Resposta Letra B
• Usa-se “há” quando o verbo “haver” é impessoal, tem sentido de “existir” e é conjugado na terceira pessoa do singular.
Exemplo: Há um modo mais fácil de fazer essa massa de bolo.
Existe um modo mais fácil de fazer essa massa de bolo.
• Ainda como impessoal, o verbo “haver” é utilizado em expressões que indicam tempo decorrido, assim como o verbo “fazer”.
Exemplos: Há muito tempo não como esse bolo.
Faz muito tempo que não como esse bolo.
Logo, para identificarmos se utilizaremos o “a” ou “há” substituímos por “faz” nas expressões indicativas de tempo. Se a substituição não alterar o sentido real da frase, emprega-se “há”.
Exemplos: Há cinco anos não escutava uma música como essa.
Substituindo por faz: Faz cinco anos que não escutava uma música como essa.
• Quando não for possível a conjugação do verbo “haver” nem no sentido de “existir”, nem de “tempo decorrido”, então, emprega-se “a”.
Exemplos: Daqui a pouco você poderá ir embora.
Estamos a dez minutos de onde você está.
GABARITO: LETRA B
A) Este hospital está a 150 dias sem infecção hospitalar. ? O correto seria usar o verbo "haver" indicando tempo decorrido: há 150 dias (já decorreram 150 dias).
B) Há alguns anos aconteceu um fenômeno similar ao ocorrido agora. ? correto, verbo "haver" indicando perfeitamente o tempo decorrido, é a nossa resposta.
C) Daqui há Curitiba são três horas de viagem. ? daqui a algum lugar; o correto seria o uso da preposição "a" indicando local.
D) Espero que não haja objeções à realização da prova daqui há duas semanas. ? o correto seria o uso da preposição "a" indicando projeção de tempo.
? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!