
    - Perdas de heranças históricas e culturais; alterações em atividades econômicas tradicionais da terra.

    inundam cidades e eliminam heranças históricas

  • energia hidrelétrica é o resultado do aproveitamento do curso dos rios e seus desníveis, usando a força da água (energia potencial) para movimentar turbinas que geram energia mecânica, e é transmitida, por fios, à população em forma de energia elétrica.

    As usinas hidrelétricas no Brasil podem ser classificadas quanto à sua potência para geração de energia, em dois tipos: As que produzem de 1 MW (Megawatt) a 30 MW e possuem reservatório com área menor que 3 km² são classificadas como Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s). Aquelas que produzem mais que 30 MW são classificadas como Grandes Centrais Hidrelétricas (GCH’s).

     

    Vantagens das hidrelétricas

    Apesar do alto custo para a instalação de uma usina hidrelétrica, o preço do seu combustível (a água) é zero. É uma fonte de energia renovável e não emite poluentes, contribuindo assim na luta contra o aquecimento global. E para um país como o Brasil, cortado por imensos rios, torna-se uma fonte de energia vantajosa e altamente sustentável.

     

    Desvantagens

    Apesar de ser uma fonte renovável e não emitir poluentes, as hidrelétricas causam grandeimpacto ambiental e social. Para a instalação desse tipo de usina e construção de barragens, que refreiam o curso dos rios, é necessário o alagamento de grandes áreas. Essa prática acaba acarretando problemas à fauna e flora local, como:

    a destruição da vegetação natural,

    assoreamento do leito dos rios,

    desmoronamento de barreiras,

    extinção de certas espécies de peixes e torna o ambiente propício a transmissão de doenças como malária e esquistossomose.

    Os impactos sociais também são visíveis com o deslocamento das populações ribeirinhas e indígenas, algumas que viviam na região há muitos anos, e são obrigadas a mudar-se por causa do alagamento para a construção dos lagos artificiais. E por serem geralmente construídas distante dos centros de consumo, o processo de transmissão de energia, que dá-se por fios, acaba tornando-se mais caro.

    Quando o nível pluviométrico torna-se menor que o esperado, as hidrelétricas ficam com níveis de água abaixo do requisitado para a produção de energia normal e a geração de energia é transferida para outros tipos de usinas como as termelétricas e nucleares, encarecendo a conta do consumidor.

    E apesar de ser uma fonte limpa de energia, apenas 18% da energia mundial é produzida pelas hidrelétricas, pois a maioria dos países não possuem as condições naturais necessárias para a construção dessas usinas.

  • O erro da questão C é que o gás liberado pela decomposição da vegetação na Usina de Balbina no Amazonas é o metano e não butano.

  •  GABARITO LETRA E.

    e) inundam cidades e eliminam heranças históricas, como no caso das cidades de Remanso, Casa Nova, Sento Sé e Pilão Arcado no estado da Bahia.

  • Confesso que não consigo encontrar erros em todas as alternativas. Cada uma é prejuízo causado dada uma situação específica. Alguem poderia explicar?

     

  • a) Incorreta. Existem poucas evidências de salinização de solos por hidrelétricas, embora alguns cientistas apontem a sua ocorrência. A salinização dos solos geralmente é ocasionada pela irrigação na agricultura sem o seu devido manejo em regiões áridas e semiáridas. Esse problema ambiental tem sido verificado na região do vale do Rio São Francisco, onde se desenvolve a agricultura de frutas tropicais por irrigação.

     

    b) Incorreta. Para criar o reservatório de água utilizado em uma hidrelétrica, é necessário inundar uma área. Costuma-se retirar a vegetação da área a ser inundada, caso contrário, a decomposição se sua vegetação pode liberar gases nocivos na atmosfera, como o CO2, mas não o butano. O gás butano, famoso gás de cozinha, é um derivado do petróleo, não vindo da decomposição de matéria orgânica.

     

    c) Incorreta. Não existe regime de rio lacustre. O termo “lacustre” deriva do latim (lacus) e significa lago. Se é um rio, não pode ser um lago. O regime de um rio é a forma como ele é alimentado, isto é, a origem das águas que o abastecem. Existem diversos tipos de regimes: pluvial (águas das chuvas), níval (derretimento de neves), fluvial (água de outros rios) e glacial (derretimento de geleiras).

     

    d) Incorreta. Hidrelétricas não criam desníveis. Elas são instaladas em locais que possuem desníveis naturais, pois a força da água será maior, propiciando melhor movimentação das turbinas e, consequentemente, mais geração de energia.

     

    e) Correto. Como vimos, a inundação de uma área é necessária para a instalação de uma hidrelétrica. Para determinar a área e como será instalada a hidrelétrica, é necessária a realização de um estudo de impacto ambiental e, posteriormente, de um licenciamento ambiental. Eles visam compreender quais são os possíveis impactos ambientais que podem ser causados, e como podem ser amenizados ou eliminados. Se esse estudo for mal feito, pode ocasionar sérios impactos, como ocorreu no caso de Balbina*. A alternativa deixa a entender que as hidrelétricas, via de regra, inundam cidades. Não é uma regra que hidrelétricas inundam cidades e eliminam heranças históricas. Essa é uma rara exceção, consequência de um planejamento ambiental mal feito, como no caso mencionado pela alternativa: Remanso, Casa Nova, Sento Sé e Pilão Arcado no estado da Bahia. Neste caso em questão, a construção da hidrelétrica de Sobradinho, no Rio São Francisco, na década de 1970, a população dessas cidades foi transferida, e as quatro cidades foram completamente inundadas pelo reservatório da hidrelétrica.

     

    * A usina Hidrelétrica de Balbina está situada no rio Uatumã, no estado do Amazonas. Foi construída durante o regime militar para abastecer primordialmente a cidade de Manaus e a Zona Franca. É considerada a pior usina hidrelétrica do Brasil por ter causado um sério dano ambiental. Para a sua construção, não se retirou a vegetação que ficava na área que seria alagada pelo reservatório da usina.

     

    Fonte: Estratégia Concursos.

  • Confesso que é uma questão complicada, pois o enunciado dar a entender que toda construção de usina vai ter como consequência o alagamento de cidades e isso não é verdade.


ID
1850875
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a matriz energética mundial e seus efeitos nas emissões de gases de estufa, podemos afirmar que
I – a maior parte da geração energética da China está vinculada ao carvão mineral, fato este
que explica os níveis totais de emissões chinesas de gases de estufa superarem largamente os dos EUA.
II - assim como o Brasil, a França apresenta uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, pois ambos os países priorizam a exploração de seus vastos recursos hídricos.
III - apesar de a energia nuclear, que é mais limpa, desempenhar papel de destaque, são os combustíveis fósseis que predominam na matriz energética norte-americana.
IV - embora a energia nuclear esteja entre as matrizes energéticas mais limpas do mundo, a Alemanha lançou, em 2011, um projeto de desativação gradual de todas as centrais nucleares do país.
V - na produção de biocombustíveis, a eficiência energética do milho é bem superior à da cana de açúcar, já que exige uma área plantada bem menor para obter-se a mesma quantidade de energia.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • As afirmativas II e V apresentam erros. Em relação à afirmativa II, a matriz energética na França é a termonuclear. Na verdade, é o país mais dependente da energia nuclear do mundo e o segundo maior produtor, atrás apenas dos Estados Unidos. Depois do acidente nuclear de Fukushima em 2011, no entanto, um debate sobre a segurança deste tipo de indústria foi iniciado no país. Já a afirmativa V, o etanol de cana é considerado um biocombustível avançado e apresenta vantagens comparativas em relação aos demais combustíveis líquidos, sobretudo em relação ao etanol produzido a partir do milho, como alta produtividade e baixo impacto ambiental.
    A resposta correta é a letra D.


  • Fácil até. Você consegue resolver por eliminação.

    Brasil é pobre em energia hidráulica e China precisa nem dizer, as fumaças falarão por ela. Cancela I e II

  • I – a maior parte da geração energética da China está vinculada ao carvão mineral, fato este

    que explica os níveis totais de emissões chinesas de gases de estufa superarem largamente os dos EUA.

    correto:

    países mais poluidores do mundo, segundo o Climate Data Explorer do World Resources Institute:

    II - assim como o Brasil, a França apresenta uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, pois ambos os países priorizam a exploração de seus vastos recursos hídricos.

    errado

    75% de toda a energia gerada em França tem origem em centrais nucleares espalhadas por todo o país. 

    III - apesar de a energia nuclear, que é mais limpa, desempenhar papel de destaque, são os combustíveis fósseis que predominam na matriz energética norte-americana.

    correto

    IV - embora a energia nuclear esteja entre as matrizes energéticas mais limpas do mundo, a Alemanha lançou, em 2011, um projeto de desativação gradual de todas as centrais nucleares do país.

    correto

    Onda de afastamento da produção nuclear

    O governo alemão tomou sua decisão definitiva em 2011 após o desastre de Fukushima, no Japão, quando um terremoto seguido de tsunami gerou o vazamento de materiais radioativos da usina da cidade. ... A primeira usina desativada pelos alemães foi a de Grafenrheinfeld, em 2015.11 de mai. de 2017

    V - na produção de biocombustíveis, a eficiência energética do milho é bem superior à da cana de açúcar, já que exige uma área plantada bem menor para obter-se a mesma quantidade de energia

    errado.

    É no balanço energético que a cana demonstra sua principal superioridade. ... Essa vantagem está relacionada à grande eficiência energética das usinas, que utilizam o bagaço da cana para produzir energia elétrica para consumo próprio e para venda ao Sistema Elétrico Nacional.9 de set. de 2011

    GABARITO:D

    FACEBOOK/ INSTAGRAM: Anderson chagas

    WHATSSAP: (88) 996712477

    CHAMA LÁ!!!

  • Vastos recursos hídricos franceses, serto


ID
1911034
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em junho de 2015, o Papa Francisco tornou pública a encíclica Laudato sí (Louvado sejas), na qual trata do meio ambiente e da atual crise ecológica, conforme trecho a seguir.

48. O ambiente humano e o ambiente natural degradam-se em conjunto; e não podemos enfrentar adequadamente a degradação ambiental, se não prestarmos atenção às causas que têm a ver com a degradação humana e social. De fato, a deterioração do meio ambiente e a da sociedade afetam de modo especial os mais frágeis do planeta: 'Tanto a experiência comum da vida quotidiana como a investigação científica demonstram que os efeitos mais graves de todas as agressões ambientais recaem sobre as pessoas mais pobres'. Por exemplo (...), a poluição da água afeta particularmente os mais pobres que não têm possibilidades de comprar água engarrafada, e a elevação do nível do mar afeta principalmente as populações costeiras mais pobres que não têm para onde se transferir. O impacto dos desequilíbrios atuais manifesta-se também na morte prematura de muitos pobres, nos conflitos gerados pela falta de recursos e em muitos outros problemas que não têm espaço suficiente nas agendas mundiais.

Apud http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/ papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html

No trecho selecionado da encíclica, o papa estabelece

Alternativas
Comentários
  • A. a relação entre a desigualdade social e a fragilidade do equilíbrio ecológico planetário. 



ID
1968757
Banca
FADESP
Órgão
PM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na relação natureza e sociedade no mundo contemporâneo, alguns problemas de ordem ambiental têm revelado a forma descriteriosa de utilização dos recursos existentes, a exemplo da (o)

Alternativas
Comentários
  • Segundo o WWF-Brasil (organização não-governamental, de origem brasileira, que faz a integração em rede mundial de entidades preocupadas com a conservação da natureza),as mudanças climáticas – ou aquecimento global – provocadas por causas antropogênicas, acontecem devido ao excessivo lançamento de gases do efeito estufa (GEEs) na atmosfera, como o dióxido de carbono (CO), provocado principalmente pela queima de combustíveis fósseis. Tais gases quando lançados na atmosfera formam uma espécie de cobertor que vai ficando mais espesso ao passo que há um maior lançamento desses gases e os raios solares que atravessam a camada de ozônio são impedidos de retornar, fazendo com que o planeta vá ficando cada vez mais quente.

    FONTE: http://www.cienciaecultura.ufba.br/agenciadenoticias/opiniao/as-diferentes-causas-das-mudancas-climaticas/

  • Letra B--- Responsáveis pela formação?????


ID
1982476
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O impacto do aquecimento global será “grave, abrangente e irreversível”, segundo um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, na sigla em inglês) divulgado em (31/03/2014).

(http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/03/140331 _ipcc_relatorio_dg.shtml. Adaptado)

Um dos impactos mais conhecidos e temidos do aquecimento global é

Alternativas
Comentários
  • A elevação do nível oceânico é uma preocupação relevante a ser tratada pela ONU. Já que, pode afetar uma grande parte do planeta terra.

  • GAB: E

    a elevação do nível dos oceanos devido ao derretimento das calotas

    RUMO A GLORIOSA PMESP

  • As consequências deste fenômeno são múltiplas, graves e extensas, e são irreversíveis na perspectiva do futuro próximo. Entre as principais contam-se a , destruindo estruturas construídas pelo homem e causando grande perturbação dos  litorâneos terrestres e subaquáticos, com significativo prejuízo para a , e o alagamento em maior ou menos grau de todas as regiões litorâneas do mundo, onde se concentra grande parte da , atingindo com mais intensidade as costas baixas e muitas nações insulares, provocando a perda de terras cultiváveis, ecossistemas e cidades, forçando migrações em massa — que serão inevitáveis —, aumentando a vulnerabilidade a tempestades, gerando insegurança social e alimentar, e salgando aquíferos potáveis, entre outros efeitos. Além disso, a subida do mar interage com numerosas outras ameaças ambientais, amplificando seus impactos negativos e gerando outros.

