SóProvas


ID
3357166
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Joana é uma jovem saudável de 28 anos de idade que, para não adoecer, adota uma dieta balanceada, não fuma e pratica atividades físicas diariamente. Ela nunca apresentou doença grave. Maria tem 30 anos de idade, nunca teve doença grave, é tabagista, adiciona sal extra às suas refeições, ingere fritura com frequência e é sedentária. Após ter sido diagnosticada com hipertensão arterial sistêmica, Maria, muito assustada com a notícia, expressou sua decisão de mudar suas condutas conforme orientação médica, para manter sua pressão arterial o mais estável possível.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Caros colegas Psis,

    Alguém poderia explicar o porquê da letra c estar errada?

  • Primária (promoção da saúde e proteção específica)

    Secundária (diagnóstico e tratamento precoce; limitação da invalidez)

    Terciária (reabilitação)

    https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/2/unidades_conteudos/unidade02/unidade02.pdf

  • A C tá errada porque Marina está na fase de tratamento precoce, e não reabilitação
  • Prevenção primária: voltada a limitar a incidência de doença mediante o controle de suas causas e fatores de risco.

    Prevenção secundária: voltada à cura das pessoas enfermas e à redução das consequências mais graves da doença mediante a detecção prévia e tratamento precoce dos casos.

    Prevenção terciária: voltada a redução do progresso e das complicações de uma doença já estabelecida mediante a aplicação de medidas orientadas a reduzir sequelas e deficiências, minimizar o sofrimento e facilitar a adaptação dos pacientes ao seu ambiente.

    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/

    Como nem Joana nem Maria estão em fase de doença estabelecida e agravada (uma não tem doença, a outra tem, mas em estágio precoce), a alternativa correta só pode ser a D - Nem Joana nem Maria realizam prevenção terciária para suas condições de saúde.

  • As diferenças entre os níveis de prevenção foram devidamente explicadas pelos demais colegas, segue os meus comentários sobre as assertivas e qualquer erro me falem.

    A) Errado. Joana realiza a prevenção primária

    B) Errado. De acordo com a assertiva Maria encontra-se na fase de preparação.

    1. Fase "pré-contemplativa"

    é a fase da despreocupação. O paciente não tem consciência de seu problema e não tem a intenção de modificar o seu comportamento

    2. Fase "contemplativa"

    é a fase da tomada de consciência. O paciente se dá conta dos problemas existentes, mas não sabe ainda como reagir.

    3. Fase de preparação

    é a fase da tomada de decisão. O paciente se decide.

    4. Fase da ação

    o paciente investe - tempo, dinheiro, esforço - na mudança. É a fase do trabalho terapêutico propriamente dito;

    5. Fase da manutenção

    é a fase imediatamente após o fim da terapia. O paciente investe na manutenção dos resultados obtidos

    6. Fase da estabilidade

    é a fase da "cura"

    C) Errado. O processo de reabilitação faz parte da prevenção terciária, sendo que Maria encontra-se na prevenção secundária.

    D) Certo. Joana realiza prevenção primária enquanto Maria apresenta prevenção secundária. A prevenção terciária caracteriza-se pelo agravamento de uma doença já estabelecida, que exige reabilitação.

    E) Errado. No caso de doença grave avançada há a possibilidade da prevenção terciária.

  • As ações preventivas em saúde podem ser divididas em três fases: primária, secundária e terciária.

    1) A prevenção primária inclui ações voltadas a impedir a ocorrência das doenças antes que elas se desenvolvam no organismo dos pacientes. Refere-se ao período pré-patogênico e diz respeito a ações sobre agentes patógenos e seus vetores. Subdivide-se em dois níveis: a promoção da saúde e a proteção específica.

    2) As ações de prevenção secundária ocorrem em situações nas quais o processo de doença já está instaurado. A intenção é propiciar uma melhor evolução clínica para os indivíduos afetados, impedindo ou retardando a evolução das enfermidades através da execução de procedimentos diagnósticos e terapêuticos. Além disso, as ações na fase secundária também têm como meta interromper ou reduzir a disseminação da doença em uma população específica. Esta fase também é dividida em dois níveis: Diagnóstico precoce e Limitação da incapacidade.

    3) Nesta fase, as ações preventivas ocorrem quando o quadro patológico já evoluiu a ponto de se manifestar de uma forma estável a longo prazo (cura com sequelas ou cronificação). Tais situações exigem cuidados preventivos específicos, para que as limitações impostas pela doença prejudiquem o mínimo possível a vida das pessoas, famílias e comunidades afetadas. Em relação às condições crônicas, uma questão particularmente complicada é a manutenção da adesão do paciente às ações de cuidado de longo prazo.


    GABARITO: D