SóProvas


ID
335737
Banca
IESES
Órgão
CRA-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

São características do tipo de departamentalização baseada em produto ou serviço:
I. Foco no produto ou serviço.
II. Ênfase no desempenho técnico, financeiro e comercial do produto.
III. Responsabilidade e autoridade divididas tendo o produto ou serviço como critério.
IV. Cada unidade tem responsabilidade pelo atendimento de um tipo de cliente.
Sobre as proposições, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    .9.1. Departamentalização por Produto
    Nesse tipo de departamentalização, as divisões são agrupadas por tipo de produto ou serviço. Dessa forma, uma grande empresa poderia ser dividida em: setores de alimentos infantis, de bebidas, de limpeza doméstica etc.
    Esse modelo é mais adequado quando as tecnologias envolvidas na fabricação, comercialização ou atendimento ao cliente de cada produto ou serviço são muito diferentes.
    Um caso prático é o da empresa GE (General Electric), que fabrica desde turbinas de avião até lâmpadas e equipamentos médicos. Como cada produto é muito diferente, e suas cadeias de suprimento e de distribuição são diversas, faz mais sentido dividir os departamentos por tipo de produto.10
    Assim, cada administrador está mais capacitado a focar nos aspectos importantes de cada setor, facilitando, portanto, o processo de gestão e de inovação nas linhas de produtos e serviços. Dessa maneira, fica mais fácil atender os clientes de uma maneira mais adequada.

    Figura 4.12 – Departamentalização por produtos
    Essa departamentalização aumenta a coordenação entre os diversos departamentos de cada divisão. Além disso, a maior capacidade de inovação e de flexibilidade é outra vantagem desse modelo.11
    Entretanto, nem tudo “são flores”. Nesse tipo de departamentalização, os “especialistas” ficam espalhados pela organização, deixando, muitas vezes, o treinamento e o desenvolvimento técnico para segundo plano.

  • Gab.: B

    Departamentalização por produto ou serviço

    São organizadas em unidades independentes, responsáveis por um grande produto ou uma linha de produtos, por exemplo, uma concessionária divide os seus departamentos em carros novos, seminovos e acessórios, outra pode dividir os departamentos em têxteis, farmacêuticos e agrários.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos saber qual das alternativas apresenta a sequência correta das afirmativas apresentadas.

    De acordo com o professor Rodrigo Rennó (2013), na departamentalização por produto, as divisões são agrupadas por tipo de produto ou serviço. É o modelo mais adequado quando as tecnologias envolvidas na fabricação, comercialização ou atendimento ao cliente de cada produto ou serviço são muito diferentes. Assim, cada administrador está mais capacitado a focar nos aspectos importantes de cada setor, facilitando, portanto, o processo de gestão e de inovação nas linhas de produtos e serviços.

    Suas vantagens, segundo Chiavenato (2014, p.214 e 215), são vistas a seguir:

    • Fixa a responsabilidade dos departamentos para um produto ou linha de produto ou serviço. O departamento é avaliado pelo sucesso do produto ou serviço. O executivo maior de cada departamento é orientado para todos os aspectos básicos de seu produto, como comercialização, desenvolvimento, custo, lucratividade e desempenho, etc.
    • Facilita a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto, e as diversas atividades departamentais tornam-se secundárias e precisam sujeitar-se ao objetivo principal.
    • Facilita a inovação, que requer cooperação e comunicação de vários grupos contribuintes para o produto.
    • É indicada para circunstâncias externas e mutáveis, pois induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços para melhor desempenho do produto.
    • Permite flexibilidade, pois as unidades de produção podem ser maiores ou menores, conforme as mudanças de condições, sem interferir na estrutura organizacional como um todo. O enfoque da organização é predominante sobre os produtos, e não sobre a sua estrutura organizacional interna. 

    Por outro lado, apresenta as seguintes desvantagens:

    • Dispersa os especialistas em subgrupos orientados para diferentes produtos, o que provoca duplicação de recursos e órgãos, com evidente aumento de custos operacionais.
    • Elevado custo operacional nas empresas com poucos produtos ou linhas reduzidas de produtos.
    • Provoca problemas humanos de temores e ansiedades, quando em situação de instabilidade externa, ou seja, os empregados tendem a ser mais inseguros com relação a alguma possibilidade de desemprego ou por retardamento na sua carreira profissional.
    • Enfatiza a coordenação em detrimento da especialização. 

    I. correto. Foco no produto ou serviço.

    II. correto. Ênfase no desempenho técnico, financeiro e comercial do produto.

    III. correto. Responsabilidade e autoridade divididas tendo o produto ou serviço como critério.

    IV. incorreto. Cada unidade tem responsabilidade pelo atendimento de um tipo de cliente = departamentalização por clientes.

    GABARITO: B

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014

    RENNÓ, R. Administração Geral. Rio de Janeiro, Elsevier, 2013.