    Gabarito:E.

  • Rumo a PMSP

  • essa A foi uma piada kkkkkkkkkkkkkkkkkk


ID
2012236
Banca
FADESP
Órgão
PM-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Desde a década de 1970, os problemas ambientais têm sido alvos de frequentes discussões mundiais. O efeito estufa, o aquecimento global, o buraco na camada de ozônio, entre outros, estão entre as maiores preocupações ambientais da humanidade.
Sobre as características dos problemas ambientais, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A destruição de matas, com a queima da biomassa, e os setores de energia que utilizam os combustíveis fósseis são considerados uns dos principais fatores responsáveis pelo aumento do efeito estufa.

  • A hidrelétrica apesar de prejudicar o meio ambiente, é considerada uma fonte de energia limpa.

  • Impactos ambientais é um tema que exige conhecimento de múltiplos conceitos geográficos como geomorfologia, vegetação, hidrografia, atividades econômicas e urbanização. O enunciado cita diversas questões amplamente abordadas pelo noticiário e busca a alternativa correta sobre problemas ambientais.  

    A) Grandes florestas absorvem carbono da atmosfera enquanto que a queima de combustíveis fósseis libera enormes quantidades de gases componentes de efeito estufa intensificando sua ação por todo o globo. Alternativa correta.
    B) Os CFCs estão ligados principalmente a indústria química na produção de gases diversos usados como propelentes de aerossóis e na refrigeração principalmente.
    C) Não há relação entre aquecimento global e o uso do ácido sulfúrico.
    D) Áreas urbanas produzem mais gases de efeito estufa devido à queima de combustíveis fósseis para transportes em geral.  


    Gabarito do professor: A
  • Principais Problemas Ambientais no Brasil


ID
2183725
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“COP-21 termina em acordo histórico contra aquecimento global

Após duas semanas de intensas negociações, a COP-21 (Conferência do Clima da ONU) terminou neste sábado em Paris com um acordo histórico, que pela primeira vez envolve quase todos os países do mundo em um esforço para reduzir as emissões de carbono e conter os efeitos do aquecimento global. O ponto central do chamado Acordo de Paris, que valerá a partir de 2020, é a obrigação de participação de todas as nações - e não apenas países ricos - no combate às mudanças climáticas (...). O objetivo de longo prazo do acordo é manter o aquecimento global ‘muito abaixo de 2ºC ’.” Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/clima/acordo-de-paris-fixa-mecanismos-vinculativos-para-limitar-aumento-a-2-graus,e02f8e0d6b45fdadb4829b608fa2657fpwau5sbz.html (acesso em 19/03/ 2016)

O fato acima revela, pela primeira vez, um compromisso que inclui tanto países ricos como pobres, em reduzir as emissões dos gases responsáveis pelo agravamento do aquecimento global. Caso a meta não seja atingida, uma das consequências, abaixo, é discordante das previsões mais pessimistas sobre a questão do aquecimento global:

Alternativas
Comentários
  • é discordante das previsões mais pessimistas sobre a questão do aquecimento global:

    (C) recuperação da fauna e flora originais do planeta

  • A questão quer saber o que NÃO acontecerá caso o aquecimento global aumente.

    a) ITEM CORRETO. Este é um fenômeno que provavelmente irá acontecer.

    b) ITEM CORRETO. Este é um fenômeno que provavelmente irá acontecer.

    c) ITEM INCORRETO. Este é um fenômeno que provavelmente NÃO irá acontecer. É o contrário, com o aquecimento global, haverá diminuição da biodiversidade do planeta.

    d) ITEM CORRETO. Este é um fenômeno que provavelmente irá acontecer.

    Resposta: C


ID
2501128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      Foi a partir da realização da Conferência Eco 92, da qual resultou o Tratado de Quioto (em 1997), que a busca por energia menos poluente e renovável tornou-se uma prioridade em alguns países, como a China e o Japão, que passaram a adicionar álcool (etanol anidro) à gasolina, na busca de diminuir o uso do petróleo e a emissão de monóxido de carbono, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa. A partir daí, iniciou-se uma fase de preocupação mundial pela proteção ambiental, por meio da criação de políticas e acordos internacionais, principalmente no que se refere ao aquecimento global.

Lara C.G. Ferreira. As paisagens regionais da microrregião Ceres (GO) – das colônias agrícolas nacionais ao agronegócio sucroenergético. Brasília, Tese de Doutorado, UnB, 2016.

Tendo o texto anterior como referência inicial e considerando os múltiplos temas por ele evocados, julgue (C ou E) o item a seguir.


O aquecimento global vem ganhando importância na agenda internacional de negociações, devido à alarmante situação decorrente do aumento gradativo da temperatura média da superfície terrestre responsável pela intensificação do efeito estufa, fenômeno provocado pela concentração de gases como o dióxido de carbono, o ozônio, o metano e o óxido nitroso na atmosfera.

Alternativas
Comentários
  • Questão anulada pelo Cespe (com gabarito preliminar de C), com a seguinte justificativa: "O fato de, na redação do item, se estabelecer uma relação de causa e efeito referente ao aumento gradativo da temperatura média da superfície terrestre e a intensificação do efeito estufa prejudicou seu julgamento objetivo."

    http://www.cespe.unb.br/concursos/irbr_17_diplomacia/arquivos/IRBR_17_DIPLOMACIA_JUSTIFIVATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO.PDF

    http://www.cespe.unb.br/concursos/irbr_17_diplomacia/arquivos/327_IRBR_001_01.PDF

     

     

  • A questão seria errada não? O efeito estufa que é responsável pelo aumendo gradual, não o contrário.

  • A concentração de ozônio não intensifica o efeito estufa.

  • De fato, é a presença desses gases na atmosfera o que torna a Terra habitável, pois, caso não existissem naturalmente, a temperatura média do planeta seria muito baixa, da ordem de 18ºC negativos. A troca de energia entre a superfície e a atmosfera mantém as atuais condições, que proporcionam uma temperatura média global, próxima à superfície, de 14ºC.

    Quando existe um balanço entre a energia solar incidente e a energia refletida na forma de calor pela superfície terrestre, o clima se mantém praticamente inalterado. Entretanto, o balanço de energia pode ser alterado de várias formas: (1) pela mudança na quantidade de energia que chega à superfície terrestre; (2) pela mudança na órbita da Terra ou do próprio Sol; (3) pela mudança na quantidade de energia que chega à superfície terrestre e é refletida de volta ao espaço, devido à presença de nuvens ou de partículas na atmosfera (também chamadas de aerossóis, que resultam de queimadas, por exemplo); e, finalmente, (4) graças à alteração na quantidade de energia de maiores comprimentos de onda refletida de volta ao espaço, devido a mudanças na concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.

    Essas mudanças na concentração de gases de efeito estufa na atmosfera estão ocorrendo em função do aumento insustentável das emissões antrópicas desses gases.

    Há quatro principais gases de efeito estufa (GEE), além de duas famílias de gases, regulados pelo Protocolo de Quioto:

    - O dióxido de carbono (CO2) é o mais abundante dos GEE, sendo emitido como resultado de inúmeras atividades humanas como, por exemplo, por meio do uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) e também com a mudança no uso da terra. A quantidade de dióxido de carbono na atmosfera aumentou 35% desde a era industrial, e este aumento deve-se a atividades humanas, principalmente pela queima de combustíveis fósseis e remoção de florestas. O CO2 é utilizado como referência para classificar o poder de aquecimento global dos demais gases de efeito estufa;

    - O gás metano (CH4) é produzido pela decomposição da matéria orgânica, sendo encontrado geralmente em aterros sanitários, lixões e reservatórios de hidrelétricas (em maior ou menor grau, dependendo do uso da terra anterior à construção do reservatório) e também pela criação de gado e cultivo de arroz. Com poder de aquecimento global 21 vezes maior que o dióxido de carbono;

    - O óxido nitroso (N2O) cujas emissões resultam, entre outros, do tratamento de dejetos animais, do uso de fertilizantes, da queima de combustíveis fósseis e de alguns processos industriais, possui um poder de aquecimento global 310 vezes maior que o CO2;

    - O hexafluoreto de enxofre (SF6) é utilizado principalmente como isolante térmico e condutor de calor; gás com o maior poder de aquecimento, é 23.900 vezes mais ativo no efeito estufa do que o CO2;

  • Gostaria de fazer uma correção com relação ao comentário da Ana Paula. Na verdade não é o CO2 o GEE mais abundante e sim o vapor d'água que não foi mencionado, que estima-se ser responsável por quase 50% do efeito. O CO2 é o segundo mais abundante e estima-se ser responsável por 20% do efeito estufa.

    Fonte: https://cienciaeclima.com.br/gas-de-efeito-estufa/

    https://www.nasa.gov/topics/earth/features/vapor_warming.html


ID
2816350
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia atentamente o seguinte excerto: “Em resumo, a variabilidade natural do Clima não permite afirmar que o aquecimento de 0,7 °C seja decorrente da intensificação do efeito-estufa causada pelas atividades humanas, ou mesmo que essa tendência de aquecimento persistirá nas próximas décadas, como sugerem as projeções produzidas pelo Relatório da Quarta Avaliação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). A aparente consistência entre os registros históricos e as previsões dos modelos não significa que o aquecimento esteja ocorrendo”.

Molion, L. C. B. Desmistificando o aquecimento global. Disponível em: http://www.icat.ufal.br/laboratorio/clima/data/uploads/pdf/ molion_desmist.pdf


Grande parte da discussão sobre o aquecimento do planeta Terra envolve grupos de cientistas com ideias antagônicas. Analisando o texto, percebe-se o questionamento da ideia de aquecimento global antropogênico. Essa hipótese, segundo o excerto, fundamenta-se

Alternativas
Comentários
  • Alguns pesquisadores dizem que o EFEITO ESTUFA é natural e devido a isso é normal o aquecimento da terra, no entanto, outros dizem que apesar de ser natural, a ação do homem contribuí demais para a aceleração e o aumento desse efeito.


ID
2864809
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A evolução nas condições de vida da civilização acelerou o crescimento demográfico no globo, causando pressão significativa sobre a demanda de recursos naturais e alterando as condições ambientais.


Internet: <www2.ana.gov.br>.


Acerca da temática abordada no texto acima e de temas correlatos, julgue o item subsequente.


Há consenso, na comunidade científica internacional, sobre as causas do aquecimento global e também de que a temperatura aumentará no século XXI.

Alternativas
Comentários
  • (E)

    Não há CONSENSO  acerca do conteúdo de geografia.


    FAVOR NÃO ACABAR COM A VERSÃO ANTIGA DO QC

  • Inacreditavelmente ainda não há consenso.

  • O único consenso múltuo que existe na face da terra é a certeza da morte.

  • GABARITO: ERRADO

    Existe, entre os especialistas, consenso de que o aquecimento global é real. Todavia, há uma discussão acerca de qual é a contribuição humana para o mesmo, visto que se trata de um processo natural de nosso planeta.

  • A ideia de que a ação humana é responsável pelo aquecimento global não é unanimemente aceita pela comunidade científica.

    A ala dos estudiosos ambientais chamada de cética afirma que as variações de temperatura são naturais da dinâmica da Terra. Estes cientistas defendem que o nosso planeta, em outros momentos, já esteve bem mais quente que na atualidade e também bem mais frio, como nas glaciações (eras do gelo).

    Resposta: E


ID
3015139
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.

“Um dos dilemas básicos do mundo contemporâneo é a problemática ecológica, especialmente o aquecimento global e seus desdobramentos imprevisíveis, que coloca em primeiro plano a consciência global das questões ambientais e, consequentemente, o questionamento do atual modelo social, especialmente em seu padrão econômico-energético e tecnológico”.
Haesbaert, Rogério. Globalização e Fragmentação no Mundo Contemporâneo. Niterói: Eduff, 2013.

A relação entre a globalização e a problemática ecológica se insere como conteúdo no primeiro ciclo do ensino fundamental. Com relação aos temas de estudo que os professores de Geografia devem abordar nesse ciclo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) As questões relativas à presença e ao papel da natureza e sua relação com a ação dos indivíduos e da sociedade.
( ) As transformações que a natureza sofre por causa de atividades econômicas e que se expressam de diferentes maneiras no meio em que os alunos estão inseridos.
( ) A análise da conjuntura econômica e política do país e do mundo em sua relação com os processos dinâmicos da natureza atuantes ao longo do tempo e em variadas escalas.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • D

    V – V – F

  • Pq a última ta errada?

  • Particularmente, achei a letra C verdadeira. Entretanto, que bom não ter as 3 opções V, se não era certo marcar.

