-
Letra B
A depreciação e amortização se referem à alocação sistemática do valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil, ou seja, o registro da redução do valor dos bens pelo desgaste ou perda de utilidade do mesmo, seja por ação da natureza ou obsolescência. A quota a ser lançada desse item deve ser registrada na escrituração contábil da empresa, como um custo operacional sendo deduzidas para fins de cálculo do imposto de renda, mas não exigem nenhum desembolso.
Fonte: Suno Research em <a href="https://www.sunoresearch.com.br/artigos/depreciacao-amortizacao/">Depreciação e amortização: a despesa contábil que deve ser levada em conta</a>
-
Prestem atenção à parte que diz "despesas que são deduzidas (...) mas que não exigem nenhum desembolso"!!
São despesas meramente contábeis, logo, não representam fluxo de caixa negativo para a entidade, apesar de serem reconhecidas para efeitos de apuração do resultado econômico.
-
Esta questão afirma que a empresa registrou algumas despesas, pela lógica do regime de competência, que podem ser deduzidas para fins de imposto de renda.
O autor quer saber qual destas despesas afeta o resultado, mas não exige desembolso, agora ou no futuro.
Lembrando que desembolso significa saída de dinheiro.
Com base nisso, vamos comentar cada hipótese:
Letra A=> encargos trabalhistas são parcelas que surgem quando da elaboração da folha de pagamento. Por exemplo: Contribuição para o INSS (patronal) e FGTS.
Na elaboração da folha de pagamento, a empresa terá estes encargos como acréscimo ao valor do salário do empregado. O valor dos encargos deve ser recolhido (pago) aos cofres públicos. No momento do recolhimento ocorre o desembolso. ERRADA.
Letra B=> amortizações e depreciações representam redução dos valores do ativo, em função do desgaste provocado pelo uso, pela passagem do tempo ou pela obsolescência.
Na contabilização da despesa de depreciação registramos:
D- despesa de depreciação (amortização)
C- depreciação (amortização) acumulada – retificadora do ativo.
A depreciação e a amortização são despesas que possuem como característica o fato de não serem desembolsáveis. Só são contabilizadas no regime de competência. CERTA
Letra C=> Salários e benefícios tratam de valores a serem pagos aos empregados da empresa. Normalmente, são contabilizadas da seguinte forma:
No final de cada mês:
D- Salários
C- Salários a pagar
Até o quinto dia útil do mês seguinte.(ocorre o pagamento)
D- Salários a pagar
C- Caixa ou bancos
No segundo lançamento, ocorre o desembolso. ERRADA
Letra D=> Imposto de renda e tributos são parcelas que, regra geral, são apropriadas (reconhecidas no resultado) de forma similar ao salário. Implicam desembolso, no momento do seu pagamento. ERRADA
Letra E=> Os dividendos e os juros são parcelas que a empresa devem pagar, gerando no momento do seu pagamento o desembolso. ERRADA
Gabarito do professor: Letra B.
-
matei pelo "não exigem desembolso".
-
b) amortizações e depreciação
ALTERNATIVA CORRETA. A amortização corresponde à perda do valor do capital aplicado na aquisição de direitos da propriedade industrial ou comercial e quaisquer outros com existência ou exercício de duração limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilização por prazo legal ou contratualmente limitado, ao passo que a depreciação corresponde à perda do valor dos direitos que têm por objeto bens físicos sujeitos a desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência, nos termos do art. 183, §2º, "a e "b", da Lei nº 6404/76.
Tais despesas, como se pode ver, não possuem efeito caixa, isto é, são despesas que ocorrem devido ao desgaste dos bens sujeitos à utilização pela companhia. É de se ressaltar, entretanto, que, apesar de não exigirem desembolso físico de dinheiro, elas são consideradas despesas dedutíveis para fins de Imposto de Renda e demais tributos sobre o lucro.
PROF JOAO BERNAL
-
Se eu usar o Lucro Real a despesa de amortização não será mais deduzida para fins de cálculo do Imposto de Renda, não?
Nesse sentido, a questão não comete uma impropriedade ao não definir qual o modelo de apuração de lucro?
-
RESOLUÇÃO DA QUESTÃO:
https://www.youtube.com/watch?v=Fitym6yvZxQ
MATERIAL DE APOIO: https://drive.google.com/file/d/17w77ChwSDvx6C9O6hEEGMS1ec5crj7Uj/view?usp=sharing
-
está certo pensar da seguinte forma: Depreciação/amortização - Faço o reconhecimento anual para demonstrar o REAL Ativo da entidade, no entanto, no momento de reconhecer na DRE não irá gerar saída de recursos?
Se alguém puder ajudar, ficarei muito agradecido.
-
Amortizações e Depreciação: são deduzidas para fins de cálculo do imposto de renda, mas não exigem nenhum desembolso.
-
Eu acertei pensando assim: Despesa ta do lado do ativo e amortizações e depreciação tbm... As outras normalmente são obrigações...
-
A amortização corresponde à perda do valor do capital aplicado na aquisição de direitos da propriedade industrial ou comercial e quaisquer outros com existência ou exercício de duração limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilização por prazo legal ou contratualmente limitado, enquanto a depreciação corresponde à perda do valor dos direitos que têm por objeto bens físicos sujeitos a desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência, nos termos do art. 183, §2º, "a e "b", da Lei nº 6404/76.
Tais despesas, como se pode ver, não possuem efeito caixa, isto é, são despesas que ocorrem devido ao desgaste dos bens sujeitos à utilização pela companhia. É de se ressaltar, entretanto, que, apesar de não exigirem desembolso físico de dinheiro, elas são consideradas despesas dedutíveis para fins de Imposto de Renda e demais tributos sobre o lucro.
GABARITO: LETRA 'B'
-
Eai concurseiro!?
Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!?
Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida.
Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K
-
Resolva questões de DVA que entenderá o motivo!
-
Gabarito aos não assinantes: Letra B.
A questão pode ser entendida também pela contabilização da depreciação. Senão vejamos:
D - Despesa de depreciação
C - Depreciação acumulada
Percebam que no lançamento não há saída de valores do caixa. É isso que questão quer dizer com "não exigem nenhum desembolso".
Questão semelhante:
(Q56084/5CEBRASPE/2015) O conceito de depreciação implica o reconhecimento de perda de valor nos ativos fixos tangíveis, em decorrência do uso, da desatualização, ou da obsolescência, e se constitui em despesa para recuperar, de forma gradual, o dispêndio inicial, ainda que não exija desembolso nem pagamento. (Certo)
___
Bons estudos!