SóProvas


ID
3357157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A literatura aponta que, embora sejam identificadas mais de 250 modalidades de psicoterapias, há um relativo consenso sobre sua efetividade como método de tratamento. Com relação aos elementos característicos das psicoterapias, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me dizer o porquê da letra B ser considerada errada.

  • Wagner, acredito que o erro está principalmente no trecho que fala de cura da perturbação mental. a psicologia existencial não propõe uma cura, não se centra nas patologias, mas foca na autenticidade da existência. Acredito que seja isso, mas ainda vou ler mais sobre.

  • A psicoterapia existencial não constitui técnica de cura da perturbação mental. O objetivo não é reduzir sintomas de doenças mentais, nem atuar em vícios e outros problemas psicológicos. O objetivo é conduzir o paciente/cliente a refletir sobre o seu próprio propósito de vida e lhe possibilitar a autorrealização. O resto da frase da letra B está correto, mas o início está errado.
  • A terapia relacional sistêmica é uma proposta terapêutica que compreende o paciente como um sistema em relação, cujo foco de trabalho é ajudar a pessoa a desenvolver consciência de seu funcionamento (modo de agir no mundo) e do padrão das suas relações e assim possibilitar que ele realize as aprendizagens e mudanças de que necessita, para que consiga agir perante suas dificuldades, de uma forma diferente, mais saudável e mais funcional.

    Vejamos as incorreções das demais assertivas:

    A) A psicoterapia de base psicanalítica dirige-se predominantemente a quadros neuróticos clássicos, visando à supressão dos sintomas. 
    O objetivo da Psicanálise não é a supressão do sintoma. Ao contrário das intervenções médicas que visavam medicar e assim suprimir os sintomas, a Psicanálise vem compreendê-lo, suas origens e as forças que o mantém.

    B) A psicoterapia existencial constitui técnica de cura da perturbação mental e pressupõe intervenções cuja finalidade principal é facilitar o encontro do indivíduo com a autenticidade da sua existência, de forma a assumi-la e a projetá-la mais livremente no mundo. 
    A psicoterapeuta existencial não propõe uma cura, até mesmo porque não foca em doenças, ou não funcionalidades do sujeito, mas sim suas potencialidades, possibilidades de desenvolvimento e autorrealização.

    C) As técnicas de psicoterapia são planejadas pelo paciente/cliente sob a anuência do terapeuta. 
    O contrário! Planejadas pelo terapeuta com anuência do paciente.

    E) Os achados e as pesquisas sobre a neuropsicologia atualmente demonstram que a psicoterapia pode alterar características genéticas dos organismos.
    Ainda não existe uma intervenção terapêutica capaz de promover alterações genéticas. 

    GABARITO: D
  • Desisti de ler em cura da pertubação mental.

  • PORQUE A LETRA A NAO ESTÁ CERTA?

  • "Terapia relacional". É vivendo e aprendendo...