  • A Globalização pode ser entendida como um processo de intensificação das trocas em escala global que só se tornou possível após o surgimento de um mundo profundamente modificado conhecido como meio-técnico-científico-informacional. Este processo deve ser entendido através de suas feições tecnológicas, geopolíticas, econômicas, culturais e ambientais que devem ser estudadas levando em consideração toda sua complexidade. Sobre a relação entre globalização e meio ambiente, julgamos as afirmativas:

    I - Delimitar as primeiras noções da relação sociedade e natureza é um dos grandes objetivos do primeiro ciclo do ensino fundamental para Geografia.

    II - Esta relação é estudada com ênfase nas alterações antrópicas sobre ambientes naturais e os impactos ambientais decorrentes disso.

    III -  Este objetivo é mais adequado ao ensino médio, dada a sua alta complexidade. 



    GABARITO DO PROFESSOR: D



     

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.

  • falar sobre economia e política mundial para alunos do ensino básico não é sensato ... só analisar melhor

ID
3105076
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Buritizal - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A perspectiva do aquecimento global preocupa especialistas de várias áreas das ciências em razão das implicações que pode trazer, em especial, aumentando a escala dos problemas ambientais produzidos pelas sociedades humanas, como o aumento de períodos de chuva intensa nas regiões tropicais úmidas. É possível antecipar problemas nas áreas em que a cobertura vegetal e o uso da terra apresentam grau fraco na proteção do solo. Essa condição está presente em

Alternativas
Comentários
  • As enchentes são fenômenos que podem ser promovidos por fatores naturais ou por consequência das atividades humanas. Esse processo é desencadeado quando um leito natural (lago, rio, córrego) recebe um volume de água superior ao que pode suportar, resultando em transbordamentos.

    Elucide que, nas cidades, as enchentes são uma consequência da ausência de planejamento urbano, entre os principais fatores estão:

    - Ocupação de áreas inadequadas.

    - Impermeabilização do solo (asfaltamento).

    - Remoção da mata ciliar. -> mata ciliar é uma proteção natural contra o assoreamento. Sem ela faz com que a água da chuva escoe sobre a superfície, não permitindo sua infiltração e armazenamento no lençol freático.

    - Desmatamentos.

    Gabarito ( E )

    Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.

  • GAB-E

    áreas desmatadas recentes e agricultura de ciclo curto (milho, soja).

    Meu carro não anda, ele desfila.

    CONTINUE ESTUDANDO!!


ID
3200980
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O efeito estufa é um processo natural intensificado pela ação antrópica. Ele consiste na manutenção equilibrada da temperatura do planeta, temperatura esta ideal para as diversas formas de vida existentes. Assim, o efeito estufa é um fenômeno natural imprescindível para a vida no planeta. É ele que mantém a Terra aquecida ao impedir que os raios solares sejam refletidos para os espaço e que perca seu calor.

II. As escolas são espaços organizados propostos para o ensino e a aprendizagem. Devido a escola não ser capaz de prover conhecimento ao estudante, muitos sistemas de ensino propõem estratégias alternativas de ensino, como a educação rural ou a educação indígena, os quais proíbem a realização de atividades lúdicas em sala de aula.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB-B


ID
3355024
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Pará de Minas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O século XXI é pautado por discussões sobre os impactos antrópicos no planeta. A preocupação, em nível mundial, com o aquecimento da Terra e os processos potencializadores de mudanças climáticas está no centro da discussão entre líderes mundiais e organizações supranacionais.


São consequências possíveis desses processos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • D) Regressão marinha, expondo faixas da plataforma continental com baixo potencial agrícola em médio prazo.

    Ocorre o contrário, o aumento dos níveis das águas marinhas devido a causas como o derretimento das geleiras do Polo Norte.

  • a) ITEM CORRETO.

    b) ITEM CORRETO.

    c) ITEM CORRETO.

    d) Aumento do nível do mar, o que pode inundar cidades. ITEM INCORRETO.

    Resposta: D


ID
3356131
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Fatores como queima e combustíveis fósseis, desmatamento e queimadas, produção de metano e óxido nitroso e processos industriais que envolvem a liberação de gás carbônico na atmosfera são considerados processos que contribuem para o aumento da concentração desses g ases na atmosfera, resultando, possivelmente, em aumento de temperatura planetária e em mudanças climáticas.
Esse conjunto de gases é denominado de

Alternativas
Comentários
  • D

    Gases do Efeito Estufa.

  • Gases do Efeito Estufa.Efeito estufa é um fenômeno natural essencial para manutenção da vida na Terra. Esse efeito tem-se intensificado em virtude da emissão excessiva de gases à atmosfera.

    GABARITO=D

  • Os gases do efeito estufa provocam o aquecimento global

  • GABARITO :D

    DEVEMOS LEMBRAR QUE O EFEITO ESTUFA É UM FENOMENO NATURAL, CONTUDO A INTERFERÊNCIA HUMANA VEM AUMENTANDO SUCESSIVAMENTE A EMISSÃO DE GASES , OCORRENDO UM DESIQUILIBRIO DO EFEITO ESTUFA E PROVOCANDO O AQUECIMENTO GLOBAL.

    FORÇA E HONRA!

  • São os principais gases de efeito estufa:

    O dióxido de carbono (CO2): representa mais de 70% das emissões de GEE e o seu tempo de permanência na atmosfera é de no mínimo cem anos;

    O metano (CH4): tem potencial de aquecimento vinte vezes superior ao do CO2. É o segundo que mais contribui para o aumento das temperaturas da Terra; e

    O óxido nitroso.

    Resposta: D

  • GAB-D

    Gases do Efeito Estufa.

    Os gases de efeito de estufa ou gases do efeito estufa são substâncias gasosas que absorvem parte da radiação infravermelha, emitida principalmente pela superfície terrestre, e dificultam seu escape para o espaço. Isso impede que ocorra uma perda demasiada de calor para o espaço, mantendo a Terra aquecida.

    Gases do efeito estufa (GEE) são gases que absorvem uma parte dos raios do sol e os redistribuem em forma de radiação na atmosfera, aquecendo o planeta em um fenômeno chamado efeito estufa. Os principais gases do efeito estufa presentes na atmosfera são CO2, CH4, N2O, O3, halocarbonos e vapor d’água.

    GAB-D

    D DE APROVADO!!


ID
3356374
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Sapucaia do Sul - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Protocolo de Kyoto é um compromisso internacional entre os países que complementam a Organização das Nações Unidas (ONU), consolidando o objetivo de se diminuir a emissão de gases impactantes do efeito estufa e o consequente aquecimento global. Escrito e ratificado em Kyoto (Japão), em 1997, o Protocolo criou diretrizes para mitigar o impacto dos problemas ambientais causados pelos arquétipos desenvolvimentistas industriais e de consumo vigentes no planeta. A partir disso, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra D, eua não participou do protocolo

  • Letra D, eua não participou do protocolo

  • ESTADOS UNIDOS = É EXTREMAMENTE CAPITALISTA.

    GABARITO= D

  • Crítica em relação alternativa D.

    Mas China é um pais em desenvolvimento? Pois segundo estes dizeres, não: "

    O país, atualmente, possui a segunda maior economia e é o mais populoso do planeta."

    https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/china

  • Quem fez essa questão tirou desse site aqui:

     constitui um tratado complementar à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, definindo metas de redução de emissões para os países desenvolvidos e os que, à época, apresentavam economia em transição para o capitalismo, considerados os responsáveis históricos pela mudança atual do clima.

    Criado em 1997, o Protocolo entrou em vigor no dia 16 de fevereiro de 2005, logo após o atendimento às condições que exigiam a ratificação por, no mínimo, 55% do total de países-membros da Convenção e que fossem responsáveis por, pelo menos, 55% do total das emissões de 1990.

    Durante o primeiro período de compromisso, entre 2008-2012, 37 países industrializados e a Comunidade Europeia comprometeram-se a reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) para uma média de 5% em relação aos níveis de 1990.

    Mecanismo de Desenvolvimento Limpo

    De forma a auxiliar os países desenvolvidos e os de economia em transição para o capitalismo – conhecidos tecnicamente como Países Anexo I - a cumprirem suas metas de redução ou limitação de emissões, o Protocolo de Quioto contemplou três mecanismos de flexibilização:  e  Esse último é o único a permitir a participação dos países em desenvolvimento – chamados tecnicamente de Partes não-Anexo I.

    outro site:

    As assinaturas começaram a ser colhidas em 1998, mas o Protocolo só entrou em vigor em 2004, após a aceitação e ratificação da Rússia. Isso ocorreu porque, para entrar em vigor, o Protocolo precisava ser ratificado por pelo menos 55 países que, juntos, representassem, no mínimo, 55% das emissões de gases feitas em 1990... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/protocolo-de-kyoto-paises-se-comprometeram-a-reduzir-emissao-de-gases.htm?cmpid=copiaecola

    Atualmente, 175 países já assinaram e ratificaram o documento, mas os Estados Unidos, maior emissor de dióxido de carbono do mundo (36,1%), se opuseram ao Protocolo de Kyoto, afirmando que a implantação das metas prejudicaria a economia do país.... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/protocolo-de-kyoto-paises-se-comprometeram-a-reduzir-emissao-de-gases.htm?cmpid=copiaecola

  • Nunca que os EUA, maior potência econômica e capitalista do mundo, vão está preocupados com o clima.

  • Não é atoa que EUA saiu do Acordo de Paris

  • a) ITEM CORRETO.

    b) ITEM CORRETO.

    c) ITEM CORRETO.

    d) Os Estados Unidos, por causa de suas atividades econômicas, não foram grandes entusiastas de primeira hora do Protocolo de Kyoto. ITEM INCORRETO.

    e) ITEM CORRETO.

    Resposta: D

  • Segue artigo atualizado:

    Art. 116 - Antes de passar em julgado a sentença final, a prescrição não corre:     

        I - enquanto não resolvida, em outro processo, questão de que dependa o reconhecimento da existência do crime;

    II - enquanto o agente cumpre pena no exterior;             

    III - na pendência de embargos de declaração ou de recursos aos Tribunais Superiores, quando inadmissíveis; e            

    IV - enquanto não cumprido ou não rescindido o acordo de não persecução penal.            

           Parágrafo único - Depois de passada em julgado a sentença condenatória, a prescrição não corre durante o tempo em que o condenado está preso por outro motivo.


ID
3511075
Banca
AOCP
Órgão
UEFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em geral, as consequências físicas e/ou bióticas relativas ao aquecimento global, observadas no planeta Terra no último século, estão associadas

Alternativas
Comentários
  • a) O correto seria dizer a “diminuição da biodiversidade”. ITEM INCORRETO.

    b) O correto seria dizer à maior ACIDIFICAÇÃO dos oceanos pela maior absorção de CO2 da atmosfera. ITEM INCORRETO.

    c) ITEM CORRETO.

    d) À maior frequência de tsunamis no Índico. ITEM INCORRETO.

    e) À DIMINUIÇÃO da extensão de gelo na região do Ártico. ITEM INCORRETO.

    Resposta: C


ID
3535504
Banca
Instituto Access
Órgão
Câmara de Orizânia - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Cúpula do Clima (COP 25), realizada em Madri de 2 a 13 de dezembro de 2019, foi organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visava formular um grande acordo climático global para minimizar o Aquecimento Global.

Assinale a opção que define corretamente o fenômeno do Aquecimento Global.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E

    refere-se ao aumento da temperatura do planeta causado, principalmente, pelo aumento da concentração de certos gases atmosféricos, tais como o dióxido de carbono, metano, óxido nítrico, e clorofluorcarbonos, ou seja, gases relacionados com o efeito estufa da atmosfera terrestre.

    BONS ESTUDOS

  • Acertei a questão. Mas a letra C, na minha opinião não está incorreta

  • Gab: E

    A questão pedi o conceito de aquecimento global. O que muitos poderiam ficar em dúvida seria a letra C. Porém, a mesma é uma consequência do aquecimento global e não um conceito como a questão pediu. Maldoso kkkk

    #PMPA2021

  • terra plana foi zueira demais kkkkkkkkkkk

  • O aquecimento global é o processo de mudança da temperatura média global da atmosfera e dos oceanos. O acúmulo de altas concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera bloqueia o calor emitido pelo Sol e o prende na superfície terrestre, aumentando a temperatura média da Terra.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Apesar de contribuir para o aquecimento global, o efeito estufa é um processo fundamental para a vida na Terra, pois faz com que o planeta se mantenha em temperaturas habitáveis. Mas o aumento significativo das emissões de gases do efeito estufa associado a fenômenos naturais e ações promovidas pela atividade humana, como o desmatamento de florestas, têm sido determinantes para o desequilíbrio do balanço energético do sistema, causando maior retenção de energia e o aumento do efeito estufa, com o aquecimento da baixa atmosfera e aumento da temperatura média do planeta. O aquecimento global se tornou um dos maiores problemas da Terra, com efeitos que podem ser catastróficos, incluindo efeitos diretos na saúde.

    Assim, o aquecimento global é um processo que decorre da intensificação do efeito estufa – a radiação que vem da luz do sol atinge a Terra e é absorvida por gases presentes na atmosfera, os quais passam a emitir de volta para a superfície terrestre radiação infravermelha (calor), aumentando a temperatura do planeta. Os gases que interagem com a radiação solar produzindo radiação infravermelha são chamados de Gases de Efeito Estufa ou GEE.

