Memória de Leitura
Outro tipo de circuito integrado de memória é não-volátil. Estes circuitos conservam os dados que estavam sob sua custódia mesmo que a máquina esteja desligada. Em compensação o microcomputador em operação normal não consegue escrever nenhuma neles, apenas lê-los é possível. É o circuito do tipo "ROM" (Read Only Memory ou Memória Apenas para Leitura).
Este tipo de memória já vem instalada de fábrica na placa-mãe (motherboard) e traz gravadas em seus circuitos as informações básicas para o funcionamento da máquina, ativando os dispositivos necessários para a inicialização das tarefas.
Há várias espécies de memória do tipo ROM,a saber:
1. PROM (Programmable Read Only Memory ou Memória Programável Exclusiva para Leitura) = pode ser programada através de um equipamento específico e gravada uma única vez;
2. EPROM (Electrically Programmable Read Only Memory ou Memória Exclusiva para Leitura Programável Eletricamente) ou (Eraseble Programmable Read Only Memory ou Memória Exclusiva para Leitura,Programável e Apagável) = pode ser gravada, apagada e regravada, por equipamento espacífico;
3. EAROM (Electrically Alterable Read Only Memory ou Memória Alterável Eletricamente) = seus dados podem ser alterados;
4. EEROM (Electrical Eraseble Programmable Read Only Memory) = seu conteúdo pode ser apagado através de processos elétricos.
Os componentes de hardware que vem gravados de fábrica ou que possibilite gravação permanente (que não pode ser mudada) é considerado como uma fusão de hardware e software.
Memória externa (memória secundária)
Memória externa ou memória auxiliares (external memory) é aquela que se vale de meios magnéticos externos à CPU, como fitas, disquetes, discos zip, CD-Rom's, etc., para armazenar informações, as quais não são possíveis serem gravados na memória principal, pelo fato da mesma ser volátil.
Esses meios ficam ligados indiretamente à CPU e podem ser rapidamente acessados por eles, operam com velocidade menor do que a RAM, porém, têm uma capacidade de armazenamento infinitamente maior, não são voláteis e podem ser desconectados físicamente do computador e transportados para outro local, sem que seja causados prejuízo nas informações armazenadas.
Os tipos de memórias auxiliares (secundárias) mais comumente utilizados são: disquetes, discos rígidos, pendrives.