SóProvas


ID
3358390
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com relação às classificações das Despesas Orçamentárias, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A, institucional agrupa as despesas por órgao e unidade orçamentaria

    B, Funcional agrupa as despesas por função e subfunção

    C, Cat. Econômicas é o CGMED.

    E, só citou as classificações das Despesas Correntes, faltou Investimentos, Inversão Financeira, Outras Despesas de Capital e Reserva de Contingência.

    Gab. D

  • mui Difícil.

  • Não entendi essa questão: alternativas "D" e "E" estão incompletas. Pra acertar, vc deve marcar a menos incompleta?

  • Gabarito D

    O erro da "E" é dizer que "Alienação de Bens" se enquadra como Despesa, sendo que na verdade é uma Receita de Capital.

  • D

    Institucional: quem realiza o gasto: órgão orçamentário e unidade orçamentária;

    Funcional: em que área a despesa será realizada: Função e subfunções;

    Programática: indica a finalidade da despesa: programas,projetos,atividades e operações especiais;

    Natureza: indica os efeitos que o gasto público tem sobre a economia: Categoria econômica, grupos(GND),modalidade de aplicação e elementos.

  • A questão da CLASSIFICAÇÃO DE DESPESA ORÇAMENTÁRIA, de acordo com o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP) e, também, do Manual Técnico do Orçamento Federal (MTO).

    Segue comentário de cada assertiva:

    A) A classificação institucional integra a lei orçamentária anual agrupando as despesas conforme os tipos de orçamento fiscal, da seguridade social e de investimentos das empresas.

    ERRADA. De acordo com o item 4.2 do Manual Técnico do Orçamento Federal (MTO), a Classificação da Despesa por Esfera Orçamentária tem a finalidade de identificar, na LOA, se a despesa pertence ao Orçamento Fiscal (F), da Seguridade Social (S) ou de Investimento das Empresas Estatais (I), conforme disposto no § 5º do art. 165 da CF. Na LOA, o classificador de esfera é identificado com as letras “F", “S" ou “I". Portanto, a assertiva trata da Classificação por Esfera e não Classificação Institucional.


    B) A classificação funcional identifica as despesas em correntes (manutenção e funcionamento dos serviços públicos) e de capital (aquisição ou constituição de bens).

    ERRADA. De acordo com o item 4.2.4.1. Estrutura da Natureza da Despesa Orçamentária, da pág. 72 do MCASP: “De acordo com o art. 5º da Portaria Interministerial STN/SOF nº 163/2001, a estrutura da natureza da despesa a ser observada na execução orçamentária de todas as esferas de governo será “c.g.mm.ee.dd", onde:

    a. “c" representa a categoria econômica;

    b. “g" o grupo de natureza da despesa;

    c. “mm" a modalidade de aplicação;

    d. “ee" o elemento de despesa; e

    e. “dd" o desdobramento, facultativo, do elemento de despesa."

    Observe o item 4.2.4.2. Categoria Econômica, da pág. 72 do MCASP: “A despesa orçamentária, assim como a receita orçamentária, é classificada em duas categorias econômicas, com os seguintes códigos:

     3 – Despesas Correntes

     4 – Despesas de Capital"

    Portanto, a assertiva trata da Classificação da Despesa Orçamentária por Natureza e não Classificação Funcional.

    C) A classificação por categorias econômicas separa as despesas por estrutura programática, programas, ação (projeto, atividade ou operação especial) e localizador do gasto.

    ERRADA. De acordo com o item 4.2.3. Classificação por Estrutura Programática, da pág. 70 do MCASP: “Toda ação do Governo está estruturada em programas orientados para a realização dos objetivos estratégicos definidos no Plano Plurianual (PPA) para o período de quatro anos. Conforme estabelecido no art. 3º da Portaria MOG nº 42/1999, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios estabelecerão, em atos próprios, suas estruturas de programas, códigos e identificação, respeitados os conceitos e determinações nela contidos. Ou seja, todos os entes devem ter seus trabalhos organizados por programas e ações, mas cada um estabelecerá seus próprios programas e ações de acordo com a referida Portaria.

    4.2.3.1. Programa

    4.2.3.2. Ação (a. Atividade; b. Projeto; e c. Operação Especial)

    4.2.3.3. Subtítulo / Localizador de Gasto"

    Portanto, a assertiva trata da Classificação por Estrutura Programática e não Classificação da Despesa Orçamentária por Natureza.

    D) A classificação por natureza da despesa está organizada para toda a federação em categoria econômica, grupo de despesa, modalidade de aplicação e elemento de despesa.

    CERTA. De acordo com o item 4.2.4.1. Estrutura da Natureza da Despesa Orçamentária, da pág. 72 do MCASP: “De acordo com o art. 5º da Portaria Interministerial STN/SOF nº 163/2001, a estrutura da natureza da despesa a ser observada na execução orçamentária de todas as esferas de governo será “c.g.mm.ee.dd", onde:

    a. “c" representa a categoria econômica;

    b. “g" o grupo de natureza da despesa;

    c. “mm" a modalidade de aplicação;

    d. “ee" o elemento de despesa; e

    e. “dd" o desdobramento, facultativo, do elemento de despesa."

    Observe o item 4.2.4.2. Categoria Econômica, da pág. 72 do MCASP: “A despesa orçamentária, assim como a receita orçamentária, é classificada em duas categorias econômicas, com os seguintes códigos:

     3 – Despesas Correntes

     4 – Despesas de Capital"

    Portanto, a assertiva trata da Classificação da Despesa Orçamentária por Natureza.

    E) A classificação por grupo de natureza de despesa corresponde a pessoal e encargos sociais, juros e encargos da dívida, alienação de bens e outras despesas correntes. 

    ERRADA. De acordo com o item 4.2.4.1. Estrutura da Natureza da Despesa Orçamentária, da pág. 72 do MCASP e do item 4.2.4.3. Grupo de Natureza da Despesa (GND), da pág. 73 do MCASP: “É um agregador de elementos de despesa orçamentária com as mesmas características quanto ao objeto de gasto, conforme discriminado a seguir:

    Grupo de Natureza da Despesa

    1 Pessoal e Encargos Sociais

    2 Juros e Encargos da Dívida

    3 Outras Despesas Correntes

    4 Investimentos

    5 Inversões Financeiras

    6 Amortização da Dívida"

    Portanto, Alienação de Bens não pertence a Estrutura da Natureza da Despesa Orçamentária e sim a uma Origem da Receita de Capital.

    Gabarito do professor: Letra D.