    Fonte: ecycle

  • O aquecimento global também está relacional com o efeito estufa, um fenômeno natural intensificado por atividades humanas. Na atmosfera, o gás carbônico permite que a energia solar atinja a terra, mas impede que seja irradiada de volta para o espaço. Isso tem como consequência, um aquecimento progressivo, conhecido como Efeito Estufa.

    Em resumo, o efeito estufa é o aumento da temperatura da Terra por meio da retenção do calor por alguns gases atmosféricos, sendo que a poluição o intensifica e causa o aquecimento global.

    Gabarito: E


ID
3565936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-RN
Ano
2008
Disciplina
Geografia
Assuntos

O rápido aumento das temperaturas no mundo deverá ter um efeito devastador sobre os cultivos agrícolas nas zonas tropicais e subtropicais até o fim deste século. Estudo recente alerta que, se não houver uma adaptação ao novo clima, metade da população mundial sofrerá com a escassez de alimentos em 2100. Produtos primários, como o milho e o trigo, por exemplo, poderão sofrer reduções de 20% a 40%. As populações dessas regiões estão entre as mais pobres do mundo e as que apresentam um crescimento demográfico significativo. Calcula-se que 3 bilhões de pessoas vivam nessas zonas. 

O Globo, 9/1/2009, p. 32 (com adaptações).

O aumento das temperaturas médias, cujos efeitos danosos à vida no planeta são apontados por cientistas, decorre de fenômeno denominado

Alternativas
Comentários
  • Aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos  e da  causado por massivas emissões de gases que intensificam o , originados de uma série de atividades humanas, especialmente a queima de  e mudanças no uso da terra, como o , bem como de várias outras fontes secundárias. Essas causas são um produto direto da , do , do uso de  e fontes de   e de um estilo de vida , em que a natureza é vista como matéria-prima para exploração. Os principais  emitidos pelo homem são o  (ou gás carbônico, CO) e o  (CH). Esses e outros gases atuam obstruindo a dissipação do calor terrestre para o . O aumento de temperatura vem ocorrendo desde meados do século XIX e deverá continuar enquanto as emissões continuarem elevadas.

    Abraços

  • Efeito estufa: natural

    Aquecimento global: fator natural + atividade humana = agravamento...

  • O termo mais indicado atualmente seria "Mudanças Climáticas", tendo em vista que em a incidência das chuvas e eventos climáticos extremos, como furacões e ondas de calor, diminuição prolongada de temperatura em áreas até então atípica a esses fenômenos.

  • Fala galera, lembrem-se que a REDAÇÃO REPROVA também. Se você está desesperado e pensando em contar com a sorte, então você precisa do PROJETO DESESPERADOS. Esse curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, tudo em um só lugar.

    Você vai ter desejado ter feito esse curso, se deixar passar essa oportunidade.

    https://go.hotmart.com/Q52663110A


ID
3610783
Banca
RBO
Órgão
Prefeitura de Porto Ferreira - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O problema com as mudanças climáticas globais acusa o aquecimento global como justificativa, embora saibamos que causa naturais são consideradas também. Sobre essas causas naturais, coloque verdadeiro ou falso e escolha uma alternativa:


( ) Temos as causas antropogênicas como emissão de gases estufa.

( ) Temos os fenômenos El Niño e La Niña, que alteram as temperaturas das águas oceânica, bem como o processo de deriva continental, que pode alterar a dinâmica atmosférica.

( ) Temos a alteração no ciclo solar que é a variação de intensidade do vento solar e do campo magnético solar. Podendo causar variação de temperatura na estratosfera.

( ) Temos o fenômeno astronômico de variação orbital, que é o aumento ou a diminuição das radiações solares devido às variações no movimento da Terra em relação ao sol.

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha de mal gosto.

  • Extremamente complexa.

  • CAUSAS NATURAIS.... a primeira observaçao ẽ uma causa humana


ID
3644179
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Aquecimento global é o aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra, que pode ser consequência de causas naturais e atividades humanas. Em relação ao efeito estufa, analise as afirmativas a seguir.

I. Corresponde a uma camada de gases que cobre a superfície da Terra.
II. É um fenômeno natural fundamental para a manutenção da vida na Terra, pois, sem ela, o planeta poderia se tornar muito frio, inviabilizando a sobrevivência de diversas espécies.
III. Muitas atividades humanas emitem uma grande quantidade de gases formadores do efeito estufa (GEEs); esta camada tem ficado cada vez mais espessa, retendo mais calor na Terra.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • TODAS VERDADEIRAS

  • Principais gases do efeito estufa: Dióxido de carbono e metano.

  • Excelente questão para revisarmos o conteúdo, tendo em vista que todas os itens estão corretos.

    Resposta: A


ID
3660991
Banca
Instituto Ânima Sociesc
Órgão
Prefeitura de Itajaí - SC
Ano
2017
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia a notícia abaixo:


“Emissões de gases de efeito estufa no estado do Rio crescem 40% em dez anos...”

08/06/2017 18h42 Rio de Janeiro

Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil

O efeito estufa é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra. Esse fenômeno ajuda a manter a Terra aquecida. Nos últimos tempos, a intervenção humana sob diversas maneiras possibilitou o aumento desse fenômeno deixando o nosso planeta cada vez mais quente.

Com relação a esse tema, assinale a alternativa INCORRETA sobre dados gerais do assunto:

Alternativas
Comentários
  • Estados Unidos: é um dos países que mais emite gases poluentes, cerca de 25% do total expelido no mundo, apesar disso não se comprometeu com as metas de redução do Protocolo de Kyoto. Segundo os líderes norte-americanos, o país não aderiu, pois tal decisão embargaria o crescimento econômico do país.

    Gab: A

  • NÃO houve a redução significativa na emissão de gases poluentes no planeta citada na alternativa A.

    Resposta: A


ID
3686860
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Raposa - MA
Ano
2018
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação ao efeito estufa, a opção INCORRETA é: 

Alternativas

ID
3728464
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Orlândia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os ecologistas do movimento de desobediência civil Extinction Rebellion (XR) iniciaram uma série de grandes protestos em Londres, apesar da proibição de manifestações decretada pela polícia britânica, em sua segunda semana de mobilização mundial contra a crise climática. Para denunciar a ausência de um “plano que apoie a descarbonização da economia britânica”, a cofundadora do movimento Gail Bradbrook bateu com um martelo nas janelas do Ministério Britânico dos Transporte, diante de outros ativistas.
(Disponível em: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/
10/15/extinction-rebellion-desafia-proibicao-de-protestos-em
londres.ghtml. Acesso em: 15/10/2019.)


Quanto ao aquecimento global, analise as afirmativas a seguir.

I. É o processo de mudança da temperatura média global medida especificamente nos oceanos.
II. O mundo, nos últimos anos, sofreu com eventos climáticos extremos, como secas e incêndios na Califórnia, tsunamis na Ásia, degelo do Ártico, furacões na América e escassez hídrica no sudeste do Brasil.
III. O principal problema climático que afeta todo o planeta é a intensificação do efeito estufa, fenômeno natural responsável pela manutenção do calor na Terra e que vem apresentando uma maior intensidade em razão da poluição do ar resultante das práticas humanas.
IV. Em decorrência dos desdobramentos ambientais das Revoluções Industriais, foi o período mais quente da história desde o término da última glaciação, com um aumento médio de 0,7°C nas temperaturas de todo o planeta.

Está correto o que afirma em:

Alternativas
Comentários
  • A afirmativa 1 não deveria estar certa, também?

  • O erro da 1 está em: especificamente

  • Especificamente nos oceanos? Não!

    Pode ser medido em vários setores.. Na temperatura, nas geleiras, TAMBÉM nos oceanos, com o aumento do nível.

    APMBB21 - 1 VAGA É MINHA!

  • Questão pode ser anulada.


ID
3782518
Banca
UNIOESTE
Órgão
UNIOESTE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O tema das Mudanças Climáticas e/ou Aquecimento Global tem tomado parte importante do cenário geopolítico atual, já que os modelos do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) têm apontado para um aquecimento global entre 1,8 e 4 ºC até 2100. Considerando-se o impacto das mudanças climáticas nas relações entre os países, assinale a alternativa INCORRETA.  

Alternativas

ID
3791047
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em se tratando do meio ambiente e da conservação ambiental, é correto afirmar-se que

Alternativas

ID
3840493
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ao processo de aumento do nível do mar, motivado por diminuição das áreas cobertas por geleiras, em face das fases de aquecimento global, dá-se a denominação de

Alternativas

ID
3849115
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A expansão colonial do século XIX, com a imposição de relações de dependência, foi expressão dessa unificação do globo pelo modo de produção capitalista e constituiu o sistema internacional em sua forma atual: de alcance planetário e profundamente assimétrico. [...] os países que tomaram a dianteira nos processos de industrialização que gestaram o capitalismo moderno devastaram o planeta para alcançar a centralidade que hoje detém no sistema internacional. (FERNANDES, 2008, p. 19-20).

A partir dos conhecimentos sobre o processo de industrialização e seus efeitos no meio ambiente, identifique as afirmativas verdadeiras.


I. O Brasil, entre os países de industrialização clássica, é o que mais contribui para a poluição do meio ambiente, por ter optado pela implantação de indústrias de base.

II. O modo de produção capitalista é responsável pelo aquecimento global, por ter priorizado o uso de combustíveis fósseis.

III. O aquecimento global é uma questão universal, todavia ele será solucionado apenas quando países, como o Brasil e os países africanos, proibirem a ocupação e a exploração de suas florestas.

IV. Os países centrais utilizam a bandeira ambiental para dificultar o desenvolvimento dos países periféricos.

V. O uso de tecnologias ultrapassadas e o desperdício de matérias-primas explicam o fato de os paises de industrialização tardia terem se tornado os maiores poluidores do planeta.


A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a

Alternativas

ID
3856534
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Toritama - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Ao longo do Ensino Fundamental, os estudos de geografia devem permitir ao estudante desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia.

II. O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da irradiância solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor não fica retido, sendo liberado ao espaço.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Pelo contrário, basta interpretar o nome "estufa".. O efeito estuda é primordial para manutenção da vida na terra, sem ela não iria tem o equilíbrio térmico ou seria muito frio ou muito quente. Portanto, a II está errada.

  • Pelo contrário, basta interpretar o nome "estufa".. O efeito estuda é primordial para manutenção da vida na terra, sem ela não iria tem o equilíbrio térmico ou seria muito frio ou muito quente. Portanto, a II está errada.

  • Pelo contrário, basta interpretar o nome "estufa".. O efeito estuda é primordial para manutenção da vida na terra, sem ela não iria tem o equilíbrio térmico ou seria muito frio ou muito quente. Portanto, a II está errada.


ID
3900433
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“[...] é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra. Parte da energia solar que chega ao planeta é refletida diretamente de volta ao espaço ao atingir o topo da atmosfera terrestre – e parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra [...]. Uma parcela desse calor é irradiada de volta ao espaço, mas é bloqueada pela presença de gases [...] que, apesar de deixarem passar a energia vinda do Sol (emitida em comprimentos de onda menores), são opacos à radiação terrestre, emitida em maiores comprimentos de onda. Essa diferença nos comprimentos de onda se deve às diferenças nas temperaturas do Sol e da superfície terrestre.”

Ministério do Meio Ambiente. Disponível em http://www.mma.gov.br/informma/item/195. Acesso em 25.mar.2019.

O processo descrito acima refere-se

Alternativas

ID
3937549
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Rio sedia em 2012 conferência da ONU para decidir destino da preservação do planeta

Na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, no Rio, em 1992, a comunidade internacional optou pelo respeito à biodiversidade e pela retirada de populações da linha de pobreza. Um discurso esperançoso, que, na prática, pouco ecoou. Vinte anos depois, de 4 a 6 de junho de 2012, a ONU fará novamente uma grande conferência no Rio, para discutir a mesma encruzilhada. E, mais uma vez, o Rio será a capital mundial do meio ambiente.

Disponível em:<http://oglobo.globo.com/ciencia/> 

Acesso em: 24 maio 2011.

Sobre as questões ambientais, assinale a proposição CORRETA.


A Conferência de Estocolmo em 1972 foi o primeiro grande encontro do gênero que discutiu a responsabilidade dos humanos sobre a conservação de seu meio e definiu a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Alternativas

ID
3937555
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Rio sedia em 2012 conferência da ONU para decidir destino da preservação do planeta

Na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, no Rio, em 1992, a comunidade internacional optou pelo respeito à biodiversidade e pela retirada de populações da linha de pobreza. Um discurso esperançoso, que, na prática, pouco ecoou. Vinte anos depois, de 4 a 6 de junho de 2012, a ONU fará novamente uma grande conferência no Rio, para discutir a mesma encruzilhada. E, mais uma vez, o Rio será a capital mundial do meio ambiente.

Disponível em:<http://oglobo.globo.com/ciencia/> 

Acesso em: 24 maio 2011.

Sobre as questões ambientais, assinale a proposição CORRETA.


O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional para reduzir as emissões de gases-estufa dos países industrializados e para garantir um modelo de desenvolvimento limpo para os países em desenvolvimento. Porém, apesar da pressão de potências como os Estados Unidos, Alemanha e Japão, a maior parte dos países em desenvolvimento recusou-se a assinar o tratado na Conferência de Copenhagen em 2009.

