Gabarito: E
Multidisciplinaridade: É um modelo tradicional em saúde, caracterizado pela intervenção de múltiplos profissionais, que atendem de forma isolada o paciente, aplicando seus conhecimentos e práticas, sem atuação conjunta com os demais membros da equipe. Na equipe multidisciplinar cada profissional avalia o paciente de maneira independente e elabora seu plano de tratamento sem que haja um trabalho coordenado por parte da equipe e nem uma identidade grupal Apesar de haver profissionais de várias áreas, o atendimento continua fragmentado.
Interdisciplinaridade: Há a substituição de uma concepção fragmentária para uma concepção unitária do paciente, através de trocas de conhecimentos entre os profissionais e através da integração das práticas em saúde. A equipe interdisciplinar permite a colaboração de várias especialidades com conhecimentos distintos.
Letra A: Disciplinaridade está ligada ao conceito de disciplina/ramo/especialização (Psicologia, Enfermagem, Medicina e afins). Comportamento ético vai estar mais ligado aos respectivos Códigos de Ética.
Letra B: Na multidisciplinariedade não existe um padrão de conduta único para todos. É claro que certos posicionamentos éticos perpassam todas as profissões, mas não se trata de algo pré-estabelecido. Atenção à palavra ‘’todos’’, pois é muito generalista.
Letra C: O que caracteriza uma equipe multi não é a presença obrigatória um profissional psicólogo.
Letra D: Novamente: atenção à palavra ‘’todos’’, pois é muito generalista. De forma parecida com o que foi abordado na alternativa D, interdisciplinaridade não é definida pela presença de todos os profissionais da saúde. O que define esse conceito é a forma de atuação da equipe, não a composição dela.
Letra E: CORRETA.
A nível de informação:
Multi: soma de diferentes saberes;
Inter: é a possibilidade de troca, de diálogo;
Trans: é um ideal a ser alcançado, é uma quebra de barreiras entre os saberes.