SóProvas


ID
3359131
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

O uso de componentes da diversidade biológica de modo e em ritmo tais que não levem, no longo prazo, à diminuição da diversidade biológica, mantendo assim seu potencial para atender as necessidades e aspirações das gerações presentes e futuras, refere-se, para os propósitos da Convenção sobre a Diversidade Biológica, ao significado do termo

Alternativas
Comentários
  • Letra "c", Utilização Sustentável.

    Art. 2º da Convenção sobre Diversidade Biológica – Utilização de termos: Para os propósitos desta Convenção: "Utilização sustentável" significa a utilização de componentes da diversidade biológica de modo e em ritmo tais que não levem. no longo prazo, à diminuição da diversidade biológica, mantendo assim seu potencial para atender as necessidades e aspirações das gerações presentes e futuras

  • a) "Conservação in situ" significa a conservação de ecossistemas e habitats naturais e a manutenção e recuperação de populações viáveis de espécies em meios naturais e, no caso de espécies domesticadas ou cultivadas, nos meios onde tenham desenvolvido suas propriedades características.

    b)

    c) "Utilização sustentável" significa a utilização de componentes da diversidade biológica de modo e em ritmo tais que não levem. no longo prazo, à diminuição da diversidade biológica, mantendo assim seu potencial para atender as necessidades e aspirações das gerações presentes e futuras

    d)

    e)

    Não localizei os demais conceitos na convenção.

  • GABARITO: LETRA C

    O artigo 2º da Convenção sobre Diversidade Biológica, define como utilização sustentável.

  • Antes de analisarmos a questão propriamente dita, façamos uma breve introdução.

    A Convenção sobre a Diversidade Biológica foi estabelecida durante a ECO-92, porém, só foi ratificada pelo Brasil em 1998. A CDB possui três objetivos principais: a conservação da diversidade biológica (ou biodiversidade), o seu uso sustentável e a distribuição justa e equitativa dos benefícios advindos do uso econômico dos recursos genéticos, respeitada a soberania de cada nação sobre o patrimônio existente em seu território.

    Dentre os termos apresentados pela questão, apenas dois são citados pela Convenção: a conservação in situ e a utilização sustentável. Sendo assim, as alternativas 'b', 'd' e 'e' devem ser descartadas.

    Conforme definição da CDB, "Conservação in situ" significa a conservação de ecossistemas e habitats naturais e a manutenção e recuperação de populações viáveis de espécies em meios naturais e, no caso de espécies domesticadas ou cultivadas, nos meios onde tenham desenvolvido suas propriedades características.

    Por sua vez, "Utilização sustentável" significa a utilização de componentes da diversidade biológica de modo e em ritmo tais que não levem. no longo prazo, à diminuição da diversidade biológica, mantendo assim seu potencial para atender as necessidades e aspirações das gerações presentes e futuras.

    Sendo assim, o candidato deve assinalar a alternativa 'c'.


    Gabarito do professor: C