Alternativas

ID
3948985
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa que contém a principal consequência da grande dependência que os seres humanos têm em relação ao petróleo e ao carvão mineral.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Principal fonte de emissão do CO2 é a queima de combustíveis fósseis. O CO2 é um dos gases do efeito estufa, que tem como consequência o aquecimento global.


ID
3993901
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um grupo expressivo de geógrafos, meteorologistas e biólogos vem defendendo, já há alguns anos, que existe em andamento um processo de aquecimento global, que repercutirá negativamente em muitas regiões da superfície terrestre. Caso seja verdadeira essa hipótese, que efeitos nocivos poderão ocorrer no Brasil, em decorrência desse fenômeno climático?

1) Aumento de doenças típicas de ambientes tropicais.
2) Impactos na produtividade da agricultura.
3) Desaparecimento de espécies vegetais.
4) Escassez de água potável.
5) Decréscimo da capacidade de pastoreio para o gado de corte.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : E

  • Fui de C, mas pensando melhor, o aquecimento global deve aumentar o nível do mar, este tende invadir rios (comprometendo a água potável) e também tomar faixas de terra (comprometendo pastagens). Espero que demore e que a humanidade consiga rever seus conceitos antes que seja tarde.
  • Excelente questão para revisarmos o conteúdo, tendo em vista que todos os itens estão corretos.

    Resposta: E

  • GAB-E

    1) Aumento de doenças típicas de ambientes tropicais

    . 2) Impactos na produtividade da agricultura.

    3) Desaparecimento de espécies vegetais.

    4) Escassez de água potável.

    5) Decréscimo da capacidade de pastoreio para o gado de corte.

    MIGREM PARA O TEC CONCURSO, AQUI MUITAS QUESTÕES ERRADAS E REPETIDAS.!!!


ID
3998212
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A questão do aquecimento global provocado pelas emissões de gases do efeito estufa está diretamente ligada à questão da energia.” Sobre esse assunto, é correto afirmar o que segue.

1) É preciso reduzir a emissão dos gases do efeito estufa, antes de 2050. Para tanto, é necessário reduzir o consumo de energia, especialmente a de origem fóssil, a principal responsável pela emissão desses gases.
2) Com o advento da industrialização, ocorreu uma elevação nos níveis de Dióxido de Carbono na atmosfera, que está se intensificando a cada dia que passa, provocando um aumento na temperatura terrestre com consequentes alterações climáticas globais.
3) Estimativas de emissões de CO2, associado ao consumo mundial de combustíveis fósseis, mostram o forte aumento ocorrido nos últimos 100 anos e a forte aceleração no período pós segunda guerra mundial.
4) As usinas termoelétricas pouco contribuem para o aumento da concentração de gases do efeito estufa. As usinas nucleares representam, em termos percentuais, um perigo maior para o aquecimento global do ar atmosférico.
5) Para interromper o aquecimento global, será preciso substituir os combustíveis fósseis por uma fonte limpa de energia, que não produza o gás carbônico (CO2), causador do efeito estufa. Uma das saídas sensatas é o hidrogênio, um elemento químico abundante.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    4) As usinas termoelétricas pouco contribuem para o aumento da concentração de gases do efeito estufa. As usinas nucleares representam, em termos percentuais, um perigo maior para o aquecimento global do ar atmosférico.

    ERRADA: Muito pelo contrário, elas contribuem para o aumento da concentração de gases do efeito estufa.

  • 4) As usinas termoelétricas pouco contribuem para o aumento da concentração de gases do efeito estufa. As usinas nucleares representam, em termos percentuais, um perigo maior para o aquecimento global do ar atmosférico.

    Ela mesma se contradiz!

  • 1 – ITEM CORRETO.

    2 – ITEM CORRETO.

    3 – ITEM CORRETO.

    4 – As usinas termoelétricas contribuem MUITO para o aumento da concentração de gases do efeito estufa. As usinas nucleares representam, por outro lado, são limpas quando consideramos o lançamento de gases de efeito estufa. ITEM INCORRETO.

    5 – ITEM CORRETO.

    Resposta: D


ID
4005796
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em estudos de Geografia Física, um dos fenômenos climáticos que possui destaque é o efeito estufa, caracterizado como

Alternativas
Comentários
  • Efeito estufa é um fenômeno natural essencial para a existência de vida na Terra. ... Esse fenômeno, no entanto, tem sido agravado pela ação antrópica, que tem elevado as emissões de gases de efeito estufa à atmosfera, provocando alterações climáticas em todo o planeta.

    ,


ID
4089403
Banca
UCPEL
Órgão
UCPEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os problemas relacionados ao meio ambiente são muito antigos, entretanto, à medida que a população cresceu e a economia se industrializou, esses problemas aumentaram muito. Um dos problemas ambientais observados nos mostra a intensificação do aquecimento da Terra, ou seja, a elevação da temperatura terrestre em função da presença em excesso de certos gases, principalmente o dióxido de carbono (gás carbônico), na atmosfera. Esses gases permitem que a luz solar atinja a superfície terrestre, mas bloqueiam e enviam de volta parte da radiação infravermelha (calor) irradiada pela Terra.

Os fatos relatados descrevem o fenômeno conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Muito cuidado para não condenar o efeito estufa. É um processo natural da Terra, levando em contas diversos fatores:

    -Existência da atmosfera (a temperatura da Terra permite que haja o "aprisionamento" de certos gases e isso é essencial para a nossa vida)

    -A possibilidade de existência na Terra se dá pela sua temperatura acessível às condições impostas pelo próprio corpo humano. Hipotermia mata!

    O que acontece é que a intensificação do fenômeno pode provocar acontecimentos que não estão previstos no ciclo natural do globo terrestre. Portanto, se você for fazer um vestibular, muito, MUITO cuidado com as pegadinhas envolvendo isso!

    E

    EsPCEx 2022


ID
4183768
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

‘Frear o aquecimento global é a única opção para salvar os recifes de corais’

O Globo, Reportagem, 15 mar. 2017.


Segundo as pesquisas mais atuais sobre o tema, a saúde dos ecossistemas marinhos será cada vez mais prejudicada – notadamente a dos recifes de corais – porque:

Alternativas

ID
4200907
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O aquecimento global tem sido um problema enfrentado por todas as nações. O uso de fontes de energia não renováveis são as responsáveis por este aquecimento. Assinale qual é a fonte de energia mais recomendável para que haja uma diminuição dos gases causadores do aquecimento global.

Alternativas
Comentários
  • Energia EOLICA


ID
4212163
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A matriz energética mundial é marcada pela maior utilização de fontes não renováveis, como o petróleo e o carvão mineral, os chamados combustíveis fósseis.


É consequência ambiental dessa dependência do petróleo e do carvão mineral o aumento do

Alternativas

ID
4214053
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O relatório divulgado pelo IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), em 2007, apontou que, até ao final do século, a temperatura do planeta pode subir 4 graus e serão mais frequentes os fenômenos climáticos extremos.

Em relação às fontes energéticas para conterem o aumento da temperatura global, tornou-se urgente

Alternativas

ID
4952866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-RR
Ano
2003
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    Enquanto norte-americanos e britânicos vencem no Iraque, uma outra guerra vai sendo perdida no mundo: a do ambiente. E o conflito atual no Oriente Médio só tende a agravar a situação. A opinião é do britânico Norman Myers, um dos cientistas ambientais mais influentes no mundo. Ele se diz pessimista com os efeitos da guerra e das políticas da Casa Branca, especialmente sobre os esforços para combater o aquecimento global. Para Myers, “o debate global sobre o clima tem ignorado amplamente a geopolítica global. Se, por um lado, há evidência científica e econômica o bastante para concluir que nós deveríamos nos afastar dos combustíveis fósseis o mais rápido possível, os líderes políticos do mundo parecem cada vez mais inclinados a queimá-los”. 

Cláudio Ângelo. Para Myers, planeta perde guerra do clima. In: Folha de São Paulo, 14/4/2003, p. A9 (com adaptações)

A partir do texto e considerando o tema por ele focalizado, julgue o item seguinte.


A sofisticação da indústria automobilística chegou a tal ponto que, hoje, fabricando veículos que não mais emitem dióxido de carbono, essa indústria dá sua enorme contribuição para eliminar as principais causas do aquecimento global.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO Dióxido de carbono é uma das causas, não a principal.
  • GAB E

    PELO CONTRÁRIO VEÍCULOS AINDA HOJE FABRICADOS -PRODUZEM MONÓXIDO DE CARBONO

  • Talvez em 2003, atualmente, EXISTEM carros que não produzem monóxido de carbono. PORÉEM, é baixíssimo a porcentagens desses.

    O problema de responder questões tão antigas é esse..

    Edit: Segundo um estudo realizado em 2011 pelo Instituto de Energia e Pesquisa Ambiental (Ifeu) de Heidelberg, a pegada de carbono de um carro movido a bateria é semelhante à de um automóvel com motor de combustão interna, independente do tamanho.

    Embora os carros elétricos não causem emissões nas estradas, existe produção de dióxido de carbono – por usinas responsáveis pela eletricidade que alimenta esses automóveis. Na Alemanha, mais da metade dessa energia provém do carvão e do gás natural.

    Fonte:https://www.dw.com/pt-br/carros-el%C3%A9tricos-s%C3%A3o-realmente-ecol%C3%B3gicos/a-40013523

    Fonte também revela o fator da poluição das baterias.

  • O Simples que dará certo:  há evidência científica e econômica o bastante para concluir que nós deveríamos nos afastar dos combustíveis fósseis o mais rápido possível, os líderes políticos do mundo parecem cada vez mais inclinados a queimá-los”. 

  • SE HOJE, 29/07/21, AINDA MORRE MAIS GENTE DE PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS DECORRENTES DA POLUIÇÃO DO QUE ACIDENTES DE TRÂNSITO EM SI, IMAGINE QUANDO ESSA QUESTÃO FOI APLICADA EM 2003, COM AQUELE MONTE DE FUSQUINHA E CHEVETT PRA LA E PRA CA.

  • Por que não anulam? Já que a realidade é outra. No caso dessas medidas sustentáveis. Estudar já é díficil, imagina com questões desatualizadas.

  • A indústria automobilística, por ainda produzir em grande escala motores movidos a combustíveis fósseis, ainda é uma das maiores responsáveis pela emissão de dióxido de carbono na atmosfera do planeta.

    Resposta: Errado

  • ERRADO

    TODOS ANDAM DE CARRO ELÉTRICO???

    TODOS TEM CARROS DA TESLA??

    OS POLUENTES LANÇADOS PELOS VEÍCULOS É APENAS UM DOS VÁRIOS OUTROS MOTIVOS DO AQUECIMENTO GLOBAL.

    ERRADO.

    PODE MARCAR, CONFIA.


ID
4971406
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-RR
Ano
2003
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    Enquanto norte-americanos e britânicos vencem no Iraque, uma outra guerra vai sendo perdida no mundo: a do ambiente. E o conflito atual no Oriente Médio só tende a agravar a situação. A opinião é do britânico Norman Myers, um dos cientistas ambientais mais influentes no mundo. Ele se diz pessimista com os efeitos da guerra e das políticas da Casa Branca, especialmente sobre os esforços para combater o aquecimento global. Para Myers, “o debate global sobre o clima tem ignorado amplamente a geopolítica global. Se, por um lado, há evidência científica e econômica o bastante para concluir que nós deveríamos nos afastar dos combustíveis fósseis o mais rápido possível, os líderes políticos do mundo parecem cada vez mais inclinados a queimá-los”.

Cláudio Ângelo. Para Myers, planeta perde guerra do clima. In: Folha de S. Paulo, 14/4/2003, p. A9 (com adaptações).

A partir do texto e considerando o tema por ele focalizado, julgue o item seguinte.


A sofisticação da indústria automobilística chegou a tal ponto que, hoje, fabricando veículos que não mais emitem dióxido de carbono, essa indústria dá sua enorme contribuição para eliminar as principais causas do aquecimento global.

Alternativas
Comentários
  • A afirmação parece correta, mas não é a ideia do texto

    Abraços

  • GAB E

    ESSE É O ERRO DA QUESTÃO: veículos que não mais emitem dióxido de carbono

    VEÍCULOS AINDA EXPELEM DIÓXIDO DE CARBONO

    Assim como o metano, não é prejudicial à saúde, mas é o principal causador do efeito estufa, por ser o gás emitido em maior quantidade. Do ponto de vista da engenharia de motores, um aumento em seu volume costuma ser visto como algo positivo, pois ele é resultado de combustão completa, ou seja, o motor está trabalhando de maneira eficiente. A melhor forma de reduzir sua emissão reside na redução de consumo de combustível.

    Desde a entrada em vigor da legislação PROCONVE, em 1988, a emissão de poluentes caiu mais de 90% para veículos novos

  • se o erro da questão está em dizer que a industria produz veículos que não emitem dióxido de carbono o gabarito deveria ser revisto, já que hoje já são produzidos carros elétricos.

  • Questão desatualizada, hoje em dia já existe fabricas de automóveis que não emitem dióxido de carbono, a Tesla manda lembranças.

  • A partir do texto e considerando o tema por ele focalizado

    O texto não fala em indústria automobilística.

    Assertiva não está errada. Mas não é o que o texto nos propõe.

    GABARITO: ERRADO

  • é portugues kk

  • mesmo hoje 24/01/21 a industria brasileiro, por exemplo, em regra, a fabrica quase que somente veículos que queimam dioxido de carbono.

  • Apesar dos grandes avanços promovidos pela Tesla, que produz automóveis que não emitem dióxido de carbono, a indústria automobilística como um todo ainda não se adequou aos novos parâmetros de sustentabilidade, o que me faz crer que a afirmação genérica da questão é incorreta.

  • Acredito q o erro estar em colocar que os carros elétricos irão resolver “aS MaioreS” sendo que uma delas é o desmatamento q não tem nada a ver com a indústria automobilística.
  • QUESTÃO DESATUALIZADA!

    TESLA MANDA ABRAÇOS.

  • Concordo com o comentário da colega Adriana. A assertiva, mesmo que antiga, ao meu ver permanece errada. Embora hoje o carro elétrico venha conquistando mercado, sua presença na sociedade ainda é limitada, haja vista diversos fatores como o preço do carro elétrico que ainda é alto, a barreira cultural do carro comum, a indústria petrolífera etc. A sentença dá a entender que a indústria automobilística só produz carro elétrico.

  • O efeito estufa e o resultado da emissão concentrada de gases fréon não de dióxido de carbono. 

  • ''A sofisticação da indústria automobilística chegou a tal ponto que, hoje, fabricando veículos que não mais emitem dióxido de carbono, essa indústria dá sua enorme contribuição para eliminar as principais causas do aquecimento global.''

    De fato, a indústria automobilística vem dando sua contribuição. No entanto, é uma contribuição muito sútil e que demorará algumas décadas para ter grande impacto na redução de poluentes.

    Item ERRADO!

    Comece. Continue. Comquiste!

  • Questão desatualizada, já existem automóveis que não emitem dióxido de carbono.
  • Pra mim o erro está em “eliminar as principais causas do aquecimento global” A produção de gases pelos veículos contribui para o efeito estufa, mas não é essa principal causa citada na afirmação.
  • Errei porque não li o texto , mas nem precisava pra acertar .

  • Tesla mandou abraços

    PM AL 2021

  • A questão está errada pode dizer que "da sua enorme contribuição".

  • a Questão mesmo que um tanto desatualizada se torna errada pelo fato que ela afirma que haverá a ELIMINAÇÃO dessa poluição, sendo que não somente os veículos são responsáveis pela emissão de dióxido de carbono.
  • O erro está em "eliminar as principais causas do aquecimento global." O correto seria : eliminar uma das principais. Basta apenas lembrar do desmatamento e/ou queimadas.

    Caso tenha duvidas sobre as causas, acesse https://fia.com.br/blog/aquecimento-global/ .

  • ERRADO

    A sofisticação da indústria automobilística chegou a tal ponto que, hoje, fabricando veículos que não mais emitem dióxido de carbono, essa indústria dá sua enorme contribuição para eliminar as principais causas do aquecimento global.

    MESMO QUE TODOS TENHAM CARROS DA TESLA. O AQUECIMENTO GLOBAL CONTINUARÁ EXISTINDO POR OUTROS FATORES.

    ABRAÇO PARA TODOS DE PORTUGAL!!!

  • Hoje em dia a indústria automobilista já consegue produzir carros que não produzem dióxido de carbono (TESLA), porém a grande maioria dos carros produzem o dióxido e contribuem fortemente para poluição ambiental e o aquecimento global.


ID
5078338
Banca
IMT - SP
Órgão
IMT - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Todos os países querem cooperar para atenuar a mudança climática, mas todos o fazem a partir de posições de maximização do interesse nacional, o que torna complicada a cooperação internacional”.

(Eduardo Viola. Meio Ambiente: relações internacionais in Meio Ambiente no Séc 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. André Trigueiro (coord.), Rio de Janeiro: Sextante, 2003, p. 183).

Analise as alternativas a seguir com foco em relação à governabilidade mundial dos regimes ambientais:

I. Não pode existir governabilidade global no contexto em que os atores colocam seus interesses nacionais acima de qualquer coisa.
II. A governabilidade global necessita de um sistema de atores misto que pode estar comprometido com pressupostos ideológicos ou utópicos.
III. As corporações econômicas, os Estados e as organizações não governamentais devem estar incluídos na discussão acerca da governabilidade dos regimes ambientais.
IV. A governabilidade pressupõe a existência de regras democráticas e cosmopolitas a fim de que os atores possam negociar seus diferentes interesses.

Assinale a alternativa que contém as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • '' II. A governabilidade global necessita de um sistema de atores misto que pode estar comprometido com pressupostos ideológicos ou utópicos.'' ta de sacanagem. kkkkk

    Gab: D


ID
5090098
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Araçoiaba - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Originalmente, o vocábulo “poluição” significa sujeira, porém no contexto atual é mais que isso: poluição ambiental é a degradação da qualidade do ambiente com prejuízos à qualidade de vida humana ou, mais especificamente, qualquer alteração na composição e características do ambiente que, direta ou indiretamente, impeça ou dificulte a sua utilização.


II. O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da irradiância solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor não fica retido, sendo liberado ao espaço.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra B

    o erro da questão é afirmar que o calor não fica retido.

    - EFEITO ESTUFA NATURAL X AQUECIMENTO GLOBAL .

    Efeito Estufa Natural -> representa a retenção natural do calor na atmosfera que garante as temperaturas médias do planeta. -> considerado positivo e contribui para o maior equilíbrio térmico. Além disso, diminui a amplitude térmica diária

    - Aquecimento Global -> Com o aumento da quantidade de gases lançados na atmosfera por interferência do homem ocorre o desequilíbrio do efeito estufa e provoca o aquecimento global. -> fatores que contribuem para o aquecimento global: queimadas, queima de combustíveis fósseis, desmatamentos

    bons estudos

    em breve conteúdo no insta: @mike_estudante

  • Item I.  ITEM CORRETO.

    Item II.  O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da irradiância solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido. ITEM INCORRETO.

    Resposta: B


ID
5113609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sabendo que tendência ao aquecimento global é o processo mais nítido no conjunto de complexas mudanças climáticas, sendo verificada por mensurações diretas, bem como indícios indiretos, assinale a opção que apresenta uma consequência do aquecimento global.

Alternativas
Comentários
  • R: D) aumento de tempestades, furacões e tufões

    Torna irregulares o  e o padrão dos ventos, produzem uma tendência à  das regiões florestadas tropicais,  e  mais graves e frequentes, e tendem a aumentar a frequência e a intensidade de tempestades e outros eventos climáticos extremos, como as ondas de calor e de frio. 

  • Aquecimento Global aumenta a temperatura da Terra? É isso Brasil??

  • Gabarito: Letra D.

    As demais consequências do aquecimento global são:

    - Degelo;

    - Aumento do nível dos oceanos;

    - Desertificação;

    - Alteração do regime das chuvas;

    - Inundações; e

    - Redução da biodiversidade.

    ________

    Bons Estudos.

  • A principal fonte de energia para um ciclone tropical é a evaporação da água oceânica.

    As águas quentes da superfície do oceano constituem a principal fonte de energia dos ciclones tropicais. O vento associado ao sistema de baixas pressões à superfície favorece a sua evaporação, libertando-se energia, sob a forma de calor latente.

  • gabarito letra D

    A) diminuição da temperatura terrestre ➡ errado, causa aumento de temperatura.

    B) diminuição do nível médio dos oceanos ➡ errado, causa aumento do nível com o derretimento de geleiras.

    C) aumento no movimento das placas tectônicas ➡ errado, acho que não tem nada a ver com o aquecimento.

    D) aumento de tempestades, furacões e tufões ➡ certo. "Mudanças climáticas dobram ocorrência de desastres naturais, diz ONU. Nas duas últimas décadas, mas de 7 mil catástrofes ocorreram em todo o mundo impulsionadas pelo aquecimento global. ... As mudanças climáticas quase dobraram a ocorrência de desastres naturais nos últimos 20 ano"

    E) aumento das geleiras nas calotas polares ➡ errado, causa diminuição com o derretimento

    OBS:

    - EFEITO ESTUFA NATURAL X AQUECIMENTO GLOBAL .

     Efeito Estufa Natural -> representa a retenção natural do calor na atmosfera que garante as temperaturas médias do planeta. -> considerado positivo e contribui para o maior equilíbrio térmico. Além disso, diminui a amplitude térmica diária

    - Aquecimento Global -> Com o aumento da quantidade de gases lançados na atmosfera por interferência do homem ocorre o desequilíbrio do efeito estufa e provoca o aquecimento global. -> fatores que contribuem para o aquecimento global: queimadas, queima de combustíveis fósseis, desmatamentos

    bons estudos

    em breve conteúdo no insta @mike_estudante

  • Se formos estudar mais a fundo, veremos que o Aquecimento Global é uma farsa. O Professor Ricardo Augusto Felício, já dizia isso.

  • Na verdade a C não está tão errada hahahaha. Eu li um livro chamado "A Onda". O livro fala sobre o impacto do aumento do nível do mar no surfe, navegações e meio ambiente. Além de ondas, claro. A autora entrevista um geólogo que fala que um dos impactos do aumento do nível do mar é o aumento do movimento das placas tectônicas, já que há mais água fazendo peso sobre as placas. Infelizmente não me recordo o nome do geólogo e dos livro dele. Mas ele tem diversas obras sobre desastres naturais.

    Porém por ser uma teoria muito específica da geologia, normal que esteja errado em uma questão que não seja da área

  • Li rápido, troquei consequência por causa, me ferrei

  • A questão elaborada pelo concurso solicita que o candidato aponte uma consequência do fenômeno do aquecimento global, que vem chamando a atenção e a preocupação de muitos ambientalistas e líderes governamentais.

    Para responder a questão, o candidato precisa entender o que é o fenômeno do aquecimento global, quais atividades que causam esse problema e suas consequências para o Planeta Terra.

    O fenômeno do aquecimento global refere-se ao aumento médio das temperaturas em todo o Planeta, que segundo cientistas, é causado por atividades humanas - embora existam estudiosos que discordem da existência desse fenômeno climático -. 

    Para os cientistas, a causa principal desse problema é o aumento do efeito estufa, que é um fenômeno natural responsável por armazenar o calor na Terra, deixando a temperatura favorável para a existência da vida aqui em nosso Planeta. Embora seja um fenômeno natural, o Efeito Estufa vem sendo intensificado, o que implica no maior armazenamento de calor na Terra, causando um grande aumento na temperatura média em todo o mundo.
    Mas, o aumento do Efeito Estufa no Planeta não é algo natural, e sim, causado por práticas humanas. Entre essas práticas podemos citar: o aumento do desmatamento em biomas, a poluição industrial, o aumento da emissão de combustíveis fósseis, a poluição de mares e oceanos e a criação de gado (que aumenta a quantidade de gás metano pra atmosfera).

    Essas causas citadas acima podem trazer graves consequências para o futuro aqui no Planeta. Entre eles podemos citar o degelo de calotas polares, o aumento da nível de profundidade e da temperatura dos oceanos, o desaparecimento de ilhas oceânicas, aumento de tempestades, furacões e maremotos nas regiões litorâneas, perda de fauna e flora aquática e mudanças nas correntes marítimas (que pode causar mudança em climas, gerando climas cada vez mais secos).
    Feita a explicação, vamos então julgar as alternativas abaixo:

    a) Incorreta, pois conforme já explanado no enunciado, o aquecimento global causa é o aumento da temperatura de todo o Planeta, uma vez que o Efeito Estufa (responsável por armazenar o calor aqui na Terra) está sendo intensificado pelas práticas humanas. Portanto, a alternativa está errada.

    b) Incorreta, pois o aquecimento global, que pode causar um grande aumento da temperatura média do Planeta, pode acarretar no derretimento de geleiras espalhadas pelo mundo. Com esse derretimento de água em estado sólido, os oceanos vão sofrer com o aumento de seu nível médio de profundidade, o que pode causar vários problemas para ilhas oceânicas e regiões litorâneas. Desse modo, a alternativa está incorreta.
    c) Incorreta, pois o movimento de placas tectônicas é causado por correntes de convecção de uma massa viscosa, chamada magma, que se localiza abaixo da litosfera. Sendo assim, observa-se que o aumento desse movimento não possui relação nenhuma com as consequências do fenômeno do aquecimento global, conforme já explicado na introdução da resposta. Por isso, a questão está errada.
    d) Correta, visto que o aquecimento global causa uma elevação do nível médio de profundidade dos oceanos, a frequência de eventos climáticos como maremotos, tempestades, furacões, tufões, entre outros, pode vir a aumentar e causar sérios problemas em regiões litorâneas e ilhas situados em meio aos oceanos do Planeta. Portanto, a alternativa está certa.

    e) Incorreta, pois não dá pra imaginar um aumento das geleiras em uma possível situação da elevação da temperatura média do Planeta Terra, que é consequência direta do fenômeno do aquecimento global. O que pode vir acontecer é o derretimento ou a diminuição do volume das calotas polares existentes na Terra. Sendo assim, a alternativa está incorreta.
    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Aumento da temperatura --> ar fica mais quente e com maior capacidade para armazenar a umidade (vapor) --> maior evaporação --> chuvas intensas.

  • Aquecimento global:

    Aquece a terra, devido a diminuição da camada de ozônio, destruída pela ação dos gases estufa.

    Consequências:

    Extinção de espécies e vegetais;

    Alteração na frequência das chuvas;

    Elevação do nível do mar;

    Intensificação dos fenômenos meteorológicos.

    Dá pra responder umas duas questões...

  • Não entendo como um concurso militar exige mais de Geografia e História que um concurso de professor.

  • a) Há o AUMENTO da temperatura terrestre. ITEM INCORRETO.

    b) Há elevação do nível médio dos oceanos. ITEM INCORRETO.

    c) O movimento das placas tectônicas não tem relação direta com o aquecimento global. ITEM INCORRETO.

    d) ITEM CORRETO.

    e) Há o derretimento das geleiras nas calotas polares. ITEM INCORRETO.

    Resposta: D

  • Creio que o calor provocado pelo aquecimento global pode influenciar sim no movimento das placas tectônicas ,fiquei entre a C e a D


ID
5116273
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de Guarujá do Sul - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia a notícia para responder a questão:

Temperatura média no Sudeste subiu 1,1ºC em 49 anos e principal motivo é efeito estufa, diz pesquisa da USP.
      “Pesquisadores analisaram temperaturas na região entre 1955 e 2004 e comprovaram, por modelo matemático, que principal causa do aumento é efeito estufa. Na cidade de São Paulo, acréscimo foi de cerca de 2ºC no mesmo período.
      Os pesquisadores utilizaram um modelo matemático inovador para verificar qual foi a principal razão para a alta dos termômetros e comprovaram que ela está relacionada ao crescimento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, resultante de ações humanas. O estudo tem grau de confiabilidade de 95%.
      Os autores destacam que a região Sudeste do país é especialmente vulnerável às mudanças climáticas porque abriga mais de 40% da população brasileira e é responsável por 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, com uma ampla gama de atividades econômicas.”
(Fonte adaptada: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/> Acesso em 29 de Janeiro de 2020).

A partir da leitura do trecho, juntamente com seus conhecimentos sobre o meio-ambiente, é possível afirmar que a causa da intensificação do efeito estufa, ou seja, o que faz com que ele deixe de ser um fenômeno natural e passe a causar o aquecimento do planeta, é demonstrada corretamente na seguinte alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Lembrar que efeito estufa é um fenõmeno natural que garante a sobrevivência das espécies na terra sem ela não exisitira condições de vida pois as temperaturas teriam grandes diferenças.

    Porém, através da ação ANTRÓPICA (humanos) as temperaturas na terra estão subindo. Esse efeito é chamado de Aquecimento Global e está relacionado ao Efeito Estufa

  • gabarito letra C

    - EFEITO ESTUFA NATURAL X AQUECIMENTO GLOBAL .

     Efeito Estufa Natural -> representa a retenção natural do calor na atmosfera que garante as temperaturas médias do planeta. -> considerado positivo e contribui para o maior equilíbrio térmico. Além disso, diminui a amplitude térmica diária

    - Aquecimento Global -> Com o aumento da quantidade de gases lançados na atmosfera por interferência do homem ocorre o desequilíbrio do efeito estufa e provoca o aquecimento global. -> fatores que contribuem para o aquecimento global: queimadas, queima de combustíveis fósseis, desmatamentos

    bons estudos

    em breve conteúdo no insta @mike_estudante

  • A temperatura média do planeta está aumentando pois as atividades humanas estão emitindo para a atmosfera gases de efeito estufa (GEE). Os principais GEE emitidos na queima desses combustíveis são o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O) e o vapor de água (H2O). O CO2,  (gás carbônico)

  • a) A intensificação do efeito estufa ocorre com o lançamento cada vez maior de gases, principalmente, carbônico (CO2) que é liberado na queima dos combustíveis fósseis, tais como os derivados do petróleo (gasolina, óleo diesel, etc.). ITEM INCORRETO.

    b) A intensificação do efeito estufa ocorre com o lançamento cada vez maior de gases, principalmente, carbônico (CO2) que é liberado na queima dos combustíveis fósseis, tais como os derivados do petróleo (gasolina, óleo diesel, etc.). ITEM INCORRETO.

    c) ITEM CORRETO.

    d) A intensificação do efeito estufa ocorre com o lançamento cada vez maior de gases, principalmente, carbônico (CO2) que é liberado na queima dos combustíveis fósseis, tais como os derivados do petróleo (gasolina, óleo diesel, etc.). ITEM INCORRETO.

    Resposta: C


ID
5129308
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“O Comissariado para Refugiados da ONU estima que 25 milhões de pessoas já se encontrem em êxodo forçado por catástrofes ambientais.
O aumento do nível do mar e consequentes alagamentos devem deslocar pessoas que moram sobretudo em regiões costeiras. Por outro lado, secas e calor intenso podem inviabilizar a agricultura e a subsistência em outras regiões. Diferentemente de refugiados que deixam seus países por motivos políticos, refugiados ambientais tendem a permanecer em seus países, deslocando-se para regiões onde possam construir uma nova existência (...). Sobretudo mulheres, crianças e idosos de países mais pobres serão afetados.”

(DW Brasil. Refugiados ambientais, a dimensão humana do aqueci mento global. Disponível em https://www.dw.com/pt-br/refugiadosambientais-a-dimens%C3%A3o-humana-do-aquecimento-global/a-370 4948. Acessado em 15/10/2020.)

Sobre o tema, é correto afirmar:

Alternativas

ID
5190937
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Lucélia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na atmosfera, o gás carbônico permite que a energia solar atinja a terra, mas impede que seja irradiada de volta para o espaço. Isso tem como consequência, um aquecimento progressivo, conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Os gases do efeito estufa que na proporção correta são os responsáveis pela vida terrestre quando sofrem alterações em sua composição levam ao agravamento do efeito estufa, geralmente pela intervenção humana, o gás carbônico é necessário para a manutenção da vida, porém as emissões antrópicas de Gás Carbono estão afetando o Planeta.

    letra c)

    HAVEREMOS DE PERTENCER.

    APMBB

  • O aquecimento global também está relacional com o efeito estufa, um fenômeno natural intensificado por atividades humanas. Na atmosfera, o gás carbônico permite que a energia solar atinja a terra, mas impede que seja irradiada de volta para o espaço. Isso tem como consequência, um aquecimento progressivo, conhecido como Efeito Estufa.

    Em resumo, o efeito estufa é o aumento da temperatura da Terra por meio da retenção do calor por alguns gases atmosféricos, sendo que a poluição o intensifica e causa o aquecimento global.

    Resposta: C

  • GAB-C

    Efeito Estufa.


ID
5211964
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Doutor Pedrinho - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em aproximadamente 25 anos, a Groenlândia e a Antártida perderam 6,4 milhões de toneladas de gelo. Ao encontro dessa temática, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:

I- Dado os protocolos e acordos internacionais, o degelo das calotas polares é menor, quando comparado aos anos 90.
II- Cientistas afirmam que o degelo é resultado do aquecimento global.
III- Os mantos de gelo contribuem com a elevação do nível do mar.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Item I. Dado os protocolos e acordos internacionais, o degelo das calotas polares é MAIOR atualmente, quando comparado aos anos 90. ITEM INCORRETO.

    Item II.  ITEM CORRETO.

    Item III. ITEM CORRETO.

    Resposta: A

  • GAB-A

    BOM SABER QUE A QUANTIDADE DE GELO CONTINUA O MESMO DOS ANOS 90. SEMPRE SUSPEITEI QUE O DERRETIMENTO DAS CALOTAS POLARES FOSSE MENTIRA DA GLOBO.

    QUE BOM QUE ESTÁ DO MESMO TAMANHO.

    I- Cientistas afirmam que o degelo é resultado do aquecimento global.

    III- Os mantos de gelo contribuem com a elevação do nível do mar.

    Para a Antártida há muitas incertezas, mas a porção oeste do seu manto de gelo – que guarda 10% da água doce do planeta e pode elevar os oceanos em mais de 3 metros se derreter – tem perdido gelo também de forma acelerada e, segundo alguns estudos, irreversível.

    Na atualidade, a perda está acelerando à medida que a água morna dos oceanos derrete e desestabiliza as plataformas de gelo flutuantes que sustentam as geleiras da Antártida Ocidental, fazendo com que elas fluam mais rapidamente em direção ao mar.

    A massa gigantesca na porção sul da Terra é o lar do maior reservatório de gelo terrestre do mundo. ... No entanto, os cientistas dizem que a camada de gelo da Antártica é o que fica entre as linhas costeiras hoje existentes e, se ela entrar em colapso, o mapa do mundo ficará irreconhecível.

    MARQUEM A LETRA -A


ID
5244154
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Condado - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O aquecimento global é, hoje, uma preocupação crescente entre cientistas de todo o mundo. Os cinco últimos anos foram os mais quentes já registrados, com temperatura média 1°C mais elevada do que aquelas da época pré-industrial. Sobre o tema, assinale a alternativa que traz uma das consequências desse fenômeno.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A.

  • GAB-A

    derretimento das calotas polares.

    O aquecimento global é um fenômeno que vem sendo registrado pelo mundo todo durante as últimas décadas.

    Ele se refere a um aumento progressivo das temperaturas médias de oceanos e da atmosfera terrestre, que causa consequências na flora e na fauna, além de impactar setores críticos como o agronegócio.

    PLANTE UMA ÁRVORE, DEIXE PELO MENOS ALGO BOM NO MUNDO, PARA FUTURAS GERAÇÕES!!!

  • As mudanças climáticas globais não se resumem ao aquecimento global em decorrência do efeito estufa. Incluem também fenômenos como:

    Derretimento de geleiras;

    Aumento do nível do mar;

    Ilhas de calor;

    Inundações;

    Escassez de água e alimentos;

    Acidificação dos oceanos; e

    Eventos extremos (como chuvas torrenciais e secas prolongadas).

    Resposta: A


ID
5244934
Banca
Prefeitura de Bataguassu - MS
Órgão
Prefeitura de Bataguassu - MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O que é o acordo de Paris?

Alternativas
Comentários
  • O principal objetivo do acordo é reduzir as emissões de gases de efeito estufa para limitar o aumento médio de temperatura global a 2ºC.

  • GAB: A

    Acordo de Paris é um compromisso internacional discutido entre 195 países com o objetivo de minimizar as consequências do aquecimento global.

    O acordo de Paris tem como objetivo fortalecer a resposta global à ameaça das mudanças climáticas. Ele foi aprovado pelos 195 países participantes que se comprometeram em reduzir emissões de gases de efeito estufa.

    Isso se resume em manter a temperatura média da Terra abaixo de 2 °C, acima dos níveis pré-industriais. Além de esforços para limitar o aumento da temperatura até 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais.

    ==========================================================================================

    Quais os principais pontos do Acordo de Paris?

    O Acordo de Paris tem como principal objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa para limitar o aumento médio de temperatura global a 2ºC, quando comparado a níveis pré-industriais. Mas há várias metas e orientações que também são elencadas no acordo, tais como:

    • esforços para limitar o aumento de temperatura a 1,5ºC;
    • recomendações quanto à adaptação dos países signatários às mudanças climáticas, em especial para os países menos desenvolvidos, de modo a reduzir a vulnerabilidade a eventos climáticos extremos;
    • estimular o suporte financeiro e tecnológico por parte dos países desenvolvidos para ampliar as ações que levam ao cumprimento das metas para 2020 dos países menos desenvolvidos;
    • promover o desenvolvimento tecnológico e transferência de tecnologia e capacitação para adaptação às mudanças climáticas;
    • proporcionar a cooperação entre a sociedade civil, o setor privado, instituições financeiras, cidades, comunidades e povos indígenas para ampliar e fortalecer ações de mitigação do aquecimento global.

    Fonte: todamateria/cebds.org

  • Acordo de Paris, como o nome explicita, é um documento assinado em Paris, capital da França. É o principal e mais atualizado tratado internacional contra as mudanças climáticas causadas pelo homem. O principal objetivo do Acordo de Paris é combater o aumento da temperatura terrestre provocada pelo aquecimento global.

  • A questão acima tem como tema o Acordo de Paris. Para responder corretamente a questão o candidato, a partir das alternativas, precisa saber quantos países integram o acordo e qual é a sua real intencionalidade. 
    Criado em 2015, o Acordo de Paris é um compromisso firmado por 195 países que prevê metas para a redução de emissão de gases do efeito estufa com o objetivo de tentar conter o avanço do aquecimento global. 
    Para chegar ao objetivo, o acordo prevê a menor emissão de combustíveis fósseis, com a diversificação de matrizes energéticas - sobretudo as limpas -, a diminuição do desmatamento, a utilização de tecnologias limpas nas indústrias e aumentar práticas de reflorestamento em ambientes devastados. 
    A partir das explicações realizadas, a alternativa que corresponde ao que foi pedido na questão é
    Letra A

    Gabarito do Professor: Letra A.


  • GAB-A

    É um compromisso internacional discutido entre 195 países com o objetivo de minimizar as consequências do aquecimento global.

    196 países assinaram o Acordo de Paris em 2015.

    Acordo de Paris é um tratado no âmbito da  (CQNUMC), que rege medidas de redução de emissão de  a partir de 2020, a fim de conter o  abaixo de 2 ºC, preferencialmente em 1,5 ºC, e reforçar a capacidade dos países de responder ao desafio, num contexto de . O acordo foi negociado em  durante a  e aprovado em 12 de dezembro de 2015.

    SE AFASTE DE PESSOAS QUE TE ATRASAM, QUE TIRAM SUA PAZ. VÁ ESTUDAR!!!


ID
5250910
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Responda (V) verdadeiro ou (F) falso e, em seguida, assinale a alternativa que contém a ordem correta das respostas, de cima para baixo. Em relação ao Efeito Estufa:
(__) - Os gases de efeito estufa podem ser comparados a isolantes, pois absorvem parte da energia irradiada pela Terra;

(__) - O efeito estufa é um fenômeno natural, mas é intensificado devido à crescente queima dos combustíveis fósseis que representam a base da industrialização e de muitas atividades humanas;
(__) - As queimadas nas florestas para transformar áreas em plantação, criação de gado e pastagens, não afetam o efeito estufa.

Alternativas

ID
5252950
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Responda (V) verdadeiro ou (F) falso e, em seguida, assinale a alternativa que contém a ordem correta das respostas, de cima para baixo. Em relação ao Efeito Estufa:
(__) - Os gases de efeito estufa podem ser comparados a isolantes, pois absorvem parte da energia irradiada pela Terra;

(__) - O efeito estufa é um fenômeno natural, mas é intensificado devido à crescente queima dos combustíveis fósseis que representam a base da industrialização e de muitas atividades humanas;
(__) - As queimadas nas florestas para transformar áreas em plantação, criação de gado e pastagens, não afetam o efeito estufa.

Alternativas
Comentários
  • GAB-D

    V-V-F.

    Aprendi que 50% das pessoas são falsas e as outras 50 não se pode confiar 100%.VÁ ESTUDAR!!!


ID
5259862
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Responda (V) verdadeiro ou (F) falso e, em seguida, assinale a alternativa que contém a ordem correta das respostas, de cima para baixo. Em relação ao Efeito Estufa:
(__) - Os gases de efeito estufa podem ser comparados a isolantes, pois absorvem parte da energia irradiada pela Terra;

(__) - O efeito estufa é um fenômeno natural, mas é intensificado devido à crescente queima dos combustíveis fósseis que representam a base da industrialização e de muitas atividades humanas;
(__) - As queimadas nas florestas para transformar áreas em plantação, criação de gado e pastagens, não afetam o efeito estufa.

Alternativas
Comentários
  • questão aula

    muito boa

  • Acertei, porem oq me deixou na duvida foi a primeira, mas soube interpretar!

    Gabarito:D

    PMPI, vai que cole!

  • GAB-D

    V-V-F.

    O QUE VEM FÁCIL. VAI FÁCIL. VÁ ESTUDAR!!!


ID
5284174
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Xavantina - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Recentemente a Europa e o mundo assistiram a um fenômeno de aumento anormal das marés de uma famosa e histórica cidade italiana. Além de abrigar grande patrimônio histórico a cidade recebe a cada ano milhares de turistas que a frequentam devido a seu famoso Carnaval. O excessivo aumento das marés, segundo especialistas, está vinculado também ao aquecimento global. Estamos nos referindo à cidade italiana de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA-E.

    VENEZA.


ID
5387611
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Cientistas preveem uma temporada ‘acima do normal’ de furacões no Atlântico em 2021.

NOVA YORK — Cientistas americanos previram que 2021 pode ter entre 13 e 20 tempestades, de seis a dez furacões sendo que três a cinco grandes, de categoria 3 ou superior, no Atlântico. (...) O anúncio deste ano vem depois de uma temporada recorde de 2020 com 30 tempestades que foram batizadas (o que acontece quando elas são impactantes).”

Fonte: https://oglobo.globo.com/sociedade/meio-ambiente/cientistas-
preveem-uma-temporada-acima-do-normal-de-furacoes-no-atlantico-
em-2021-1-25027320

A intensificação do aquecimento global e a consequente elevação do nível médio dos oceanos estão associadas ao aumento da ocorrência de tempestades e furacões de alto potencial destrutivo.

Uma ação antrópica que pode agravar os danos causados pelas tempestades é

Alternativas
Comentários
  • Em defesa desta última idéia, os meteorologistas assinalam exatamente o aumento do número de furacões associando-o ao aumento da temperatura nestes últimos anos. Não há dúvida que o aquecimento global vem contribuindo efetivamente para que os fenômenos extremos ocorram com mais freqüência. 

  • As mudanças climáticas antropogênicas já são consideradas como um consenso entre a esmagadora maioria da comunidade científica internacional e medidas para avaliar seus efeitos, reduzir suas consequências, evitar seu aprofundamento e se adaptar aos fenômenos cada vez mais intensos e comuns já estão sendo discutidas e aplicadas por organizações, países e suas lideranças. Sobre ações humanas capazes de intensificar prejuízos e perdas causados por tempestades, buscamos a alternativa correta.


    A) Esta medida reduz a ação do efeito estufa e por consequência a intensificação das mudanças climáticas.

    B) Outra medida positiva que reduz os danos de tempestades ao aumentar a infiltração da água no solo e reduzir alagamentos.

    C) Grandes tempestades causam ondas gigantes e ressacas que atingem zonas costeiras. Com a intensificação das mudanças climáticas estas áreas tendem a ser cada vez mais afetadas. A intensa ocupação de áreas costeiras expõe grandes quantidades de pessoas a esses fenômenos.  

    D) Assim como a as áreas verdes também contribuem para a redução de alagamentos, sobretudo em ambientes urbanos.



    GABARITO DO PROFESSOR: C







  • Antrópica é uma ação praticada pelo homem.

    Tudo que é antro remete ao homem.

    A mais viável é que ele saia de perto das costas para não sofrer tanto com esses incidentes

    GAB C

    APMBB


ID
5438113
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Colômbia - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Após dois anos de alta, as emissões de gases do efeito estufa do setor de energia pararam de aumentar em 2019, segundo dados da Agência Internacional de Energia (AIE). O jornal francês Les Echos destacou que 33 milhões de toneladas de gás carbônico foram emitidas em 2019, mesma quantidade do ano anterior.
(Disponível em: Veja mais em https://noticias.uol.com.br/meioambiente/ultimas-noticias.)

Quanto ao efeito estufa, está INCORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

  • GAB-C

    O uso de energias renováveis é uma das atividades que mais produzem gases de efeito estufa.

    ENERGIA SOLAR, EÓLICA, HIDRELÉTRICACA. PODEM ATÉ CAUSAR OUTROS IMPACTOS MAIS NÃO O EFEITO ESTUFA.

    DURMA POUCO E ESTUDE MUITO!!!

  • a) ITEM CORRETO.

    b) ITEM CORRETO.

    c) O uso de energias renováveis contribui para a diminuição de lançamentos de gases de efeito estufa na atmosfera. ITEM INCORRETO.

    d) ITEM CORRETO.

    Resposta: C

  • ESTUDANDO MUITO E DORMINDO POUCO. AVANTE PMES!!


ID
5449060
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Formiga - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No dia 8 de agosto de 2019, um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) alertou que o mundo precisa consumir menos carne de origem animal. Isso para combater o aquecimento global e também para melhorar os solos, evitando desertificação e a perdas na produção de alimentos. A ciência trabalha em alternativas para substituir a carne de origem animal. Entre elas, carnes à base de plantas, chamadas de plant-based, ou de células de animais, conhecidas como cell-based. Essa última é produzida em laboratório, a partir de células-tronco retiradas do músculo bovino.
(Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimasnoticias/deutschewelle/2019/08/08/mudanca-climatica-ameacaproducao-de-alimentos-alerta-onu.htm.)

Um dos fatores que explica essa relação intrínseca entre o consumo de produtos de origem animal e o aquecimento global é:

Alternativas
Comentários
  • O gado é um dos principais responsáveis pela emissão do metano contribuindo assim com o aquecimento global. Este problema pode ser resolvido se frearmos o consumo desordenado de carne.

    LETRA B de Bola ser Aplovado!

  • rumo à PMES!


ID
5532619
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - MA - 22ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O século XX já foi definido como “era dos extremos”. Essa realidade não se alterou nas primeiras décadas do século XXI. Política, economia, cultura, comportamento, relações internacionais, meio ambiente, enfim, em todos os aspectos, o mundo contemporâneo busca construir um novo cenário, em meio a contradições e à crescente complexidade. A partir dessas considerações iniciais, relativas aos dias de hoje, julgue o item.


Aquecimento global e mudanças climáticas são expressões usadas com frequência na atualidade e expressam a existência de estudos e de preocupação com o uso desenfreado dos recursos naturais, pondo em risco a própria vida no Planeta. 

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    As consequências do aumento de temperatura são graves para todos os seres vivos, incluindo o homem. O aquecimento global tem impactos profundos no planeta: extinção de espécies animais e vegetais, alteração na frequência e intensidade de chuvas (interferindo, por exemplo, na agricultura), elevação do nível do mar e intensificação de fenômenos meteorológicos (por exemplo: tempestades severas, inundações, vendavais, ondas de calor, secas prolongadas), entre outros.

    VAI TODO MUNDO MORRER ANTES DE TER FILHOS!!!

  • O Aquecimento Global é um conceito que se relaciona com o aumento gradual da temperatura do nosso planeta.

    De forma geral, os cientistas alertam para o fato de que o aquecimento global acarreta, dentre outras consequências, o derretimento de geleiras, o que pode determinar a elevação do nível dos mares e seu potencial de destruição, particularmente nas zonas litorâneas.

    Resposta: Certo

  • A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação que tem como tema o Aquecimento Global e sua repercussão enquanto problema ambiental no Planeta.
    Para responder corretamente a questão, é importante que o candidato saiba o que é o Aquecimento Global, junto com suas causas e consequências, e ter consciência da repercussão que o tema vem causado entre líderes mundiais e renomados ambientalistas.
    O Aquecimento global é um fenômeno climático que refere-se ao aumento das temperaturas médias do Planeta nos últimos anos, tendo como principal causa a ação do homem sobre o meio, embora essa tese cause divergências no campo científico. Para muitos, o Aquecimento Global é provocado pela intensificação do efeito estufa, que é uma camada que envolve o Planeta responsável por manter e armazenar calor na Terra, impedindo com que a mesma seja muito fria. 
    Por meio de vários estudos, muitos cientistas vinculados ao IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) apontam que o século XX, por conta dos impactos ambientais ocasionados pelas Revoluções Industriais, foi o período mais quente da história desde o fim da última glaciação, com o aumento de mais de 0,7°C nas temperaturas médias de todo o Planeta. No século XXI, as previsões são nada animadoras, pois segundo o mesmo órgão, nesse período poderá ter uma elevação de mais de 1
    Dados levantados por cientistas vinculados ao IPCC afirmam que o século XX, em razão dos desdobramentos ambientais das Revoluções Industriais, que demandou uma maior utilização de recursos naturais, foi o período mais quente da história desde o término da última glaciação, com um aumento médio de 0,7 ºC nas temperaturas de todo o planeta. Ainda segundo o órgão, as previsões para o século XXI não são nada animadoras, pois haverá a elevação de mais 1 ºC, em caso de preservação da atmosfera, ou de 1,8 ºC a 4 ºC, em um cenário mais pessimista e que apresente maior poluição.
    As consequências em caso de um possível Aquecimento Global são muitas e causam preocupação entre vários líderes mundiais e renomados ambientalistas. Entre os efeitos negativos podemos citar o derretimento de geleiras, o aumento do nível médio dos mares e oceanos, o desaparecimento de ilhas oceânicas, a perda de biodiversidade, mudanças climáticas (como falta de chuvas, climas mais quentes e desertificados, anomalias climáticas no Él Niño e La Niña), aumento de maremotos e tufões, entre outras consequências.
    Para debater e propor medidas para amenizar esse risco iminente de um possível Aquecimento Global, vários fóruns mundiais como a COP 26, o Fórum Econômico Mundial têm sido frequentemente realizados para discutir essa problemática ambiental. Além disso, tratados como o Acordo de Paris, que visa diminuir a quantidade de gases de efeito estufa para a atmosfera têm sido propostos para conscientizar os riscos que esse fenômeno climático pode causar no Planeta daqui alguns anos.
    Correspondente à essas iniciativas, ainda temos o fato que 2021 foi um ano que houve vários eventos que denunciam essas mudanças climáticas causadas por um possível aquecimento global. Como exemplos podemos citar as tempestades de neve no mês de Janeiro em Madrid (que não ocorria há 50 anos), as fortes chuvas torrenciais que ocorreram em março na Austrália (índices pluviométricos que não eram registrados há quase um século), o aumento de incêndios causados no mês de maio pelas altas temperaturas do Verão da Califórnia e a crise hídrica no Brasil (a pior em 91 anos) são ocorrências que comprovam que Aquecimento Global e Mudanças climáticas são os temas ambientais mais discutidos no Planeta atualmente, e que vêm causando uma maior preocupação na atualidade.
    Portanto, a afirmação está CERTA.



    Gabarito do Professor: CERTO.